O jogo entre Bélgica e Suécia, registado esta segunda-feira e relativo à fase de qualificação para o Euro'2024, foi cancelado ao intervalo por conta do ataque que matou duas pessoas suecas em Bruxelas, ainda antes da partida. Os adeptos presentes foram aconselhados a ficar dentro do estádio por ser "mais seguro", ao passo que a UEFA também já confirmou, de forma oficial, que o jogo não será retomado por "razões de segurança".
"Após a suspeita de um ataque terrorista em Burxelas esta noite, foi decidido, após serem consultadas as duas equipas e as autoridades locais, que o jogo entre Bélgica e Suécia não vai ser retomado", pode ler-se na nota oficial da UEFA.
Following a suspected terrorist attack in Brussels this evening, it has been decided, after consultation with the two teams and the local police authorities, that the UEFA EURO 2024 qualifying match between Belgium and Sweden is abandoned. Further communication will be made in…
— UEFA (@UEFA) October 16, 2023
Entretanto, a seleção sueca pediu, através das redes sociais, aos adeptos presentes no estádio para que sigam as instruções da polícia. A Bélgica, por seu turno, lamentou o sucedido e diz estar solidária com a Suécia.
Due to the incidents in Brussels earlier tonight, play is suspended. Our thoughts are with all those affected. pic.twitter.com/RTZHBEjjOC
— Belgian Red Devils (@BelRedDevils) October 16, 2023
Meddelande till svenska supportrar på plats i Bryssel: Den belgiska polisen vill av säkerhetsskäl att svenska supportrar stannar kvar på arenan. Ta del av information från funktionärer, myndigheter och SvFF:s personal på plats. pic.twitter.com/QYE5MQ7DE1
— Svensk Fotboll (@svenskfotboll) October 16, 2023
Segundo a AP, os meios de comunicação locais transmitiram vídeos amadores que mostravam um homem a disparar repetidamente uma arma de grande porte.
As vítimas estariam a usar camisolas da seleção nacional de futebol da Suécia, que se encontra, nesta segunda-feira, a jogar frente à Bélgica no âmbito da qualificação para o Campeonato da Europa de 2024. O encontro decorre no Estádio Rei Balduíno, a cerca de 5 quilómetros do local do incidente.
O suspeito terá gritado 'Allahu Akbar' ['Deus é Grande', em tradução livre] e ainda está em fuga.
Refira-se que o jogo encontrava-se empatado (1-1) com golos de Lukaku, de grande penalidade, e de Viktor Gyokeres, avançado sueco do Sporting.
[Notícia atualizada às 21h57]
Leia Também: Dois mortos em tiroteio em Bruxelas (onde está Marcelo). Suspeito em fuga