Na República leonina, mandam os italianos. Sporting vacila com a Atalanta

Em dia feriado em Portugal, os leões deram 45 minutos de avanço ao adversário e sofreram dois golos com sotaque italiano. A segunda parte trouxe uma imagem diferente, Gyökeres até reduziu as contas, mas foi um golo infrutífero para impedir a primeira vitória da Atalanta em Alvalade.

Notícia

© Pedro Nunes/Reuters

Rodrigo Querido
05/10/2023 19:38 ‧ 05/10/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

Liga Europa

O Sporting não deu seguimento à entrada vitoriosa na fase de grupos da Liga Europa. Em dia de Implantação da República em Portugal, não houve lugar a uma República pintada de verde e branco já que os leões perderam, esta quinta-feira, na receção à Atalanta (2-1).

Scalvini e Ruggeri marcaram os golos dos italianos no primeiro tempo, que contou com um Sporting quase apático durante 45 minutos. Gyökeres ainda deu esperança aos adeptos leoninos, mas tarde demais para que o Sporting retirasse pontos e também a liderança do grupo D desta partida.

Filme do jogo:

Para o primeiro jogo do Sporting em Alvalade na edição 2023/24 da Liga Europa, Rúben Amorim decidiu surpreender e apostar na titularidade do espanhol Iván Fresneda. Foi a estreia a titular do ex-Real Valladolid de leão ao peito e logo com um teste de fogo que podia valer a liderança isolada dos verde e brancos neste grupo D da competição.

Com uma casa bem composta e em pleno dia feriado, até foram os forasteiros a dar o primeiro sinal de perigo em Lisboa. Logo aos cinco minutos de jogo, Lookaman destacou-se pela esquerda do ataque dos italianos, chega ao interior da áres e cruzou com muito perigo. A bola passou a centímetros da baliza defendida por Adán.

O Sporting tentou reagir a este ímpeto inicial da formação que viajou desde a região italiana de Bérgamo, mas a verdade é que os verde e brancos sentiram muitas dificuldades em chegar à área adversária. Até no capítulo da construção, os leões foram quase que 'encurralados' pela pressão alta exercida pelo adversário. Por outro lado, o Atalanda foi-se instalando no meio-campo dos lisboetas e fazia quase o que queria na metade do relvado pertencente ao Sporting.

A caminho da meia-hora de jogo, a formação de Rúben Amorim conseguiu sacudir o sufoco inicial dos transalpinos, mas a verdade é que, numa jogada bem construída, a Atalanda gritou golo aos 33 minutos. Zappacosta combinou bem com Lookman, o italiano cruzou na direção da pequena área e lá estava o central Scalvini que só teve de encostar. De seguida, o mesmo avançado britânico esteve à beira de ampliar a contagem. Mas não foi neste lance, foi já em cima do apito para o intervalo.

Aos 43 minutos, a Atalanda assinou o segundo em Alvalade, num lance em que a defesa do Sporting parece ter ficado a dormir. Ruggeri combinou com Lookamn na esquerda, o jovem italiano ficou na cara de Antonio Adán e atirou para o seu primeiro golo esta temporada. O espanhol ainda defendeu o primeiro remate do transalpino, mas a bola passou-lhe por baixo do corpo e, na recarga, a Atalanta festejou.

Era urgente o Sporting mudar a face em relação ao que a equipa tinha apresentado na primeira parte. Rúben Amorim não esperou mais para tal, mudando três peças ao intervalo. O capitão Coates, Geny Catamo e Marcus Edwards entraram para os lugares de Hjulmand, Paulinho e Nuno Santos. E não foi preciso esperar muito para que o Sporting estivesse à beira de empatar. Na marcação de um livre, Pote abriu na direita para Edwards que, por sua vez, cruzou para a pequena área, onde Gonçalo Inácio apareceu a cabecear a centímetros do poste.

A Atalanta já não pressionava tão à frente como no primeiro tempo e que acabou por aproveitar para criar mais ocasiões de perigo junto da baliza adversária foi o Sporting. Aos 67 minutos, Gyökeres levou tudo à frente numa jogada individual, mas na hora de rematar foi travado por um conjunto de adversários, não conseguindo rematar.

