O FC Porto, detentor do troféu, e os restantes 17 primodivisionários vão estrear-se nesta ronda, que conta ainda com três resistentes dos campeonatos distritais, casos do Olivais e Moscavide e do Atlético da Malveira, ambos da associação de Lisboa, do Santa Maria, de Braga.
Nesta eliminatória da 84.ª edição da prova 'rainha', contam-se ainda 15 emblemas da II Liga - apenas o Paços de Ferreira 'caiu' na segunda eliminatória, no terreno do 1.º Dezembro, da Liga 3, ao perder por 1-0 após prolongamento -, oito da Liga 3 e 20 do Campeonato de Portugal.
Os clubes da I Liga, que não se podem defrontar nesta fase, vão disputar como visitantes os seus jogos, marcados para o fim de semana de 21 e 22 de outubro.
O sorteio do emparelhamento dos 64 clubes está marcado para as 16:00, na Cidade do Futebol, em Oeiras.
Clubes presentes no sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal 2023/24:
I Liga: Arouca, Benfica, Boavista, Casa Pia, Desportivo de Chaves, Estoril Praia, Estrela da Amadora, Famalicão, Farense, FC Porto, Gil Vicente, Moreirense, Portimonense, Rio Ave, Sporting, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães e Vizela.
II Liga: Académico de Viseu, AVS, Belenenses, Feirense, Länk Vilaverdense, Leixões, Mafra, Marítimo, Nacional, Oliveirense, Penafiel, Santa Clara, Tondela, Torreense e União de Leiria.
Liga 3: 1.º Dezembro, Académica, Atlético, Canelas 2010, Felgueiras, Pêro Pinheiro, Sporting Covilhã e Vianense.
Campeonato de Portugal: Amarante, Camacha, Dumiense, Elvas, Lusitânia, Marco 09, Mirandela, Moncarapachense, Montalegre, Mortágua, Paredes, Pevidém, Rabo Peixe, Rebordosa, Serpa, Sintrense, Tirsense, Vila Meã, Vilar Perdizes e Vitória de Setúbal.
Distritais: Olivais e Moscavide, Atlético da Malveira e Santa Maria.