O Barcelona desperdiçou, ao final da tarde desta terça-feira, a primeira oportunidade de garantir o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, ao sair derrotado do embate diante do Shakhtar Donetsk, no Volksparkstadion, em Hamburgo, por 1-0.
O primeiro e único golo da partida teve lugar à beira do apito para o intervalo, quando Danylo Sikan desviou, de cabeça, um cruzamento 'venenoso' de Giorgi Gocholeishvili, que não deu hipóteses de defesa ao guarda-redes dos visitantes, Marc-André ter Stegen.
O internacional português João Cancelo foi aposta a titular por parte de Xavi Hernández, ao contrário de João Félix, que só foi lançado aos 59 minutos, para o lugar de Ferran Torres. Uma alteração que coincidiu com os (poucos) momentos de perigo dos catalães.
Já aos 87 minutos, os ucranianos voltaram a fazer a festa, desta feita, por intermédio de Newerton, que 'bailou' sobre João Cancelo e fez o gosto ao pé. O lance acabou, no entanto, por ser invalidado pela equipa de arbitragem, por posição irregular.
Feitas as contas, apesar deste resultado, o Barcelona mantém-se isolado na liderança do Grupo H, com nove pontos. Um estatuto que, no entanto, pode perder, ainda esta noite, em caso de triunfo do FC Porto, na deslocação ao terreno do Antuérpia.
Os portugueses dividem, neste momento, a segunda posição com o Shakhtar Donetsk. Já o Antuérpia, não tem qualquer ponto conquistado, o que significa que pode ver o 'sonho' da próxima fase desvanecer-se de vez, na eventualidade de um novo 'deslize'.
Onzes
Shakhtar Donetsk: Riznyk; Gocholeishvili, Bondar, Rakitskyy, Matviyenko; Stepanenko, Kryskiv, Sudakov; Zubkov, Newerton e Sikan.
Barcelona: Ter Stegen; João Cancelo, Ronald Araújo, Christensen, Marcos Alonso; Romeu, Gavi, Gundogan; Ferran Torres, Raphinha e Lewandowski.
Antevisão
O Volksparkstadion, em Hamburgo, será palco, ao final da tarde desta terça-feira, de um encontro potencialmente decisivo para as contas do apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, que colocará, frente a frente, Shakhtar Donetsk e Barcelona.
A equipa onde militam os internacionais portugueses João Félix e João Cancelo chega à antepenúltima ronda na liderança isolada do Grupo H, com três pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o FC Porto, e seis sobre o terceiro, o Shakhtar Donetsk.
Significa isto que, em caso de triunfo, garantirá, automaticamente, o acesso à próxima fase da prova milionária, deixando o emblema ucraniano em sérios riscos de se limitar à luta pelo acesso ao 'mata-mata' da Liga Europa.
O Shakhtar Donetsk-Barcelona irá contar com a arbitragem do juiz bósnio Irfan Peljto, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 17h45 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Barcelona vence, mas "irritação monumental" de João Félix dá que falar