Rakow e Sporting defrontam-se, esta quinta-feira, a partir das 17h45, no ArcelorMittal Park, num duelo relativo à 3.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa.
O conjunto polaco ainda não somou qualquer ponto na presente edição da fase de grupos, fruto de duas derrotas, já os leões venceram na Áustria o Sturm Graz, por 2-1, e perderam, pelo mesmo resultado, em Alvalade, diante da Atalanta.
A formação lusa é favorita, no que será o seu terceiro confronto face a conjuntos polacos, depois de quatro embates com o Legia Varsóvia, saldados com duas vitórias, um empate e uma derrota (5-3 em golos).
Os leões superaram o Legia nos 16 avos de final da Liga Europa de 2011/12, com um empate 2-2 na Polónia e um triunfo em Alvalade por 1-0, e, em 2016/17, na fase de grupos da Champions, ganharam em casa por 2-1 e perderam fora por 1-0.
Agora, à terceira visita, seis anos depois, o Sporting vai tentar o primeiro triunfo de sempre em solo polaco
Treinadores em discurso direto
Dawid Szwarga
Adversário: "O Sporting é uma equipa forte e com muita experiência. Estaremos diante de uma equipa que tem uma estrutura tática semelhante à nossa, ou seja, um 3-4-4, mas temos as nossas armas e podemos criar uma surpresa."
Fraquezas do Sporting: "Fornecemos aos nossos jogadores alguns elementos que podem virar o jogo a nosso favor. Mas, volto a dizer, o Sporting é um grande clube. Acho que em certas situações de jogo podemos igualar o nosso rival ou até ser superiores. Depois de dois jogos nesta prova, já temos outro tipo de experiência. Vamos ver."
Rúben Amorim
Análise ao Raków: "Acima de tudo, vão ver uma equipa muito organizada, com um treinador muito jovem, que é filho de um ex-jogador. A forma como sobem, como pressionam, com três jogadores fortes na frente... Tudo varia na forma como temos observado os adversários, mesmo a começar pelos nossos defesas. O Pote pode subir ou baixar mais consoante momentos do jogo. Contra a Atalanta houve a componente física e este duelo também será muito forte fisicamente, muito intenso. Temos que ser móveis. Não devemos fazer o que fazem contra nós, quando jogamos contra grandes nomes. Jogam num campeonato não tão conhecido, mas isso pouco interessa. Estaremos preparados para este desafio."
Mudança de chip entre competições: "Vencer na Polónia será uma curiosidade mais para os jornalistas fazerem um artigo. Queremos é vencer. Já perdemos um jogo, podemos complicar ou facilitar tudo amanhã na luta pela qualificação. Não há uma grande mudança de chip no que toca a vencer. É o que queremos. O campeonato é uma maratona. Na Taça de Portugal não pode haver facilitismos. As pessoas não conhecem o Raków, não sabem o quão organizados são, pelas dificuldades criadas à Atalanta. Ninguém sabe disso, mas os meus jogadores sabem. Jogamos num clube grande que está em várias frentes, mas o nosso foco está no mesmo patamar."
Últimos onzes
Onze do Rakow: Vladan Kovacevic, Milan Rundic, Adnan Kovacevic, Bogdan Racovitan, Kamil Pestka, Fran Tudor, Giannis Papanikolaou, Bartosz Nowak, Vladyslav Kochergin, Ante Crnac, Sonny Kittel.
Onze do Sporting: Franco Israel, Jeremiah St. Juste, Luís Neto, Matheus Reis, Iván Fresneda , Dário Essugo, Daniel Bragança, Pedro Gonçalves, Marcus Edwards, Paulinho, Francisco Trincão.
Últimos resultados
Rakow: D-V-D-V-D
Sporting: V-V-D-V-V
Ausências
Rakow: Gryszkiewicz, Lopez, Svarnas e Zwolinski.
Sporting: -
Leia Também: Capitão do Dumiense deseja repetir proeza frente ao Sporting na Taça