A Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, abriu portas este domingo, a partir das 7h00 (6h00 em Lisboa), aos fiéis para visitarem túmulo do Papa Francisco, um dia depois do funeral que juntou milhares de pessoas, incluindo dezenas de chefes de Estado.
Ainda antes da hora de abertura de portas, já centenas de pessoas faziam fila para homenagear o Sumo Pontífice. Será possível visitar o túmulo até às 18h30 (17h30 em Lisboa).
Esta tarde, às 16h00, espera-se também que vários cardeais visitem o local, que fica numa das naves laterais da basílica, entre a Capela Paulina (onde se encontra o ícone bizantino do século VI Salus Populi Romani, que retrata Maria com Jesus ao colo) e a Capela Sforza, junto ao altar de São Francisco.
Para fazer o túmulo que acolhe o corpo do argentino foi usado mármore de origem da Ligúria, região no noroeste de Itália, terra natal dos avós do Papa. O local apresenta a inscrição "FRANCISCUS", o nome do Sumo Pontífice em latim, e a reprodução da sua cruz peitoral.
Pelo menos 400 mil pessoas assistiram no sábado ao funeral do Papa Francisco, incluindo fiéis reunidos na Praça de São Pedro e ao longo da procissão pelas ruas de Roma, avançou o Ministro do Interior de Itália.
As exéquias de Francisco começaram pelas 09h00 de Lisboa (10h00 em Roma) e terminaram por volta das 14h00 de Lisboa (15h00 em Roma).
O Papa Francisco morreu na segunda-feira aos 88 anos, após 12 anos de pontificado.
A data para o início do Conclave, onde será nomeado o próximo Papa, será decidida na segunda-feira.
Leia Também: Primeiro-ministro britânico e Zelensky discutiram "progresso" para a paz