Valerie, uma cadela de raça Dachshund, também apelidada de cadela-salsicha, foi resgatada esta semana após ter estado 529 dias perdida na Ilha dos Cangurus, na Austrália. A sua história tornou-se conhecida no mês passado, após ter sido anunciado que havia sido vista pela primeira vez em mais de um ano.
A cadela, que pesava menos de quatro quilogramas e usava uma coleira cor de rosa, "nunca saía do lado" dos donos, mas, em novembro de 2023, os três foram acampar para a Ilha dos Cangurus e Valerie acabou por desaparecer quando os tentava seguir até uma praia.
Na sexta-feira, o Centro de Salvamento da Vida Selvagem de Kangala anunciou o "resgate bem-sucedido de Valerie, a Dachshund que desapareceu na Ilha dos Cangurus há 529 dias."
"Após semanas de esforços incansáveis dos voluntários do Centro de Salvamento da Vida Selvagem de Kangala e organizações parceiras, Valerie foi resgatada em segurança e está em forma e bem", anunciou nas redes sociais.
Os voluntários afirmaram estar "absolutamente emocionados e profundamente aliviados" por saberem que “Valerie está finalmente segura e capaz de começar a sua transição de volta para os seus pais, Josh e Georgia”.
"Este resgate foi um verdadeiro testemunho da dedicação e perseverança da nossa equipa, do apoio inabalável da comunidade e do poder da colaboração. Houve muitos momentos desafiadores ao longo do mês passado, e estamos incrivelmente gratos a todos que desempenharam um papel em trazer Valerie para casa", destacou.
Valerie tinha sido avistada no mês passado, mas não foi possível resgatá-la, o que deu início a uma busca que "envolveu mais de 1.000 horas de voluntariado e mais de 5.000 km percorridos por voluntários."
"Ninguém pensava que um pequeno cão como Valerie sobrevivesse sozinho na natureza, mas mais de 12 meses após o seu desaparecimento começaram a chegar relatos regulares sobre um Teckel Dachshund, com uma coleira cor de rosa, visto a cerca de 15 quilómetros de Stokes Bay", indicou, na altura, o Centro de Salvamento da Vida Selvagem de Kangala, que ofereceu os seus serviços para resgatá-la.
Leia Também: Bombeiros de Odivelas salvam cão em "grandes dificuldades"