As críticas têm acompanhado Paulinho desde que o avançado se mudou para Alvalade, em janeiro de 2021. Mas a verdade é que esses mesmos críticos têm-se mantido em silêncio dado o espetacular arranque de época que o internacional português está a realizar, com uma veia goleadora que parecia estar escondida há algumas temporadas.
Com a chegada de Viktor Gyökeres, o dianteiro, de 30 anos, deixou de ser o 'patinho feio' dos adeptos do Sporting para assumir papel principal no ataque leonino. Foi como se a chegada do sueco libertasse o avançado luso de uma pressão que vinha a sentir desde que se mudou de Braga para Lisboa.
Depois de ter dado boas indicações ao longo da pré-época, Paulinho 'libertou-se' das amarras que parecia ter e alcançou uma marca inédita ao marcar cinco golos na I Liga em apenas seis jogos, um feito que nunca tinha alcançado tão rapidamente na sua carreira. Por comparação com a temporada transata, o camisola 20 dos leões tinha demorado 26 jogos a atingir este pecúlio.
Avançado 'pede' regresso à seleção
Mas não são apenas os golos decisivos que têm pautado esta época do internacional luso. O dianteiro tem-se entendido bem com os companheiros de ataque do Sporting esta época, especialmente Gyökeres. Ainda que não tenha qualquer assistência para golos em 2023/24, Paulinho também é conhecido pela sua capacidade de criar oportunidades para os colegas mais ofensivos. Conta com 15 assistências em quatro épocas de verde e branco.
O bom desempenho do avançado neste arranque de temporada coloca-o, certamente, no radar do selecionador nacional Roberto Martínez. Era esperado que o avançado já tivesse sido convocado na janela de setembro, mas o treinador espanhol optou por não o fazer. Os próximos jogos da seleção estão aí à porta e há uma grande expectativa do avançado poder ouvir o seu nome constar da lista de convocados para representar Portugal.
Regresso à seleção é objetivo
Aos 30 anos, Paulinho conta com três internacionalizações, todas em 2020. Três anos se passaram e o avançado continua na mesma situação. Mas o dianteiro tem esse desejo de voltar a vestir a camisola da equipa das quinas.
"A seleção é um dos objetivos, ele já deixou isso bem claro. Qualquer jogador português que jogue num grande clube tem sempre essa meta, e deve ter esse objetivo, essa ambição. O Paulinho não passa ao lado desse grupo de jogadores ambiciosos, tem essa qualidade, está num bom momento", afirmou Fernando Meira, empresário do avançado do Sporting, em declarações prestadas à Antena 1.
"O que é certo é que, no início desta época, está a justificar essa chamada. Pensei, seriamente, que pudesse ser chamado na última convocatória, mas isso não aconteceu, e, quando assim é, temos de respeitar, continuar a trabalhar e esperar que na próxima convocatória possa lá estar", completou o ex-jogador.
Rúben Amorim fez 'pressão alta' a Martínez
Também Rúben Amorim, treinador do Sporting, já foi confrontado com a ausência do seu jogador dos eleitos da seleção nacional, sustentando que, provavelmente, Paulinho deveria ter estado nos eleitos de Roberto Martínez para os jogos de setembro.
"Não quero concordar ou discordar, é a opinião de um treinador, que olha para o Paulinho como um finalizador. Quanto a mim é um bom sinal, o Paulinho sempre foi acusado de ser bom fora de área, mas ter um treinador que diz que é jogador de área... Fico feliz. Muitos jogadores podiam ser convocados, o Paulinho era um deles. Tínhamos vários assim aqui. São escolhas de um treinador, selecionador, que tem de ter resultados. Pedimos aos selecionadores que tenham resultados, e às vezes o manter jogadores ajuda a criar dinâmica de grupo. Acho que alguns jogadores do Sporting já deviam ter sido chamados há algum tempo, mas é seguir em frente", frisou Amorim.
Certo é que estes números apresentados por Paulinho ao serviço do Sporting neste início de temporada não deverão estar a escapar a Roberto Martínez. Resta, agora, saber se o técnico espanhol o incluirá nos eleitos para os jogos frente a Eslováquia e Bósnia, nos dias 13 e 16 de outubro, respetivamente.
Leia Também: 'Alô, Roberto Martínez? Daqui é Paulinho': As notas do Sporting-Rio Ave