Portugal venceu sem dificuldades a congénere do Liechtenstein, por 2-0, em Vaduz, e continua a somar por triunfos todos os encontros da fase de qualificação rumo ao Euro’2024.
Num encontro em que Roberto Martínez promoveu as estreias absolutas de Toti Gomes e José Sá, os golos desta partida foram rubricados por Cristiano Ronaldo e João Cancelo, ambos de pé esquerdo e os dois rubricados na etapa complementar.
Numa primeira parte de sentido único, mas também com alguns bocejos à mistura, a seleção nacional não dispôs assim de tantas ocasiões como inicialmente seria de esperar. A primeira situação acabou por surgir, através de um remate de fora da área, de Rúben Neves, a que o guardião anfitrião se opôs da melhor maneira. Porém, o lance mais flagrante sucedeu à meia hora de jogo com Gonçalo Ramos a cabecear escandalosamente para fora depois de boas combinações entre Bernardo Silva e João Cancelo. Já em cima dos descontos da etapa inicial, Cristiano Ronaldo tentou um pontapé de bicicleta, mas a bola saiu ao lado, depois de um cruzamento de Bruno Fernandes.
A segunda parte começa com soberana oportunidade para os pupilos de Roberto Martínez: Bernardo Silva a trabalhar na direita e ao primeiro poste Cristiano Ronaldo a rematar ao poste. Porém, imediatamente a seguir o avançado do Al Nassr desbloquearia o nulo, de pé esquerdo, numa jogada que começou com um toque de calcanhar de Jota e que se prolongou em Jota. O dique do Liechtenstein rebentou e os golos começaram a surgir. Aos 57 minutos, o guarda-redes Buchel precipita-se a sair a baliza e acaba fintado por Cancelo, que depois remata de pé esquerdo para a baliza deserta.
José Sá acabou por não ser um mero espectador e aos 61 minutos, com uma bela mancha, negou o golo a Salanovic. Ainda houve tempo para Félix marcar, mas o tento acabou invalidado por fora de jogo, à semelhança do que sucedeu com Gonçalo Ramos aos 82 minutos. Portugal soma já 27 pontos, 34 golos marcados e dois sofridos, em nove encontros. Termina esta fase de qualificação, no próximo domingo, em Alvalade, com a receção à Islândia.
Onze do Liechtenstein: Büchel; Malin, Wieser e Traber; Beck, Lüchinger, Büchel, Sele e Göppel; Hasler e Salanovic.
Onze de Portugal: José Sá; António Silva, Rúben Neves e Toti Gomes; João Cancelo, Bruno Fernandes, João Félix, Bernardo Silva e Diogo Jota; Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos.
Antevisão: Portugal joga esta quinta-feira, a partir das 19h45, no Liechtenstein, o penúltimo jogo da fase de qualificação para o Euro'2024.
Com a seleção nacional já qualificada para o certame do próximo ano, só com triunfos até ao momento, o timoneiro do conjunto das quinas vai aproveitar este encontro para testar jogadores que somaram menos minutos em encontros anteriores.
O Liechtenstein perdeu nove dos seus últimos dez jogos em casa e sem marcar, sendo que em oito deles também estava a perder ao intervalo. Recordar que a última vez que o Liechtenstein pontuou foi a 8 de setembro de 2021 e o último triunfo oficial, diante de São Marino, já remonta a 8 de setembro de 2020.
No histórico de confrontos entre as duas seleções registaram-se sete triunfos de Portugal e um da congénere do Liechtenstein, com um balanço entre golos marcados e sofridos de 39-3 para o emblema das quinas. A título de curiosidade, o Liechtenstein tem pouco menos de 40 mil habitantes e apenas 160 km2, dimensão inferior à do concelho de Loures.
Leia Também: Liechtenstein-Portugal: Tudo o que não seja a vitória soará a escândalo