O Manchester City deixou para trás a derrota sofrida na última jornada da Premier League, diante do Arsenal, antes da pausa para compromissos internacionais, e regressou, ao início da tarde deste sábado, aos triunfos, ao receber e bater o Brighton, por 2-1.
Os campeões ingleses entraram praticamente a vencer, graças a um golo de Julián Álvarez, logo aos sete minutos. Apenas 19 minutos depois, foi a vez de Erling Haaland fazer o gosto ao pé, colocando, assim, ponto final num 'jejum' que durava há já quase um mês.
Já no segundo tempo, o treinador dos seagulls, Roberto de Zerbi, optou por 'agitar' o jogo, no estádio Etihad, lançando Ansu Fati para o lugar de João Pedro. Uma aposta que teve resultados quase imediatos, visto que o avançado emprestado pelo Barcelona fez o gosto ao pé.
Já nos descontos, os homens da casa ainda 'tremeram', face à expulsão de Manuel Akanji, por acumulação de cartões amarelos. No entanto, a verdade é que conseguiram segurar o resultado até ao soar do apito final.
Resta dizer que, no que a jogadores portugueses diz respeito, o técnico dos citizens, Pep Guardiola, apostou na titularidade de Bernardo Silva. Já no segundo tempo, lançou Rúben Dias para o lugar de John Stones, mas manteve Matheus Nunes no banco.
Feitas as contas, com este triunfo, o Manchester City ascende, provisoriamente, à liderança isolada, passando a somar 21 pontos, mais um do que Tottenham (que ainda vai receber o Fulham), Arsenal (que vai visitar o Chelsea) e Liverpool (que já bateu o Everton, por 2-0).
Quanto ao Brighton, que alcançou o quinto jogo consecutivo sem conhecer o 'sabor' da vitória, permanece com 16 pontos, pelo que partilha, à condição, a sexta posição com o Aston Villa, que tem encontro marcado com o West Ham.
Onzes
Manchester City: Ortega; Walker, Stones, Akanji, Gvardiol; Rodri, Bernardo Silva, Foden; Doku, Álvarez e Haaland.
Brighton: Steele; Milner, Igor Júlio; Dunk, March; Gross, Baleba, Welbeck; Mitona, Adingra e João Pedro.
Antevisão
Depois de ter perdido a liderança da Premier League para Arsenal e Tottenham, imediatamente antes da pausa para compromissos internacionais, o Manchester City recebe, este sábado, o Brighton, na esperança de a conseguir recuperar, mesmo que de forma provisória.
A equipa onde alinham os internacionais portugueses Rúben Dias, Matheus Nunes e Bernardo Silva chega à nona jornada do principal escalão do futebol inglês na terceira posição, com 18 pontos, menos dois do que a dupla da frente.
Os seagulls, por seu lado, somam 16 pontos em 24 possíveis, e são quintos classificados, em igualdade com o Aston Villa (que, no domingo, recebe o West Ham), pelo que vão a jogo em busca de reforçar o estatuto de equipa-sensação da nova temporada.
O Manchester City-Brighton terá lugar no Etihad Stadium, irá contar com a arbitragem do juiz inglês Robert Jones, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 15h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Guardiola nega ter sugerido nome do seu sucessor no City: "Não me lembro"