Powered by Betano
Leicester City FC
Leicester
Hoje
12H30
Chelsea FC
Chelsea
1
6.40
X
4.45
2
1.44
AFC Bournemouth
Bournemouth
Hoje
15H00
Brighton & Hove Albion FC
Brighton
1
2.30
X
3.40
2
2.85
Arsenal FC
Arsenal
Hoje
15H00
Nottingham Forest
Nottingham Forest
1
1.32
X
4.80
2
8.75
Aston Villa FC
Aston Villa
Hoje
15H00
Crystal Palace FC
Crystal Palace
1
1.55
X
4.10
2
5.30

'Soy Gyö(keres)' quase virava série de terror. Leão ruge e lidera isolado

O sueco Gyokeres marcou dois golos de penálti na vitória dos verde e brancos em Faro. Mattheus Oliveira bisou contra a antiga equipa e quase colocava em cheque o triunfo dos lisboetas.

Notícia

© Carlos Vidigal Jr. / Global Imagens<br /> <br /> <br />

Rodrigo Querido
30/09/2023 22:37 ‧ 30/09/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

O Sporting é o novo líder isolado do campeonato português. Os leões venceram, este sábado, na visita ao Farense (3-2), em jogo da sétima jornada da I Liga e destacaram-se da restante concorrência. O Benfica está com menos um ponto do que o seu rival.

Gyökeres bisou para os leões, com Pedro Gonçalves a marcar um belo golo. Do lado dos algarvios, Mattheus Oliveira quase assustou a antiga equipa, com um bis que foi mantendo os algarvios vivos até final.

Filme do jogo:

Depois dos problemas físicos que o afastaram do duelo da última ronda contra o Rio Ave, Viktor Gyökeres foi a novidade no onze dos leões, com Rúben Amorim a preterir Paulinho para manter o inglês Marcus Edwards na equipa inicial.

Mas se há uns que regressam, outros houve que saíram lesionados. Estavam decorridos menos de dez minutos de jogo quando Coates fez sinal para o banco de suplentes para ser substituído. Para o lugar do capitão de equipa, que cedeu o posto ao espanhol Adán, entrou Matheus Reis. Um problema para os leões a dias da receção à Atalanta, para a Liga Europa.

Porém, nem tudo foi azarado para os lisboetas, que sabiam que uma vitória os colocaria na liderança do campeonato português. Em cima dos 20 minutos, os leões estavam a festejar o primeiro golo em Faro. Gonçalo Silva meteu a mão na bola dentro da área e viu um cartão vermelho direto. Habitual marcador de penáltis, Pedro Gonçalves cedeu a vez a Gyökeres e o sueco abriu a contagem no Estádio de São Luís.

Todavia, as boas ações são, na maioria das vezes, seguidas de recompensas e Pote fez por merecer uma bela prenda no Algarve. Aos 35 minutos, Nuno Santos marcou um canto, a bola sobrou para Pote que, à entrada da área, rematou em jeito para o fundo das redes de Ricardo Velho. Um golaço do internacional português.

E bastaram dois minutos para ver novo momento de magia a sul do país. Matheus Oliveira, que até já vestiu a camisola dos leões, tentou a sorte num livre direto e bateu-o de forma exímia, relançando a partida no Estádio São Luís. Num dia que foi recheado de calor em todo o país, a tensão foi subindo no recinto farense. O ritmo frenético na reta final da primeira parte levou Amorim a pensar lançar Bragança ainda no primeiro tempo, mas o treinador optou por guardar as alterações e colocou Paulinho em campo ao intervalo.

À procura de aproveitar a vantagem numérica, o Sporting entrou um mais forte na etapa complementar, mas o que os lisboetas, certamente, não esperavam era um novo rugido dos leões de Faro. Num lance em tudo semelhante ao que teve no primeiro tempo, Matheus Oliveira voltou a fazer valer a lei do ex e empatou o encontro em Faro, com um novo livre direto marcado de forma irrepreensível. Ato contínuo, Rúben Amorim lançou em campo o jovem Geny Catamo para aproveitar o espaço existente na zona mais recuada dos farenses.

