As notas do Benfica-Farense: Velho foi 'passa' algarvia dura de digerir

Encarnados voltaram a desiludir no campeonato e empataram na receção ao Farense. Desacerto em níveis nunca antes vistos pode valer uma fuga maior do Sporting.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
09/12/2023 07:55 ‧ 09/12/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

Foi um Benfica extremamente perdulário, mas com muitas oportunidades criadas, aquele que, ao final da tarde de sexta-feira, voltou a perder pontos na I Liga. Pela segunda semana consecutiva, a equipa de Roger Schmidt somou um empate, não saindo da igualdade na receção ao Farense (1-1), em jogo da 13.ª jornada do campeonato.

Depois da 'milagrosa', e tardia, vitória no dérbi sobre o Sporting, o clube da Luz entrou numa espiral muito negativa, ao ponto de Roger Schmidt até já abrir as portas à saída, e de, num momento de maior tensão, Arthur Cabral ter desafiado adeptos encarnados com um gesto obsceno depois da partida.

O ambiente é de tensão na Luz e isso sentiu-se nas bancadas durante toda a partida. Líder até há duas jornadas, o Benfica iniciou esta fase cinzenta com um empate diante de uma versão 'B' do Inter, que ditou a eliminação da Liga dos Campeões. O buraco negro foi aumentando, as exibições desinspiradas também e quem fugiu foi o rival Sporting. E até pode fugir mais.

Depois do empate em Moreira de Cónegos, que gerou muitas críticas junto dos adeptos, era de esperar que, na própria casa, o Benfica apresentasse uma exibição mais positiva. A bem da verdade, criação de oportunidades de golo não faltou. Foram 37 (sim, leu bem!), 37 as ocasiões que a equipa de Roger Schmidt teve ao longo da partida. Contudo, a noite não era mesmo de golos.

Os encarnados só se podem queixar deles próprios já que desperdiçaram incontáveis oportunidades para se colocarem a vencer, muitas delas claras. Tanto desperdício que pode sair caro na corrida pela revalidação do título de campeão nacional.

A pressão de não marcar um golo foi enervando a equipa e quem aproveitou foi o Farense. Cláudio Falcão colocou os algarvios na frente, à passagem dos 51 minutos, e desencadeou ainda mais contestação vinda das bancadas. Os adeptos encarnados, que já começam a 'perder' a paciência com as inovações de Roger Schmidt no que toca à escolha dos titulares, não perdoaram nova invenção, desta feita no momento de substituição.

Corria o minuto 64 quando o germânico tirou João Neves e Tengstedt para colocar Gonçalo Guedes e Musa. Na resposta, o alemão levou com uma monumental assobiadela e até com objetos atirados na sua direção, ao que o Benfica ripostou com a igualdade. Depois de muito desperdiçar, Rafa foi finalmente capaz de finalizar com sucesso e empatar a partida, aos 71', assistido por Aursnes. O português acalmou os ânimos numa partida que fervilhava.

Mas a reação do Benfica foi sol de pouca dura já que a equipa da casa não foi mais longe e o campeão nacional acabaria por ceder dois pontos de forma surpreendente. Segue-se agora uma semana não se afigura fácil para as águias. Na terça-feira, há duelo na Áustria contra o Salzburgo e que é decisivo para a continuidade na Europa e depois, a 17 de dezembro, há jogo em casa do Sporting de Braga. Terá Roger Schmidt a capacidade necessária para passar por cima deste ciclo negativo e deixar o Benfica novamente a respirar de alívio? A resposta será dada dentro de pouco mais de uma semana.

Mas vamos às notas desta partida

Figura

A escolha não podia recair sobre outro jogador que não Ricardo Velho. O guarda-redes do Farense encheu a baliza e é graças à sua exibição que os algarvios regressam a casa com um ponto na bagagem. Aliás, a equipa de José Mota não averbou uma goleada muito por culpa do muro que o guardião construiu.

Surpresa

Aursnes tem andado um pouco apagado nos últimos jogos do Benfica. O 'bombeiro' nórdico tem atuado em muitas posições e, por isso, pode estar a acusar essa falta de fixação num local específico do onze. Neste duelo contra o Farense atuou do lado direito da defesa e contribuiu para a criação de várias jogadas de perigo. O norueguês deu a profundidade que tem faltado à ala direita dos encarnados. Assistiu para o golo de Rafa Silva.

Desilusão

Kokçu regressou ao onze dos encarnados, mas foi uma peça a menos durante o tempo em que esteve em campo. Cometeu demasiados erros e somou muitas perdas de bola. Um remate perigoso de meia-distância aos 55 minutos é pouco para quem custou tanto dinheiro no verão passado.

Treinadores

Roger Schmidt

O Benfica apresentou um elevado caudal ofensivo durante toda a partida, ao contrário do que tinha acontecido em jogos anteriores. Mas se se criam muitas ocasiões, também é preciso concretizar algumas e não foi isso que aconteceu na Luz. A falta de eficácia extrema penalizou os campeões nacionais. A equipa ficou algo intranquila com o golo de Cláudio Falcão e depois, já com a igualdade alcançada, faltou discernimento para ir buscar o triunfo na partida. Vida difícil para o alemão nos próximos jogos.

José Mota

O técnico dos algarvios tinha prometido não trazer o autocarro para a Luz e a verdade é que a promessa se cumpriu. Os leões de Faro foram audazes e conseguiram superar a pressão do adversário, muito com a ajuda de uma exibição de mão cheia de Ricardo Velho. O golo de Falcão teve o condão de enervar o Benfica e intranquilizar a equipa da casa rumo àquela que seria a missão de tentar vencer o jogo.

Arbitragem

Trabalho positivo da equipa liderada por Miguel Nogueira. Todas as decisões que tomou ao longo da partida foram corretas e não influenciaram o resultado final.

Leia Também: Em dia feriado, valeu 'São Velho'. Benfica escorrega e Schmidt é vaiado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Zeki Amdouni mostra marca após pancada no Farense-Benfica

Taça de Portugal

Zeki Amdouni mostra marca após pancada no Farense-Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Fórmula 1

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas