O FC Porto desloca-se esta terça-feira até Barcelona onde, na noite de hoje, mede forças com o Barcelona, em jogo a contar para a quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões e que pode valer festa portista no Estádio Olímpico Lluís Companys.
Em plena Catalunha, os azuis e brancos vão procurar vingar a derrota em casa com os catalães, por 1-0, culpa de um tento de Ferran Torres para tentarem selar o apuramento para os oitavos de final da prova.
Apesar de não se perspetivam facilidades para o FC Porto, a verdade é que o Barcelona não segue numa boa fase, estando até longe disso. O conjunto da Catalunha debate-se com um futebol sem identidade, também culpa de uma série interminável de lesões. E na última ronda da La Liga sofreu para empatar na visita ao terreno do Rayo Vallecano (1-1).
Em caso de vitória, e tendo em conta o resultado do encontro entre o Shakhtar Donetsk e o Antuérpia, os dragões podem subir à liderança do grupo H. Mesmo que perca na Catalunha, e fique desde já sem hipóteses de terminar no primeiro lugar, a equipa de Sérgio Conceição sabe que terá sempre, na última jornada, a possibilidade de selar o apuramento no Dragão, perante a formação ucraniana.
O encontro entre o Barcelona e o FC Porto tem apito inicial agendado para as 20h00 desta terça-feira e contará com arbitragem do italiano Daniele Orsato.
Treinadores em discurso direto
Xavi Hernández:
Elogios a Conceição: "Tem uma equipa muito bem trabalhada, que pressiona muito. É uma equipa de alto nível, na Liga dos Campeões. Já sofremos, no Porto. Estivemos bem durante uma hora, mas aconteceram muitas coisas. O Lamine [Yamal] teve de ir ao balneário, a expulsão de Gavi... É um adversário muito forte, e um teste muito importante para nós (...). Oxalá tenhamos pela frente uma noite mágica. É um jogo no qual nos podemos apurar como primeiros classificados do grupo. É uma partida transcendental."
Possível apuramento para os 'oitavos': "É um jogo importantíssimo, vital. Temos em aberto a possibilidade de terminar em primeiro lugar e a vitória coloca-nos nos oitavos de final. Espero que aconteça uma noite mágica."
Reação ao empate com o Rayo Vallecano: "Só reagimos quando há uma urgência, nos últimos minutos. Temos de ser autocríticos, mas faz parte do processo. Os jogadores estão confortáveis com o sistema, e, amanhã, pode ser um ponto de inflexão. É a oportunidade de nos apurarmos como líderes do grupo."
Sérgio Conceição:
Barcelona em crise: "Estamos perante dois dos clubes que têm mais presenças na melhor prova de clubes do mundo. Isso diz muito da história e do peso de ambos. Estas crises ou pseudo-crises são muito passageiras nestes clubes, até porque têm jogadores que são grandíssimos campeões e que conseguem, em momentos menos bons, colocar algo mais. Desconfio sempre desses resultados menos positivos."
Objetivo: "Um bom resultado será a vitória, sem dúvida. Será preciso uma grandíssima noite para levarmos daqui a vitória. Temos de roçar a perfeição contra uma equipa como esta do Barcelona. Independentemente dos momentos das equipas, estes são sempre jogos de altíssimo nível, onde os jogadores estão super motivados."
Elogios de Xavi e João Cancelo: "Não sei o que vai na cabeça do Xavi e do João. Não gosto muito de elogios, seja de treinadores ou jogadores, na véspera de jogos. Faz parte das minhas caraterísticas como pessoa. Podia ficar radiante, mas não fico. A responsabilidade é sempre a mesma, de ganhar e disputar o jogo, de fazer o melhor. Agradeço muito os elogios de Xavi, retribuo metendo um bocadinho mais de condimento, dizendo que foi um jogador diferente de mim, mas de qualidade altíssima. Agora, está também a provar que é um grandíssimo treinador."
Últimos resultados
Barcelona: D-V-D-V-E
FC Porto: V-D-V-V-V
Últimos onzes
Barcelona: Iñaki Peña, João Cancelo, Iñigo Martínez, Andreas Christensen, Álex Baldé, Oriol Romeu, Frenkie de Jong, Pedri González, Lamine Yamal, Ferrán Torres, Robert Lewandowski.
FC Porto: Cláudio Ramos, João Mário, Fábio Cardoso, Zé Pedro, João Mendes, André Franco, Marko Grujic, Romário Baró, Wenderson Galeno, Danny Namaso, Evanilson.
Ausências
Barcelona: Gavi (lesionado) e Ter Stegen (em dúvida).
FC Porto: Marcano, Veron e Wendell (lesionados). David Carmo (suspensão).
Leia Também: Esteve no FC Porto e Barça, mas admite: "Que ganhe o Barcelona"