Estoril-FC Porto: Haverá nova surpresa ou 'vingança' em defesa do título?

Equipas reencontram-se sensivelmente um mês após o triunfo dos canarinhos no Dragão, mas noutro palco e noutra competição.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
06/12/2023 07:27 ‧ 06/12/2023 por Miguel Simões

Desporto

Antevisão

O FC Porto prepara-se para fazer a sua estreia na presente edição da Taça da Liga, esta quarta-feira, frente ao Estoril, num jogo do grupo D que poderá já decidir quem passa à 'final four' da prova ou, por outro lado, adiar as decisões para a derradeira ronda da fase de grupos.

O conjunto liderado por Sérgio Conceição sabe que, em caso de derrota, vê o Estoril fazer a festa ao carimbar o apuramento, porém, perante um cenário de empate ou triunfo azul e branco, tudo ficará adiado para o FC Porto-Leixões, agendado para o próximo dia 23 de dezembro.

O duelo mais recente entre as duas equipas estará bem presente na memória de todos. Os canarinhos sorriram na deslocação ao Estádio do Dragão (0-1), naquele que foi o primeiro triunfo sob o comando Vasco Seabra na I Liga, iniciando, desde então, um percurso vitorioso apenas interrompido no passado domingo, em Braga (3-1).

Já os azuis e brancos reagiram a esse desaire de forma assertiva e venceram todos os duelos disputados em solo nacional, nas mais variadas competições, já com um conforto raramente visto até esse 'tropeção', excetuando-se a deslocação a Barcelona (2-1) há precisamente uma semana.

Para evitar surpresas, Sérgio Conceição garantiu que irá a jogo com a melhor equipa, em função também daquilo que o adversário pode dar à partida, pelo que os dragões já estarão a desenhar um plano de 'vingança' em defesa da Taça da Liga - título que venceram pela primeira vez na época passada, frente ao Sporting.

O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental), esta quarta-feira, com arbitragem de Hélder Malheiro, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Vasco Seabra

Estoril pode fechar apuramento: "Mais do que aquilo que pode representar mais à frente, é o que representa agora. É este momento, o momento atual, de defrontar uma das melhores equipas do campeonato em Portugal".

Equipa em crescimento: "É sempre importante tentarmos surpreender, vamos jogar contra um adversário que tem um excelente treinador, que de jogo para jogo também faz várias 'nuances', que naturalmente provoca em nós a preparação para diferentes coisas, tal como também nós procuramos coisas diferentes para tentarmos criar essa mesma surpresa. É também verdade que acho que vamos ter pela frente um FC Porto muito forte".

FC Porto: "Tenho a certeza de que o Sérgio vai apresentar aquele que considera ser o melhor 'onze' para nos defrontar, disso não tenho dúvidas. Pelo espírito competitivo do treinador, pelo espírito competitivo do clube e do nosso lado teremos de fazer exatamente o mesmo".

Sérgio Conceição

Importância da Taça da Liga: "É uma competição nova por comparação às outras. Mesmo a nível da própria organização foi melhorando. Não vejo nenhum clube que não queira ganhar este título. O caminho mais curto para se ganhar um título é na Taça da Liga. Ganhar uns quatro jogos pode bastar. Este clube vive disso. Não vejo como é possível desvalorizar. Queremos somar três pontos e vou meter a melhor equipa para consegui-lo".

Qualidades do Estoril: "Sabem jogar, privilegiam os momentos em posse e têm ali um corredor povoado com três centrais. Os jogadores percebem bem o que fazer sem bola. É uma boa equipa. Coletivamente estão mais fortes do que há algumas semanas atrás. João Mário e Alan Varela? Estão fora, sim. Estão lesionados".

Palavras polémicas após último confronto: "Quando faço um ou outro alerta não é por acaso. Senão vou dizer que sou um maluquinho, que não sabe o que dizer. Se tenho uma mensagem que quero transmitir cá para fora é poque é bem pensada. Naquele momento achei que o devia dizer. Passaram-se coisas ou situações que não me agradaram. Só isso. Depois disso, as pessoas como grandes profissionais que são continuam a dar o melhor de si. Com isso fico imenso satisfeito. Não há departamentos perfeitos, incluindo a equipa técnica. Em conjunto, tentamos todos os dias melhorar. Assumo sempre a responsabilidade em tudo. Sou eu que treino, sou eu que perco. A minha intenção é sempre fazer o melhor para que a equipa ganhe. Esse é o objetivo".

Últimos resultados

Estoril: D-V-V-V-D

FC Porto: V-D-V-V-V

Últimos onzes

Estoril: Marcelo Carné, Volnei Feltes, Bernardo Vital, Pedro Álvaro, Wagner Pina, Jordan Holsgrove, Mateus Fernandes, Tiago Araújo, Rafik Guitane, Alejandro Marqués e João Marques.

FC Porto: Diogo Costa, Jorge Sánchez , Fábio Cardoso, Pepe, João Mendes, Pepê, Stephen Eustaquio, Alan Varela, Wenderson Galeno, Evanilson e Mehdi Taremi.

Ausências

Estoril: Erick Cabaco (lesionado).

FC Porto: João Mário, Alan Varela, Iván Marcano, Gabriel Veron e Wendell (lesionados)

Leia Também: Conceição descarta gestão na Taça da Liga: "Vou meter a melhor equipa"

Leia Também: Sérgio Conceição explica recados internos: "Vão dizer que sou maluquinho"

Leia Também: De 'Mota' para a titularidade. Oito oportunidades à vista no FC Porto

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Óbito

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas