O mundo do futebol está, este domingo, de luto pela morte de Terry Venables, uma figura incontornável da história do desporto-rei, aos 80 anos. A informação foi partilhada pela própria família, através de um comunicado partilhado nas redes sociais.
"Estamos totalmente devastados com a perda de um belíssimo marido e pai, que faleceu pacificamente, ontem, após doença prolongada. Pedimos privacidade neste momento incrivelmente triste", pode ler-se na nota.
Natural de Londres, Terry Venables deu os primeiros passos na modalidade, enquanto jogador, ao serviço do Chelsea, entre 1959 e 1960, antes de rumar ao Tottenham. Até ao final da carreira, representaria, ainda, Queens' Park Rangers e Crystal Palace.
A carreira de treinador começaria, de resto, precisamente ao serviço dos eagles, em 1976. Mais tarde, seguiram-se passagens por Queens' Park Rangers, Barcelona, Tottenham, Inglaterra, Austrália, Middlesbrough, Leeds United e, finalmente, Wembley FC.
O ponto mais alto da carreira foi alcançado na temporada 1984/85, quando levou os catalães rumo ao título de campeões espanhóis. Em Camp Nou, ergueu, ainda, uma Taça da Liga, e, mais tarde, em 1990/91, conquistou uma Taça de Inglaterra, pelos spurs.
Leia Também: Xavi não convence e Barcelona já tem outro treinador em vista