A atravessar um momento de grande sucesso na presente temporada, o Sporting volta a competir na Liga Europa, esta quinta-feira, na receção ao Raków no Estádio de Alvalade, tratando-se de um jogo que poderá elevar (ou condicionar) as ambições dos leões na prova.
O percurso nas competições europeias não está a ser tão regular quanto o das provas internas, com um triunfo, um empate e uma derrota em três jogos, sendo que, o único motivo de sorriso aconteceu logo no arranque da fase de grupos, diante do Sturm Graz (1-2).
Após os 'tropeções' diante da Atalanta (1-2) e do Raków (1-1), o Sporting procura retomar a rota dos triunfos europeus e, por isso, parte em busca da 'vingança' do mais recente resultado no grupo D, marcado pela expulsão madrugadora de Viktor Gyokeres a condicionar a estratégia de Rúben Amorim.
A verdade é que, por esta altura, a meio da fase de grupos, os leões partilham o segundo lugar (a última vaga de acesso à próxima fase) com os austríacos do Sturm Graz, a três da líder Atalanta e com mais três por comparação ao Raków, que, em caso de surpresa em Alvalade, 'baralhará' todas as contas do grupo. Uma coisa é certa: contra equipas polacas, em casa, o Sporting só sabe ganhar.
O jogo disputa-se no Estádio de Alvalade e tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental) desta quinta-feira, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Rúben Amorim
Expetativas: A principal coisa que quero é a mesma entrega, a mesma concentração, mas com 11 jogadores, e isso faz toda a diferença. Sabemos que é muito importante para o grupo, não só para o primeiro lugar, como também para a passagem, e esse tem de ser o nosso foco. Queremos o primeiro lugar enquanto for possível, mas queremos continuar na Europa, e este é um jogo crucial.
Segue-se o Benfica: Em termos de contas, este jogo é mais crucial do que o de domingo. A nossa prioridade, em caso de extrema dúvida, é o campeonato, mas, neste aspeto, o jogo mais crucial é este. Queremos vencer, queremos continuar na Europa, é muito importante para nós, por isso, o nosso foco está apenas em vencer este jogo.
Gyokeres castigado: Se levar dois jogos, jogaremos dois jogos sem ele. Precisa de jogar, mas vem de uma sequência grande, fez três jogos seguidos. Agora, descansa e não vai ter impacto nenhum. A única coisa é que, como não está habituado, perguntou se tinha folga amanhã. Começámo-nos a rir e viemo-nos embora. É óbvio que não. Não vai ter desgaste, vai-se preparar, vai ficar com fome e vai jogar, se assim o entendermos, o próximo jogo.
Dawid Szwarga
Sporting: É um clube grande vamos fazer tudo para dar uma boa imagem. Não vamos mudar o nosso ADN. Acho que jogo não vai só depender do coletivo das equipas, mas também da qualidade individual de alguns jogadores. Vamos por o nosso coração e nosso talento em campo.
Favoritismo: Não temos medo. Se algum jogador sentir medo num jogo de futebol é porque está na profissão errada. Todos os que vão jogar têm de perceber que podem ganhar. A última vitória por 5-0? Isso traz segurança, mostra o nosso poder e capacidade e foi positivo, pois constrói confiança para a equipa.
Boa resposta na primeira volta: Não vimos o verdadeiro jogo do Sporting na Polónia pelo que aconteceu, a expulsão muito cedo. Vimos o Sporting a jogar em vários tipos de jogos, analisamos muitos jogos, individualmente cada jogador, sabemos que será diferente. Cada jogo é uma história diferente.
Últimos resultados
Sporting: V-V-V-E-V
Raków: V-V-E-E-D
Últimos onzes
Sporting: Antonio Adán, Sebastián Coates, Matheus Reis, Ousmane Diomande, Ricardo Esgaio, Nuno Santos, Daniel Bragança, Morten Hjulmand, Pedro Gonçalves, Marcus Edwards e Viktor Gyokeres.
Raków: Vladan Kovacevic, Bogdan Racovitan, Kamil Pestka, Fran Tudor, Srdjan Plavsic, Gustav Berggren, Ben Lederman, Bartosz Nowak, John Yeboah, Jean Carlos e Ante Crnac.
Ausências
Sporting: Viktor Gyokeres (castigado), Geny Catamo e Hidemasa Morita (lesionados).
Raków: Adrian Gryszkiewicz, Ivi Lopez, Stratos Svarnas e Lukasz Zwolinsk (lesionados).
Leia Também: Não há duas sem três? Refúgio na história garante reação do Sporting