O Santa Clara entra em campo esta sexta-feira para disputar o jogo da sétima jornada da II Liga diante do Académico de Viseu. E, até ao momento, os açorianos têm apresentado um registo que conseguiu impressionar tudo e todos, nomeadamente no que diz respeito aos dados defensivos que deixam os insulares no topo europeu.
Se olharmos para todas as equipas das provas profissionais em Portugal, e analisarmos ainda as duas primeiras divisões dos cinco principais países (Espanha, França, Alemanha, Itália e Inglaterra) do futebol europeu, podemos concluir que o Santa Clara é mesmo a defesa menos batida da Europa.
Esta muralha que foi erguida por Vasco Matos no conjunto açoriano só encontra paralelo em Itália, e também na segunda liga local. O Brescia, da Série B transalpina, conta apenas com um golo sofrido ao cabo de cinco jogos disputados nesta competição.
Curiosamente, a terceira melhor defesa a nível europeu pertence também a um emblema de um escalão secundário. Trata-se dos franceses do Grenoble que averbaram dois golos em nove jogos disputados na Ligue 2.
O Santa Clara, recorde-se, vai defrontar esta sexta-feira o Académico Viseu, nos Açores, a partir das 17h00 (18h em Portugal Continental), e entra para a partida no terceiro lugar da II Liga, com três vitórias e três empates em seis rondas.
Leia Também: Penálti ao cair do pano 'salva' Santa Clara e 'trama' Oliveirense