Di María subiu o Benfica ao trono. Dragão raçudo colidiu no 'Pinheiro'

O único golo do Clássico foi rubricado por Angel Di María.

Notícia

© Pedro Nunes/Reuters

Ricardo Santos Fernandes
29/09/2023 22:19 ‧ 29/09/2023 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

I Liga

O Benfica matou o borrego e voltou a vencer, no Estádio da Luz, o FC Porto, por 1-0, cinco anos depois, desta feita num duelo relativo à 7.ª jornada da I Liga. O único golo da partida foi rubricado por Di María, num Clássico em que os dragões ficaram reduzidos a 10 aos 19 minutos, por força do vermelho direto exibido por João Pinheiro a Fábio Cardoso.

Logo nos primeiros segundos da partida, e após um mau alívio de Diogo Costa, Di María quase aproveita e remata sobre o travessão da baliza azul e branca. Aos cinco minutos, e na resposta, Eustáquio rematou ao lado do poste esquerdo de Trubin. À passagem dos 19 minutos, enorme contrariedade para os dragões com Fábio Cardoso a ser expulso, após travar David Neres quando este partia isolado para o ‘cofre’ rival.. Aos 27 minutos, Conceição apostou em Zé Pedro, a estrear-se na I Liga, para o lugar de Baró, para colmatar a ausência de Fábio Cardoso.

O dragão mesmo assim não deixou de mostrar os músculos e, aos 30 minutos, Taremi teve mesmo próximo do primeiro golo no Clássico, mas Trubin saiu dos postes e levou a melhor sobre o iraniano. Logo de seguida foi Diogo Costa, em duas situações, a validar os adjetivos de ser o melhor guarda-redes português da atualidade.

Numa primeira parte de caldeirão e em que João Pinheiro voltou a ter de suar pela espinha em nova decisão. Aos 34 minutos, David Carmo travou Rafa, e quando na Luz já se esperava nova expulsão, eis que o árbitro exibiu apenas o cartão amarelo. Alertado pelo VAR, Pinheiro foi ainda confirmar as imagens mas não reverteu a decisão disciplinar.

O FC Porto, mesmo com 10, continuava a ‘cuspir fogo’ na área rival e aos 41 minutos Trubin negou o golo a Pepê, na sequência de um míssil do brasileiro disferido de fora da área. O vice-campeão nacional não desmoronava e o Benfica terminou a primeira parte sem remates enquadrados com a baliza. Por sua vez a equipa da Invicta voltou a sair ao intervalo sem estar a vencer, algo que se verificou em seis dos sete encontros no campeonato.

Aos 52 minutos, grande oportunidade para as águias: Neres ganhou a linha e cruzou rasteiro, mas o croata, apertado por Alan Varela, não consegue o remate enquadrado. Logo depois foi Kokçu a rematar de primeira, e cruzado, ao poste esquerdo da baliza do internacional português. Sucediam-se as oportunidades, e em catadupa, e minutos volvidos foi Diogo Costa a fazer uma mancha monumental ao ‘tiro’ de Neres. Sem largar a quinta-mudança, Otamendi apareceu, aos 58 minutos, a rematar à malha lateral. Aos 68 minutos, o quadro da Luz deu mesmo o estoiro com Neres a cruzar para a pequena área onde apareceu Di María a fulminar Diogo Costa. Logo de seguida, após cruzamento de Kokçu, foi o central argentino a estar próximo de se juntar ao compatriota na lista dos marcadores.

Este resultado catapulta o campeão nacional para a liderança isolada da I Liga, com 18 pontos, mais dois do que o FC Porto, sendo que esse trono pode ser desviado para o outro lado da Segunda Circular em caso de triunfo leonino, este sábado, diante do Farense.

Onze do Benfica: Trubin; Alexander Bah, Otamendi, António Silva e Aursnes; João Neves, Kokçu; Neres, Rafa, Di María; Musa.

Onze do FC Porto: Diogo Costa; João Mário, David Carmo, Fábio Cardoso e Wendell; Eustáquio, Alan Varela, Galeno, Romário Baró e Pepê; Mehdi Taremi.

Antevisão: Benfica e FC Porto defrontam-se, esta sexta-feira, a partir das 20h15, no Estádio da Luz, num duelo relativo à 7.ª jornada da I Liga.

As duas equipas aparecem separadas por apenas um ponto, com vantagem para o líder do campeonato, a par do Sporting, com 16 pontos.

Águias e dragões já se encontraram por 253 vezes, com a equipa da Invicta em vantagem: 101 vitórias, contrastando com os 90 triunfos do vigente campeão nacional. No Estádio da Luz, os encarnados têm vantagem nos duelos contra a FC Porto: 62 triunfos em 118 partidas, enquanto a equipa de Sérgio Conceição tem 25 triunfos.

Dar conta ainda que nos últimos 12 embates entre estas duas equipas, o Benfica apenas venceu em duas situações, contra oito dos azuis e brancos, sendo que o derradeiro triunfo dos encarnados na Luz remonta a... 7 de outubro de 2018, era então Rui Vitória ao leme das águias.

Leia Também: Benfica e FC Porto primeiros 'grandes' em ação na terceira eliminatória

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Chelsea faz homenagem emocionante ao português Hilário

Inglaterra

Chelsea faz homenagem emocionante ao português Hilário

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Este pequeno elétrico vem para a Europa já no próximo ano

Firefly

Este pequeno elétrico vem para a Europa já no próximo ano

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas