Foi um duelo que prometeu e cumpriu. Um jogo da Liga saudita mas com protagonistas que ainda na época passada jogavam na Premier League. O Al Hilal venceu o Al Ahli por 3-1, nesta sexta-feira. A formação da casa é líder incontestada da Liga saudita.
Jorge Jesus confiou nos habituais titulares, entre eles Rúben Neves (esteve muito bem a nível defensivo), sendo que Neymar é baixa até ao fim da época. Já o Al Ahli apresentou-se com vários jogadores de nomeada: Edouard Mendy, Ibañez, Kessié, Gabri Veiga, Mahrez, Firmino e Saint-Maximin.
Milinkovic-Savic, ex-Lazio, fez o primeiro golo do jogo aos 45 segundos de jogo. Numa jogada relâmpago, o sérvio mostrou créditos de goleador. O Al Ahli entrou de cabeça perdida no encontro, mas lá deixou um primeiro aviso na área contraria, aos 7 minutos, pelo jovem Gabri Veiga. Riyhad Mahrez ameaçou de livre direto dez minutos depois.
O jogo complicava-se para os visitantes com um penálti, aos 23 minutos. Malcom foi derrubado na área e houve castigo máximo. Só que Mitrovic, matador sérvio, permitiu a defesa a Mendy. Mas, claro está, o avançado (segundo melhor marcador da Liga) teve de 'picar o ponto'. Redimiu-se aos 23 minutos, com um grande cabeceamento. Antes do intervalo, o brasileiro Malcom, do Al Hilal, ainda acertou na barra da baliza de Mendy através de um livre direto. Grande primeira parte dos homens de Jorge Jesus.
Só que na segunda metade, o Al Hilal permitiu que os oponentes crescessem na partida. Libertou demasiado espaço e o golo 'de honra' surgiu. Saint-Maximin foi assistido por Riyad Mahrez, num golo com toque de Premier League.
Quando a partida já pendia para um empate, dadas as tentativas sucessivas de golo de Mahrez, eis que surge o 3-1 final, fruto de alguma infelicidade de Roger Ibañez. Num lance aparentemente controlado, desentendeu-se com o guarda-redes Mendy e cabeceou para dentro da própria baliza. Jorge Jesus podia respirar de alívio.
O alívio de uma liderança isolada no campeonato saudita, com 29 pontos, mais cinco que o segundo classificado Al Taawon (o Al Nassr, de Ronaldo e Otávio, pode igualar esta equipa se ganhar neste sábado).
Onzes
Al Hilal:
Lineup CONFIRMED
— AlHilal Saudi Club (@Alhilal_EN) October 27, 2023
All the best #AlHilal ????#RoshnSaudiLeague #AlHilal_AlAhli ⏳ pic.twitter.com/x0Pa9uxy8Z
Al Ahli:
STARTING XI ???? Al-Hilal#AHLIFC ️#الأهلي_الهلال#RoshnSaudiLeague pic.twitter.com/E47yQNIHBp
— Al-Ahli Saudi Club (@ALAHLI_FCEN) October 27, 2023
Antevisão
Jorge Jesus e Rúben Neves têm um teste de fogo nesta sexta-feira, com um desafio marcado contra o Al Ahli, quarto classificado da Liga saudita e uma das equipas que mais se reforçou no mercado de verão.
Se o Al Hilal ganhar, isola-se na liderança da Liga saudita, atingindo os 29 pontos em 11 jogos. O Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, tem 22 pontos e está no terceiro lugar. Já o oponente desta sexta-feira, o Al Ahli, está em quarto lugar com os mesmos pontos que o Al Nassr.
O Al Hilal vê-se privado da sua maior estrela, Neymar, que sofreu uma lesão prolongada. Do outro lado, estão jogadores de nomeada como Demiral, Ibañez, Gabri Veiga, Kessié, Firmino ou Mahrez.
Acompanhe todas as incidências do encontro da Liga saudita com o Desporto ao Minuto.
Leia Também: Arábia Saudita pode 'salvar' Jadon Sancho do Manchester United