Meteorologia

  • 08 OCTOBER 2024
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 23º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Farense-Sporting: Capitalizar Clássico... ou passar as passas do Algarve

Equipa de Rúben Amorim pode ficar isolada na liderança do campeonato, depois do FC Porto ter perdido no Clássico diante do Benfica no Estádio da Luz.

Farense-Sporting: Capitalizar Clássico... ou passar as passas do Algarve
Notícias ao Minuto

07:59 - 30/09/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

É já com o conhecimento do resultado do Clássico entre Benfica e o FC Porto que o Sporting defronta, este sábado, o Farense, em jogo a contar para a sétima ronda da I Liga. E os leões podem mesmo terminar a jornada na liderança isolada da prova.

A derrota do FC Porto diante do Benfica na noite de sexta-feira deixou em aberto a possibilidade do Sporting cavar uma distância de um ponto para os encarnados e três para os portistas. Mas, para isso, os leões têm de vencer na viagem até Faro.

O conjunto algarvio surpreendeu no último jogo ante os seus adeptos, derrotando de forma consistente o Sporting de Braga (3-1). Já a equipa leonina, que deixou escapar os únicos pontos, precisamente, em Braga, já contará com o sueco Viktor Gyökeres, que recuperou de uma lesão que sofreu na Áustria.

O Farense-Sporting joga-se no estádio de São Luís, em Faro, será ajuizado por Luís Godinho, árbitro da Associação de Futebol de Évora, e tem apito inicial agendado para as 20h30 (hora de Portugal Continental) deste sábado.

Treinadores em discurso direto

José Mota:

Registo caseiro: Nos três últimos jogos [em casa], temos três vitórias. Queremos estar num momento muito bom e é preciso estar muito concentrados, muito determinados, muito ambiciosos, para defrontarmos este adversário e para sairmos bem deste teste. A equipa a ser trabalhada com o mesmo afinco de outros jogos, com a mesma concentração e penso que vamos dar uma boa resposta.

Fator casa: As características do [Estádio de] São Luís são para levarmos muito a sério. Muitas vezes dizemos que as tradições já não são o que eram, mas queremos que estas tradições se mantenham. Dá muito trabalho aos clubes terem a mística, terem os conhecimentos, perceberem o que é o passado do clube. Nós tentamos interpretar isso, saber o que era o 'inferno' do São Luís e o que vamos tentar, contra um grande adversário, é potencializar essas características que o Farense tem.

Adversário: O Ruben Amorim implementou um modelo de jogo em que os jogadores se adaptam de uma forma muito fácil, têm tido excelentes prestações ao longo destes tempos, têm jogadores com um conhecimento maior da Liga, as contratações têm sido muito baseadas em atletas da nossa Liga e com grande potencial. Realmente, esta equipa do Sporting dá gosto ver jogar", frisou, elogiando as "boas dinâmicas, quer no jogo interior quer pelos corredores.

Rúben Amorim:

Resultado do clássico influencia posição? O que nós queremos é acabar a jornada em primeiro lugar. Dependemos de nós, para manter a posição temos de ganhar os nossos jogos. Independentemente de qualquer jogo, se vencermos somos os primeiros. Podemos estar em primeiro sozinhos ou acompanhados. Não assino nada por baixo (ficar em primeiro lugar depois do clássico). Em relação aos jogadores, é bom ter vários jogadores num bom momento e não é só os avançados. No meio-campo temos tido uma dinâmica muito saudável. O que não vamos fazer, e não sou nada apologista disso, é por todos os jogadores que estão num bom momento e aquilo dá uma confusão. Às vezes esses jogadores têm de ir para o banco porque não são precisos de início. Olho para as características dos jogadores.

Experiência de José Mota: Obviamente que vai ser um jogo difícil, contra uma equipa muito diferente do Rio Ave. O treinador [José Mota] é mais experiente do que todos nós na equipa principal do Sporting. Vai estar à espera das nossas transições. Os pormenores vão contar. Bolas paradas... não podemos ter bolas muito longas, num campo mais estreito do que o nosso. Isso, parece que não, faz diferença. A capacidade do Rui Costa, do Bruno Duarte, do Belloumi que é um jogador que o José Mota disse na pré-época que era um excelente jogador e tinha um plano para ele e está a ver-se que é um jogador com muito talento. É uma equipa que não tem nada a perder, já venceu o Sp. Braga no seu campo. Acho que vão defender de uma forma diferente do que fez contra o Sp. Braga, treinamos tudo isso. A ideia passa muito por não perder a bola.

Diferenças entre Ugarte e Hjulmand: O Morten é muito inteligente. Foi uma pressão intensa mas diferente do Ugarte. Antecipou o passe e toda a inteligência de jogo ele já tem. O que ele não vai ter é a explosão e a agressividade do Ugarte. Mas a inteligência e a perceção das dinâmicas da equipa vai assimiliar naturalmente. Ele é um jogador diferente mas que tem coisas se calhar melhores que Ugarte. A preparação para a transição, por exemplo. O Ugarte tentava chegar a todo o lado... É como os jogadores. Vão evoluindo.

Últimos resultados

Farense: V-D-V-D-V

Sporting: V-E-V-V-V

Últimos onzes

Farense: Luiz Felipe, Fran Delgado, Igor Rossi, Zach Muscat, Talys Oliveira , Facundo Cáseres, Vítor Gonçalves, Marco Matias, Rafael Barbosa, Cristian Ponde, Zé Luís.

Sporting: Antonio Adán, Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Marcus Edwards, Paulinho, Pedro Gonçalves.

Ausências

Farense: Jhon Velásquez (lesionado).

Sporting: João Muniz, Afonso Moreira e St. Juste (lesionados).

Leia Também: Amorim anuncia recuperação de Gyokeres e Diomandé. "Apenas um susto..."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório