Encerrada a quinta e penúltima jornada da fase de grupos, esta quinta-feira, há clubes que já festejaram o acesso aos 'oitavos' e outros que, na pior das hipóteses, já contam com acesso aos playoffs garantido. Pelo meio, há ainda quem esteja de olho na 'escapatória' da Liga Conferência Europa.
No grupo A, West Ham e Friburgo já confirmaram a permanência na Liga Europa e partem para a última ronda a discutir, entre si, a liderança e consequente apuramento direto, uma vez que partilham o trono com 12 pontos. Ainda assim, não é nó no jogo em Inglaterra que há decisões a tomar, dado que o Olympiacos-Backa Topola irá decidir quem fica com a vaga da Liga Conferência Europa, por via do terceiro posto. Neste momento, os gregos levam três pontos de vantagem, mas um triunfo dos sérvios poderá inverter a ordem na classificação.
Olympique Marseille e Brighton também já garantiram a continuidade na competição e, à semelhança dos líderes do grupo A, vão discutir, entre si, a passagem direta aos 'oitavos', sendo que os franceses deslocam-se a Inglaterra com mais um ponto no grupo B, bastando, assim, um empate. Já AEK e Ajax vão lutar diretamente pela última vaga do podio, mas os neerlandeses, estando dois pontos atrás, precisarão inevitavelmente de vencer para chegar à Liga Conferência Europa.
No grupo C, as contas estão muito 'embrulhadas'. O Real Betis é líder, mas ainda poderá 'cair' para a terceira prova europeia de clubes, caso perca frente ao Rangers, perante um triunfo do Sparta Praga, sendo que o mesmo se aplica aos escoceses. Caso os checos vençam o Aris Limassol, garantem a continuidade na Liga Europa, no entanto, uma derrota poderá valer a queda para o último lugar, deixando os cipriotas a festejar a ida à Liga Conferência Europa.
O grupo D, do Sporting, já não tem grandes contas a fazer no que à Liga Europa diz respeito. Com o empate (1-1) nesta quinta-feira, a Atalanta confirmou o apuramento direto e 'atirou' os leões - distanciados por três pontos - para as decisões dos playoffs, frente aos terceiros classificados que cairão da Liga dos Campeões. Já Sturm Graz e Raków ainda irão batalhar pela terceira posição, que partilham atualmente com quatro pontos.
O Liverpool - de Diogo Jota - também foi uma das poucas equipas a garantir o seu nome nos 'oitavos' da Liga Europa, com mais quatro pontos que o Toulouse, no grupo E. Os franceses estão em boa posição para assegurar o playoff, mas terão de empatar frente ao LASK ou esperar apenas que o Union St. Gilloise não 'atropele' os reds. Os belgas, ainda de olho no segundo lugar, terão de defender também o terceiro posto, dado que somam apenas mais dois pontos que o LASK. Um triunfo dos austríacos poderá ditar uma 'cambalhota' na vaga de acesso à Liga Conferência Europa, caso os belgas não batam o Liverpool.
No grupo F, Rennes e Villarreal já têm passaporte garantido na Liga Europa, mas o confronto direto na última ronda poderá ditar quem passa em primeiro, sendo que o clube espanhol - a três pontos dos franceses - ainda tem um jogo em atraso, frente ao Maccabi Haifa. O Panathinaikos segue na terceira posição e, à semelhança dos apurados, também discutirá quem 'cai' para a mais recente prova europeia de clubes, diante dos israelitas.
Slavia Praga e AS Roma (de José Mourinho) sabem que irão continuar a jogar na Liga Europa, faltando ainda decidir quem passa em primeiro no grupo G. O conjunto italiano precisa de vencer o Sheriff para sonhar com o apuramento direto, mas um empate dos checos frente ao Servette poderá ser suficiente - consoante a diferença de golos - para atirar a AS Roma para os playoffs. Os suíços vão competir na Liga Conferência Europa e o Sheriff já disse 'adeus' às provas europeias.
Com um registo 100% vitorioso, o Bayer Leverkusen garantiu o apuramento direto sem grandes dificuldades, num grupo H em que a única indecisão prende-se à atribuição dos segundo e terceiro lugares. Com os mesmos sete pontos, o Qarabag precisará apenas de, contra o Hacken, fazer o mesmo resultado que o Molde fará frente aos alemães, para seguir para o playoff. Caso os noruegueses façam melhor, deixam a vaga da Liga Conferência Europa para o conjunto do Azerbaijão. Já o Hacken, sem pontos, está fora das provas europeias.
As contas já definidas desta fase de grupos:
Apurados na Liga Europa: Atalanta ('oitavos'), Liverpool ('oitavos'), Bayer Leverkusen ('oitavos'), West Ham, Friburgo, Olympique Marseille, Brighton, SPORTING, Rennes, Villarreal, Slavia Praga e AS Roma.
Ainda entre Liga Europa e Liga Conferência Europa: Real Betis, Rangers, Sparta Praga, Toulouse, Union St. Gilloise, Qaarabag e Molde.
Luta exclusiva pela Liga Conferência Europa: Olympiacos, Backa Topola, AEK, Ajax, Aris Limassol, Sturm Graz, Raków, LASK Linz, Panathinaikos e Maccabi Haifa.
Liga Conferência Europa assegurada: Servette.
Eliminados das competições europeias: Sherrif e Hacken.
Leia Também: Edwards ainda fez magia, mas Sporting não evita 'tubarão' da Champions
Leia Também: Mourinho regressa e AS Roma garante passagem na Liga Europa... sem ganhar
Leia Também: Liverpool, sem Diogo Jota, goleia rumo aos 'oitavos' da Liga Europa
Leia Também: Champions: Quem já está apurado, os eliminados e o que falta decidir