Gyokeres tem 'Faro' de golo e deixa Sporting a um passo da final four

Equipa de Rúben Amorim está à distância de um empate, diante do Tondela, para confirmar o apuramento na Taça da Liga.

Notícia

© Pedro Rocha / Global Imagens

Miguel Simões
02/11/2023 22:15 ‧ 02/11/2023 por Miguel Simões

Desporto

Taça da Liga

O Sporting deu um importante passo na luta por um lugar na 'final four' da Taça da Liga, esta quinta-feira, ao bater o Farense (4-2), com destaque para o hattrick de Viktor Gyokeres. O conjunto de Rúben Amorim fica, assim, à distância de um empate em Tondela para garantir o apuramento.

Num jogo de sentido único, os cerca de 23 mil sportinguistas festejaram dois golos praticamente seguidos de Viktor Gyokeres (24' e 28'), sendo que o avançado sueco bem podia agradecer a Francisco Trincão, que esteve envolvido nos dois lances.

Os 'fantasmas' do jogo entre as duas equipas no Algarve (2-3) ainda 'pairaram' em Alvalade com o golaço de Mattheus Oliveira (49') à antiga equipa, mas o conjunto de Amorim acabaria por chegar à tranquilidade através de Nuno Santos (56') e ainda o hattrick de Gyokeres (63') - dois loiros a brilhar. Até ao apito final, nota ainda para o grande golo de Vítor Gonçalves (79') a reduzir para os algarvios.

Um 'trinca', o outro festeja

Rúben Amorim 'revolucionou' o onze da sua equipa, com sete alterações e até variações a nível tático, mas nem por isso o Sporting deixou de entrar de forma 'atrevida'. Ainda dentro dos primeiros 15 minutos, o público de Alvalade 'levantou-se' para dar força a Gyokeres que se preparava para bater uma grande penalidade, conquistada por Matheus Reis, mas o VAR acabou por alterar os planos. Gustavo Correia foi chamado a analisar as imagens e reverteu a decisão, considerando simulação no lance com Gonçalo Silva.

A verdade é que o conjunto verde e branco não tardou em mexer com o encontro, num grande lance de Francisco Trincão, que isolou Viktor Gyokeres na cara do golo, aos 24 minutos, deixando o estádio ao rubro.

Pouco depois, seria precisamente o ex-Barcelona a conquistar uma grande penalidade (desta vez, sim), num empurrão de Cláudio Falcão, permitindo que o avançado sueco bisasse (28') e mostrasse novamente que sabe bater penáltis, à imagem dos dois que tinha convertido, precisamente, diante do Farense.

Os 'loiros' deram conta do recado

A segunda parte abriu praticamente com o golaço de Mattheus Oliveira, a marcar novamente à antiga equipa, aos 49 minutos, chegando mesmo a 'pairar' alguns 'fantasmas' do jogo de Faro em Alvalade. Contudo, nesse capítulo, os líderes da I Liga souberam como dar a volta ao filme.

Aos 56 minutos, Nuno Santos apareceu no coração da grande área, num lance de insistência, contando com a ajuda do 'frango' de Ricardo Velho - que deixou passar a bola por entre as pernas - para festejar o seu primeiro golo na presente temporada.

Já com Pedro Gonçalves em campo, seria precisamente o médio português a assistir Viktor Gyokeres para o hattrick, aos 63 minutos, numa fantástica finalização colocada por parte do sueco. A substituição para dar lugar a Marcus Edwards aconteceu logo a seguir e a reação do público de Alvalade ao gritar o seu nome tomou conta da alegria do avançado, agitando, inclusive, um casaco, na zona do banco de suplentes.

Rúben Amorim lançou ainda Neto, Coates e Essugo, antecedendo mais um golo da equipa de José Mota que, com outra cara na segunda parte, redzuiu para 4-2 aos 79 minutos, num belo remate de Vítor Gonçalves.

Com este resultado, o Sporting iguala o Farense na liderança do grupo C da Taça da Liga e fica à distância de um empate, em Tondela, na última ronda, para carimbar o acesso à 'final four' da prova.

Momento do jogo: O hattrick de Viktor Gyokeres deixou a equipa do Sporting bem mais tranquila, com um 4-1 aos 63 minutos, pese embora ainda tenha sofrido o 4-2 antes do apito final.

[Notícia atualizada às 22h26]

Leia Também: Trincão brilha, Gyokeres festeja. Assim foi o primeiro golo do Sporting

Leia Também: Gyokeres mostrou que sabe bater penáltis e ampliou vantagem do Sporting

Leia Também: Viktor 'Golos' Gyokeres 'desfaz' Farense em picadinho e chega ao hattrick

Onzes

Sporting: Franco Israel, St. Juste, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Daniel Bragança, Nuno Santos, Ricardo Esgaio, Francisco Trincão, Gyokeres e Paulinho.

Farense: Ricardo Velho, Fran Delgado, Artur Jorge, Gonçalo Silva, Talocha, Cláudio Falcão, Fabrício Isidoro, Mattheus Oliveira, Mohamed Belloumi, Marco Matias e Bruno Duarte.

Antevisão

Sensivelmente um mês após o triunfo 'suado' (2-3) na I Liga, o Sporting volta a reencontrar o Farense, esta quinta-feira, desta vez em Alvalade, a contar para a segunda jornada do grupo C da Taça da Liga.

A verdade é que as contas até poderão ficar fechadas já na presente ronda, sendo que, para isso, será preciso o conjunto de José Mota 'vingar-se' e triunfar em Alvalade, de modo a garantir a presença na 'final four' da prova. Tudo isto porque os algarvios venceram o Tondela (2-1) na ronda inaugural de uma fase que conta com apenas três equipas por grupo.

Já os leões sabem que, em caso de empate ou triunfo, adiam todas as decisões para a última ronda, com a visita ao reduto do Tondela, agendada para o próximo dia 23 de dezembro.

Os atuais líderes da I Liga - que não contarão com a ajuda de Morita - procurarão, ainda, repetir a 'receita' aplicada ao Farense na última temporada, precisamente em novembro de 2022, com uma goleada por... 6-0.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h15 (horário de Portugal Continental) desta quinta-feira, com arbitragem de Gustavo Correia, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting-Farense: Amorim procura 'receita' de um passado recente

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Messi deixa Joe Biden 'pendurado' e é obrigado a explicar-se

Inter Miami

Messi deixa Joe Biden 'pendurado' e é obrigado a explicar-se

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1630
6Vitória SC1725
7Casa Pia1623
8Moreirense1722
9Famalicão1619
10Rio Ave1619
11Gil Vicente1618
12Estrela1616
13AVS1715
14Estoril1615
15C.D. Nacional1613
16Farense1613
17Boavista1612
18Arouca1612
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

BYD faz história e atinge o que nenhuma marca conseguiu

BYD

BYD faz história e atinge o que nenhuma marca conseguiu

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas