O FC Porto carimbou, ao início da tarde desta terça-feira, o apuramento para a próxima fase da UEFA Youth League, ao visitar e derrotar o Barcelona, no Estadi Johan Cruyff, por categóricos 0-4, em jogo a contar para a quinta e penúltima jornada da fase de grupos.
Rodrigo Mora inaugurou o marcador, aos 23 minutos, e abriu caminho para um segundo tempo 'avassalador', no qual o domínio azul e branco se traduziu nos golos de Gonçalo Sousa, Jorge Meireles e Anhá Candé, aos 59, 73 e 79 minutos, respetivamente.
Feitas as contas, com este resultado, o FC Porto passa a somar 12 pontos em 15 possíveis, pelo que ascende à liderança do Grupo H, com seis pontos de vantagem sobre o Shakhtar Donetsk, que, horas antes, derrotou o último classificado, o Antuérpia (a 'zeros'), por 3-1.
Na última jornada, agendada para 13 de dezembro, os portugueses (que têm vantagem sobre os espanhóis no confronto direto) recebem o Shakhtar Donetsk, dependendo apenas de si mesmos para assegurarem a liderança.
O primeiro classificado, recorde-se, passa automaticamente os oitavos-de-final da maior prova europeia de clubes no escalão de sub-19. Quando ao segundo, terá de participar num playoff para também lá chegar.
Leia Também: "Há o sonho de o FC Porto regressar à final da Liga dos Campeões, mas..."