O FC Porto prepara-se para fazer a sua estreia na presente edição da Taça da Liga, esta quarta-feira, frente ao Estoril, num jogo do grupo D que poderá já decidir quem passa à 'final four' da prova ou, por outro lado, adiar as decisões para a derradeira ronda da fase de grupos.
O conjunto liderado por Sérgio Conceição sabe que, em caso de derrota, vê o Estoril fazer a festa ao carimbar o apuramento, porém, perante um cenário de empate ou triunfo azul e branco, tudo ficará adiado para o FC Porto-Leixões, agendado para o próximo dia 23 de dezembro.
O duelo mais recente entre as duas equipas estará bem presente na memória de todos. Os canarinhos sorriram na deslocação ao Estádio do Dragão (0-1), naquele que foi o primeiro triunfo sob o comando Vasco Seabra na I Liga, iniciando, desde então, um percurso vitorioso apenas interrompido no passado domingo, em Braga (3-1).
Já os azuis e brancos reagiram a esse desaire de forma assertiva e venceram todos os duelos disputados em solo nacional, nas mais variadas competições, já com um conforto raramente visto até esse 'tropeção', excetuando-se a deslocação a Barcelona (2-1) há precisamente uma semana.
Para evitar surpresas, Sérgio Conceição garantiu que irá a jogo com a melhor equipa, em função também daquilo que o adversário pode dar à partida, pelo que os dragões já estarão a desenhar um plano de 'vingança' em defesa da Taça da Liga - título que venceram pela primeira vez na época passada, frente ao Sporting.
O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental), esta quarta-feira, com arbitragem de Hélder Malheiro, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Vasco Seabra
Estoril pode fechar apuramento: "Mais do que aquilo que pode representar mais à frente, é o que representa agora. É este momento, o momento atual, de defrontar uma das melhores equipas do campeonato em Portugal".
Equipa em crescimento: "É sempre importante tentarmos surpreender, vamos jogar contra um adversário que tem um excelente treinador, que de jogo para jogo também faz várias 'nuances', que naturalmente provoca em nós a preparação para diferentes coisas, tal como também nós procuramos coisas diferentes para tentarmos criar essa mesma surpresa. É também verdade que acho que vamos ter pela frente um FC Porto muito forte".
FC Porto: "Tenho a certeza de que o Sérgio vai apresentar aquele que considera ser o melhor 'onze' para nos defrontar, disso não tenho dúvidas. Pelo espírito competitivo do treinador, pelo espírito competitivo do clube e do nosso lado teremos de fazer exatamente o mesmo".
Sérgio Conceição
Importância da Taça da Liga: "É uma competição nova por comparação às outras. Mesmo a nível da própria organização foi melhorando. Não vejo nenhum clube que não queira ganhar este título. O caminho mais curto para se ganhar um título é na Taça da Liga. Ganhar uns quatro jogos pode bastar. Este clube vive disso. Não vejo como é possível desvalorizar. Queremos somar três pontos e vou meter a melhor equipa para consegui-lo".
Qualidades do Estoril: "Sabem jogar, privilegiam os momentos em posse e têm ali um corredor povoado com três centrais. Os jogadores percebem bem o que fazer sem bola. É uma boa equipa. Coletivamente estão mais fortes do que há algumas semanas atrás. João Mário e Alan Varela? Estão fora, sim. Estão lesionados".
Palavras polémicas após último confronto: "Quando faço um ou outro alerta não é por acaso. Senão vou dizer que sou um maluquinho, que não sabe o que dizer. Se tenho uma mensagem que quero transmitir cá para fora é poque é bem pensada. Naquele momento achei que o devia dizer. Passaram-se coisas ou situações que não me agradaram. Só isso. Depois disso, as pessoas como grandes profissionais que são continuam a dar o melhor de si. Com isso fico imenso satisfeito. Não há departamentos perfeitos, incluindo a equipa técnica. Em conjunto, tentamos todos os dias melhorar. Assumo sempre a responsabilidade em tudo. Sou eu que treino, sou eu que perco. A minha intenção é sempre fazer o melhor para que a equipa ganhe. Esse é o objetivo".
Últimos resultados
Estoril: D-V-V-V-D
FC Porto: V-D-V-V-V
Últimos onzes
Estoril: Marcelo Carné, Volnei Feltes, Bernardo Vital, Pedro Álvaro, Wagner Pina, Jordan Holsgrove, Mateus Fernandes, Tiago Araújo, Rafik Guitane, Alejandro Marqués e João Marques.
FC Porto: Diogo Costa, Jorge Sánchez , Fábio Cardoso, Pepe, João Mendes, Pepê, Stephen Eustaquio, Alan Varela, Wenderson Galeno, Evanilson e Mehdi Taremi.
Ausências
Estoril: Erick Cabaco (lesionado).
FC Porto: João Mário, Alan Varela, Iván Marcano, Gabriel Veron e Wendell (lesionados)
Leia Também: Conceição descarta gestão na Taça da Liga: "Vou meter a melhor equipa"
Leia Também: Sérgio Conceição explica recados internos: "Vão dizer que sou maluquinho"
Leia Também: De 'Mota' para a titularidade. Oito oportunidades à vista no FC Porto