O Sporting é o novo líder isolado do campeonato português. Os leões venceram, este sábado, na visita ao Farense (3-2), em jogo da sétima jornada da I Liga e destacaram-se da restante concorrência. O Benfica está com menos um ponto do que o seu rival.
Gyökeres bisou para os leões, com Pedro Gonçalves a marcar um belo golo. Do lado dos algarvios, Mattheus Oliveira quase assustou a antiga equipa, com um bis que foi mantendo os algarvios vivos até final.
Filme do jogo:
Depois dos problemas físicos que o afastaram do duelo da última ronda contra o Rio Ave, Viktor Gyökeres foi a novidade no onze dos leões, com Rúben Amorim a preterir Paulinho para manter o inglês Marcus Edwards na equipa inicial.
Mas se há uns que regressam, outros houve que saíram lesionados. Estavam decorridos menos de dez minutos de jogo quando Coates fez sinal para o banco de suplentes para ser substituído. Para o lugar do capitão de equipa, que cedeu o posto ao espanhol Adán, entrou Matheus Reis. Um problema para os leões a dias da receção à Atalanta, para a Liga Europa.
Porém, nem tudo foi azarado para os lisboetas, que sabiam que uma vitória os colocaria na liderança do campeonato português. Em cima dos 20 minutos, os leões estavam a festejar o primeiro golo em Faro. Gonçalo Silva meteu a mão na bola dentro da área e viu um cartão vermelho direto. Habitual marcador de penáltis, Pedro Gonçalves cedeu a vez a Gyökeres e o sueco abriu a contagem no Estádio de São Luís.
Todavia, as boas ações são, na maioria das vezes, seguidas de recompensas e Pote fez por merecer uma bela prenda no Algarve. Aos 35 minutos, Nuno Santos marcou um canto, a bola sobrou para Pote que, à entrada da área, rematou em jeito para o fundo das redes de Ricardo Velho. Um golaço do internacional português.
E bastaram dois minutos para ver novo momento de magia a sul do país. Matheus Oliveira, que até já vestiu a camisola dos leões, tentou a sorte num livre direto e bateu-o de forma exímia, relançando a partida no Estádio São Luís. Num dia que foi recheado de calor em todo o país, a tensão foi subindo no recinto farense. O ritmo frenético na reta final da primeira parte levou Amorim a pensar lançar Bragança ainda no primeiro tempo, mas o treinador optou por guardar as alterações e colocou Paulinho em campo ao intervalo.
À procura de aproveitar a vantagem numérica, o Sporting entrou um mais forte na etapa complementar, mas o que os lisboetas, certamente, não esperavam era um novo rugido dos leões de Faro. Num lance em tudo semelhante ao que teve no primeiro tempo, Matheus Oliveira voltou a fazer valer a lei do ex e empatou o encontro em Faro, com um novo livre direto marcado de forma irrepreensível. Ato contínuo, Rúben Amorim lançou em campo o jovem Geny Catamo para aproveitar o espaço existente na zona mais recuada dos farenses.
Os leões não desistiram de tentar voltar para a frente do marcador e estiveram perto de concretizar os seus intentos. Aos 70 minutos, Nuno Santos cruzou na direção de Paulinho, o avançado saltou mais alto do que toda a gente e cabeceou para uma enorme defesa de Ricardo Velho. A bola levava selo de golo. Na resposta, o Farense esteve à beira de fazer a reviravolta. Mattheus Oliveira rematou forte para uma boa defesa de Adán. Na recarga, o ex-FC Porto Zé Luís atirou para a bancada.
E foi mesmo o antigo jogador portista que esteve ligado ao lance que desatou o empate. O internacional cabo-verdiano tocou em Marcus Edwards e Luís Godinho foi pronto a apontar para a marca de castigo máximo. Os algarvios protestaram a decisão do juiz eborense e desde logo se gerou muita confusão dentro da área algarvia. Ainda assim, o penálti manteve-se. Alheio à polémica, Gyökeres bisou e fixou o resultado final (90').
O Sporting é, assim, o novo líder isolado da I Liga com 19 pontos, mais um do que o Benfica. O terceiro classificado FC Porto está a três pontos dos leões. Por outro lado, o Farense, que somou a segunda derrota seguida, é o 12.º colocado com seis pontos.
Momento do jogo: Foi o lance que decidiu a partida. No meio de muitos protestos dos algarvios, Luís Godinho apontou para a marca de penálti e Gyökeres bisou para entregar a liderança isolada aos verde e brancos.
Equipas iniciais
Farense: Ricardo Velho, Talocha, Artur Jorge, Gonçalo Silva, Pastor, Fabrício Isidoro, Cláudio Falcão, Matheus Oliveira, Marco Matias, Belloumi e Bruno Duarte.
Suplentes: Luiz Felipe, Igor Rossi, Caseres, Zach Muscat, Elves Baldé, Rafael Barbosa, Rui Costa, Seruca e Zé Luís.
Sporting: Adán, Diomande, Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Morita, Hjulmand, Nuno Santos; Edwards, Gyökeres e Pedro Gonçalves.
Suplentes: Israel, Matheus Reis, Neto, Essugo, Trincão, Paulinho, Geny, Fresneda e Daniel Bragança.
Antevisão
É já com o conhecimento do resultado do Clássico entre Benfica e o FC Porto que o Sporting defronta, este sábado, o Farense, em jogo a contar para a sétima ronda da I Liga. E os leões podem mesmo terminar a jornada na liderança isolada da prova.
A derrota do FC Porto diante do Benfica na noite de sexta-feira deixou em aberto a possibilidade do Sporting cavar uma distância de um ponto para os encarnados e três para os portistas. Mas, para isso, os leões têm de vencer na viagem até Faro.
O conjunto algarvio surpreendeu no último jogo ante os seus adeptos, derrotando de forma consistente o Sporting de Braga (3-1). Já a equipa leonina, que deixou escapar os únicos pontos, precisamente, em Braga, já contará com o sueco Viktor Gyökeres, que recuperou de uma lesão que sofreu na Áustria.
O Farense-Sporting joga-se no estádio de São Luís, em Faro, será ajuizado por Luís Godinho, árbitro da Associação de Futebol de Évora, e tem apito inicial agendado para as 20h30, podendo acompanhar o duelo, em direto, no Desporto ao Minuto.