Portugal venceu, 'El Bicho' marcou, mas não faltaram bocejos em Vaduz

Seleção nacional continua a caminhar rumo ao Euro'2024 só com triunfos.

Notícia

© Getty Images

Ricardo Santos Fernandes
16/11/2023 21:42 ‧ 16/11/2023 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Euro'2024

Portugal venceu sem dificuldades a congénere do Liechtenstein, por 2-0, em Vaduz, e continua a somar por triunfos todos os encontros da fase de qualificação rumo ao Euro’2024.

Num encontro em que Roberto Martínez promoveu as estreias absolutas de Toti Gomes e José Sá, os golos desta partida foram rubricados por Cristiano Ronaldo e João Cancelo, ambos de pé esquerdo e os dois rubricados na etapa complementar.

Numa primeira parte de sentido único, mas também com alguns bocejos à mistura, a seleção nacional não dispôs assim de tantas ocasiões como inicialmente seria de esperar. A primeira situação acabou por surgir, através de um remate de fora da área, de Rúben Neves, a que o guardião anfitrião se opôs da melhor maneira. Porém, o lance mais flagrante sucedeu à meia hora de jogo com Gonçalo Ramos a cabecear escandalosamente para fora depois de boas combinações entre Bernardo Silva e João Cancelo. Já em cima dos descontos da etapa inicial, Cristiano Ronaldo tentou um pontapé de bicicleta, mas a bola saiu ao lado, depois de um cruzamento de Bruno Fernandes.

A segunda parte começa com soberana oportunidade para os pupilos de Roberto Martínez: Bernardo Silva a trabalhar na direita e ao primeiro poste Cristiano Ronaldo a rematar ao poste. Porém, imediatamente a seguir o avançado do Al Nassr desbloquearia o nulo, de pé esquerdo, numa jogada que começou com um toque de calcanhar de Jota e que se prolongou em Jota. O dique do Liechtenstein rebentou e os golos começaram a surgir. Aos 57 minutos, o guarda-redes Buchel precipita-se a sair a baliza e acaba fintado por Cancelo, que depois remata de pé esquerdo para a baliza deserta. 

José Sá acabou por não ser um mero espectador e aos 61 minutos, com uma bela mancha, negou o golo a Salanovic. Ainda houve tempo para Félix marcar, mas o tento acabou invalidado por fora de jogo, à semelhança do que sucedeu com Gonçalo Ramos aos 82 minutos. Portugal soma já 27 pontos, 34 golos marcados e dois sofridos, em nove encontros. Termina esta fase de qualificação, no próximo domingo, em Alvalade, com a receção à Islândia.

Onze do Liechtenstein: Büchel; Malin, Wieser e Traber; Beck, Lüchinger, Büchel, Sele e Göppel; Hasler e Salanovic.

Onze de Portugal:   José Sá; António Silva, Rúben Neves e Toti Gomes; João Cancelo, Bruno Fernandes, João Félix, Bernardo Silva e Diogo Jota; Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos.

Antevisão: Portugal joga esta quinta-feira, a partir das 19h45, no Liechtenstein, o penúltimo jogo da fase de qualificação para o Euro'2024.

Com a seleção nacional já qualificada para o certame do próximo ano, só com triunfos até ao momento, o timoneiro do conjunto das quinas vai aproveitar este encontro para testar jogadores que somaram menos minutos em encontros anteriores.

O Liechtenstein perdeu nove dos seus últimos dez jogos em casa e sem marcar, sendo que em oito deles também estava a perder ao intervalo. Recordar que a última vez que o Liechtenstein pontuou foi a 8 de setembro de 2021 e o último triunfo oficial, diante de São Marino, já remonta  a 8 de setembro de 2020.

No histórico de confrontos entre as duas seleções registaram-se sete triunfos de Portugal e um da congénere do Liechtenstein, com um balanço entre golos marcados e sofridos de 39-3 para o emblema das quinas. A título de curiosidade, o Liechtenstein tem pouco menos de 40 mil habitantes e apenas 160 km2, dimensão inferior à do concelho de Loures.

Leia Também: Liechtenstein-Portugal: Tudo o que não seja a vitória soará a escândalo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Culturista norte-americana morre de ataque cardíaco. Tinha 20 anos

EUA

Culturista norte-americana morre de ataque cardíaco. Tinha 20 anos

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2456
2Benfica2353
3FC Porto2450
4Sp. Braga2447
5Santa Clara2439
6Casa Pia2436
7Vitória SC2435
8Estoril2434
9Famalicão2431
10Rio Ave2429
11Moreirense2427
12C.D. Nacional2426
13Arouca2425
14AVS2423
15Gil Vicente2322
16Estrela2422
17Farense2416
18Boavista2415
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Bernardo Sousa em exclusivo: Le Mans é um "sonho", mas não é o único

Mundial de Resistência

Bernardo Sousa em exclusivo: Le Mans é um "sonho", mas não é o único

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas