Foi o canto do cisne na quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Esta quarta-feira marcou o fim da penúltima jornada desta ronda da prova. E houve alguns dados a assinalar no que toda a apurados e eliminados.
No Grupo A, o Manchester United teve a ajuda do Bayern Munique para manter vivo o sonho de rumar aos oitavos de final da prova. Os red devils estiveram a vencer, mas empataram na casa do Galatasaray, num jogo em que Bruno Fernandes brilhou. Contudo, o Copenhaga foi empatar à Baviera, o que deixa tudo em aberto para a última jornada. Os ingleses são últimos com quatro pontos, menos dois do que os turcos e os dinamarqueses. O Bayern já está nos oitavos de final.
No grupo B, as contas ficaram fechadas. O Arsenal aplicou uma copiosa goleada de 6-0 ao Lens e já sabe que tem lugar garantido nos oitavos de final. O PSV, que venceu o Sevilla, também garantiu bilhete. Lens e os espanhóis só podem sonhar com a Liga Europa.
No grupo C, o já qualificado Real Madrid venceu na receção ao Napoli por 4-2, um resultado que beneficia o Sporting de Braga. Os minhotos, que terminaram o jogo com menos um jogador, empataram na receção ao Union Berlim e vão até Itália discutir a continuidade na Liga dos Campeões. Os alemães podem sonhar com a Liga Europa se vencerem o Real Madrid e os minhotos perderem no sul de Itália.
Por fim, no grupo D, o Inter anulou uma desvantagem de três golos para empatar na visita ao Benfica. Os italianos falharam a ultrapassagem à Real Sociedad, que cedeu um nulo na receção ao Salzburgo. Já o Benfica sabe que tem de vencer os austríacos por mais de dois golos de diferença para ainda ter a hipótese de seguir para a Liga Europa.
As contas já definidas desta fase de grupos:
Apurados para os oitavos de final: Bayern, Inter, Manchester City, RB Leipzig, Real Madrid, Real Sociedad, Atlético de Madrid, Lazio, Barcelona, Arsenal, PSV e Borussia Dortmund.
Matematicamente fora dos oitavos de final: Benfica, Antuérpia, Celtic, Estrela Vermelha, Feyenoord, RB Salzburgo, Union Berlim, Lens e Young Boys.
Feyenoord e Young Boys têm Liga Europa assegurada; Celtic, Estrela Vermelha e Antuérpia já sabem que estão fora das provas europeias.
Leia Também: Champions: Siga em direto os resultados e marcadores da 5.ª jornada