O Sporting estava bem melhor que o adversário no segundo tempo e foi com justiça que chegou ao 1-2 em Alvalade aos 76 minutos. Num lance que acabou com uma bola rematada por Diomande por cima da baliza adversária, o árbitro espanhol Alejandro Hernández foi chamado pelo VAR para verificar a existência de um braço de Scalvini aquando do remate do costa-marfinense. Sem demorar muito tempo, o juiz apontou para a marca de penálti. Chamado a bater o castigo máximo, Gyökeres não desperdiçou e reduziu as contas. A bola ainda bateu no poste antes de entrar.

O golo do internacional sueco teve o condão de fazer 'explodir' as bancadas de Alvalade, que nunca se furtaram a apoiar a equipa quando o resultado estava em 0-2. E quase que houve novo momento para festejar segundos depois do tiro do camisola 9 dos leões. Edwards apareceu na cara de Musso, mas permitiu a defesa do guarda-redes argentino. No respingo do lance, a bola embateu nas costas do argentino e saiu para fora. O mesmo extremo inglês do Sporting serviu pouco depois Geny Catamo que atirou ao poste dos transalpinos.

Do outro lado, os italianos tentaram anular esta reação verde e branca. Além de ter colocado um defesa para segurar a vantagem que era mínima, a Atalanta até esteve perto de fazer o terceiro em cima do minuto 90. Com um voo extraordinário, Adán negou o remate de Scamacca que levava selo de golo. O Sporting pressionou até ao apito final, mas não conseguiu tirar proveitos da reação tardia.

Feitas as contas, o Sporting segue no segundo lugar do grupo D com três pontos, os mesmos que o Strum Graz que esta tarde venceu o Rakow (2-0). A Atalanta lidera isolada com seis pontos.

Momento do jogo: O segundo golo da Atalanta em Alvalade gerou quase que um 'desligamento' do Sporting. Só a pausa para o intervalo, e certamente um recado de Amorim em tempo de descanso, trouxe uma equipa diferente para melhor na etapa complementar.

Onzes

Sporting: Adán, Matheus Reis, Diomande, Gonçalo Inácio, Fresneda, Hjulmand, Morita, Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Paulinho e Gyokeres.

Suplentes: Franco Israel, Diogo Pinto, Coates, Edwards, Luís Neto, Essugo, Geny Catamo, Daniel Bragança, Esgaio, Eduardo Quaresma, Tiago Ferreira e Rodrigo Ribeiro.

Atalanta: Musso, Scalvini, Djimsiti, Kolasinac, Ruggeri, Éderson, De Roon, Zappacosta, Koopmeiners, Lookman e De Ketelaere.

Suplentes: Carnesecchi, Francesco Rossi, Emil Holm, Palomino, Mario Pasalic, Luis Muriel, Gianluca Scamaccca, Mitchel Bakker, Adopo, Hans Hateboer e Miranchuk.

Antevisão

Está de regresso o futebol europeu ao Estádio de Alvalade. O Sporting recebe, na tarde desta quinta-feira, os italianos da Atalanta, principal rival na luta pelo primeiro lugar do Grupo D de Liga Europa. E um duelo com motivos de interesse para seguir.

 Depois de alcançada a liderança na I Liga com a vitória do passado fim de semana em Faro, os leões espreitam novo triunfo que os pode deixar numa boa posição para o apuramento rumo à próxima fase desta competição europeia.

As duas equipas apresentam-se em Alvalade com o mesmo número de pontos, após vitórias na primeira jornada da fase de grupos. Uma vitória deixa a equipa de Rúben Amorim lançada para esse objetivo de fechar o grupo D no primeiro lugar. Mas também há problemas do lado dos verde e brancos.

Coates, que saiu lesionado do duelo contra o Farense, é baixa confirmada para a partida que se realiza em tarde feriado e que, por isso, deverá contar com uma boa assistência nas bancadas de Alvalade. Trincão também está em dúvida para este encontro.

Em encontros anteriores entre leões e italianos, o Sporting saiu quase sempre por cima. Em 1963/64, o clube de Alvalade eliminou a Atalanta na primeira ronda da extinta Taça das Taças, mas os italianos 'vingaram-se' em 1987/88, também na mesma competição, mas nos quartos de final.

O duelo desta quinta-feira entre Sporting e Atalanta tem apito inicial agendado para as 17h45, contará com arbitragem do espanhol Alejandro Hernández e poderá acompanhá-lo, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Mexidas à vista? O onze provável do Sporting para o duelo com a Atalanta

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Revelado sexo e nome do bebé de Gonçalo Ramos que está quase a chegar

Gonçalo Ramos

Revelado sexo e nome do bebé de Gonçalo Ramos que está quase a chegar

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Fórmula 1

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas