O triste episódio ocorrido durante o jogo entre o Ankaraguçu e o Rizespor no campeonato turco, em que o presidente da equipa da casa, Faruk Koca, agrediu brutalmente o árbitro, Halil Umut Meler, no relvado, teve consequências terríveis.
A federação turca anunciou a suspensão temporária de todo o futebol na Turquia. O presidente Recep Tayyip Erdogan e o Ministro da Juventude e dos Desportos, Osman Askın Bak, partilharam mensagens a condenar a violência; o Ministro da Justiça, Yılmaz Tunç, informou que tinha sido aberto um inquérito e o Ministro do Interior, Ali Yerlikaya, informou que Faruk Koca e as duas pessoas que o acompanhavam tinham sido detidos. Para além do soco, foram vistos a pontapear o árbitro no chão.
Após ser detido, Koca fez uma breve declaração aos jornalistas: "Este incidente desenvolveu-se devido a decisões erradas e comportamento provocatório do árbitro. O meu objetivo era reagir verbalmente e cuspir na sua cara. Nesse momento, dei um soco na cara do árbitro. O soco que dei não vai causar fraturas. Depois do soco que dei, o árbitro ficou parado por cerca de 5 a 10 segundos e depois é que se atirou para o chão. Eles imediatamente retiraram-me do local porque eu tinha um problema cardíaco. Não tenho conhecimento de nenhum outro incidente além deste."
Após o incidente, foram revelados mais pormenores sobre a vida de Umut Meler, que foi pai há apenas 10 dias. As suas fotografias após a agressão, com o olho negro, contrastam com as imagens felizes em que aparece a posar com o seu filho recém-nascido, há alguns dias.
A Associação de Árbitros foi categórica ao analisar o sucedido: "Neste momento, não podemos pensar em futebol nem em arbitragem. O nosso único pensamento é que Halil Umut Meler recupere rapidamente a sua saúde e a da sua família. Depois disso, vamos reunir-nos como árbitros e explicar-lhes a decisão que vamos tomar em relação a nós próprios e à nossa carreira", comentou Arda Kardesler, representante dos árbitros.
Além disso, o médico do hospital onde foi tratado deu informações atualizadas sobre o seu estado: "O nosso paciente deu recentemente entrada no serviço de urgências do hospital. Foram efetuados os primeiros exames, tomografia computorizada e outros exames desde o cérebro até à zona do estômago, especialmente devido a um traumatismo cranioencefálico. De momento, não há perigo de vida. Há uma hemorragia à volta do olho esquerdo. Existe uma pequena fissura. Não parece haver nenhuma situação significativa de risco de vida. Vamos acompanhá-lo até de manhã, porque ele tem um traumatismo craniano. Mandá-lo-emos para casa de manhã, depois dos exames necessários".
Leia Também: Turquia em choque: Presidente do Ankaragucu agride árbitro com soco