A surfista Mariana Rocha Assis, de 26 anos, denunciou, esta quarta-feira, nas redes sociais, que é alvo de ameaças por parte de um hacker há várias semanas.
De acordo com a jovem, de 26 anos, tudo começou a 17 de novembro, dia em que recebeu no telemóvel imagens "suas" nua, "geradas por Inteligência Artificial (IA)", que, apesar de "parecerem reais", só o rosto lhe pertence.
Desde aí, tem vivido um verdadeiro "inferno emocional", como descreveu na publicação partilhada ontem no Instagram.
"Tenho passado por um inferno emocional ultimamente e gostaria de partilhar a minha história, pois acredito que há mais vítimas como eu a sofrer com esse novo tipo de assédio", escreveu a surfista portuguesa, que é também skater, ao ver-se vítima de um crime conhecido como 'DeepNude'.
Tal como mostra uma das imagens partilhadas por Mariana no Instagram, a "pessoa em questão" exigiu 5 mil euros para não enviar as fotos falsas para "família, amigos, patrocinadores e clientes do hotel".
Apesar das ameaças, a surfista recusou ceder à chantagem e já está a sofrer com isso.
"Fala-se muito sobre como as coisas evoluíram. Hoje eu vi o lado negro desse mundo assustador. Perdi muito dinheiro, vou ter fotos minhas a circular online. E o mais assustador é que está a acontecer com muita gente. Por isso, cuidado", realçou ainda na mesma publicação.
Para a campeã mundial de surfskate de 2017 "esses malditos hackers estão a destruir vidas, a destruir sonhos". "O meu ainda está vivo, aos poucos estou a chegar lá. Por mais que eu acredite que a Inteligência Artificial tem os seus pontos bons, é assustador para onde estamos a ir", reconheceu, pedindo aos políticos para fazerem algo para combater este crime.
Recorde-se que além de Mariana Rocha Assis, muitas outras caras conhecidas já foram vítimas deste tipo de chantagem, com imagens íntimas criadas por IA.
Ver esta publicação no Instagram
Leia Também: Web Summit: IA pode "perturbar positivamente" Educação