Os leões não desistiram de tentar voltar para a frente do marcador e estiveram perto de concretizar os seus intentos. Aos 70 minutos, Nuno Santos cruzou na direção de Paulinho, o avançado saltou mais alto do que toda a gente e cabeceou para uma enorme defesa de Ricardo Velho. A bola levava selo de golo. Na resposta, o Farense esteve à beira de fazer a reviravolta. Mattheus Oliveira rematou forte para uma boa defesa de Adán. Na recarga, o ex-FC Porto Zé Luís atirou para a bancada.

E foi mesmo o antigo jogador portista que esteve ligado ao lance que desatou o empate. O internacional cabo-verdiano tocou em Marcus Edwards e Luís Godinho foi pronto a apontar para a marca de castigo máximo. Os algarvios protestaram a decisão do juiz eborense e desde logo se gerou muita confusão dentro da área algarvia. Ainda assim, o penálti manteve-se. Alheio à polémica, Gyökeres bisou e fixou o resultado final (90').

O Sporting é, assim, o novo líder isolado da I Liga com 19 pontos, mais um do que o Benfica. O terceiro classificado FC Porto está a três pontos dos leões. Por outro lado, o Farense, que somou a segunda derrota seguida, é o 12.º colocado com seis pontos.

Momento do jogo: Foi o lance que decidiu a partida. No meio de muitos protestos dos algarvios, Luís Godinho apontou para a marca de penálti e Gyökeres bisou para entregar a liderança isolada aos verde e brancos.

Equipas iniciais

Farense: Ricardo Velho, Talocha, Artur Jorge, Gonçalo Silva, Pastor, Fabrício Isidoro, Cláudio Falcão, Matheus Oliveira, Marco Matias, Belloumi e Bruno Duarte.

Suplentes:  Luiz Felipe, Igor Rossi, Caseres, Zach Muscat, Elves Baldé, Rafael Barbosa, Rui Costa, Seruca e Zé Luís.

Sporting: Adán, Diomande, Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Morita, Hjulmand, Nuno Santos; Edwards, Gyökeres e Pedro Gonçalves.

Suplentes: Israel, Matheus Reis, Neto, Essugo, Trincão, Paulinho, Geny, Fresneda e Daniel Bragança.

Antevisão

É já com o conhecimento do resultado do Clássico entre Benfica e o FC Porto que o Sporting defronta, este sábado, o Farense, em jogo a contar para a sétima ronda da I Liga. E os leões podem mesmo terminar a jornada na liderança isolada da prova.

A derrota do FC Porto diante do Benfica na noite de sexta-feira deixou em aberto a possibilidade do Sporting cavar uma distância de um ponto para os encarnados e três para os portistas. Mas, para isso, os leões têm de vencer na viagem até Faro.

O conjunto algarvio surpreendeu no último jogo ante os seus adeptos, derrotando de forma consistente o Sporting de Braga (3-1). Já a equipa leonina, que deixou escapar os únicos pontos, precisamente, em Braga, já contará com o sueco Viktor Gyökeres, que recuperou de uma lesão que sofreu na Áustria.

O Farense-Sporting joga-se no estádio de São Luís, em Faro, será ajuizado por Luís Godinho, árbitro da Associação de Futebol de Évora, e tem apito inicial agendado para as 20h30, podendo acompanhar o duelo, em direto, no Desporto ao Minuto.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto e Sérgio Conceição assinalam data especial de Bibota

Fernando Gomes

FC Porto e Sérgio Conceição assinalam data especial de Bibota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Usar gasolina 98 aumenta a performance e autonomia?

Gasolina

Usar gasolina 98 aumenta a performance e autonomia?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas