O Benfica visitou e derrotou, esta terça-feira, o RB Salzburgo (3-1), em jogo da 6.ª e derradeira jornada da Liga dos Campeões, conseguindo assegurar o terceiro lugar do grupo D, que garante uma vaga no playoff de acesso à Liga Europa.
Arthur Cabral foi autor do golo decisivo, apontado de calcanhar já no período de descontos, depois de ter entrado em campo em cima do minuto 90.
As águias precisavam de ganhar por dois golos de diferença na Áustria e até tinham a tarefa bem encaminhada ao intervalo. No entanto, um golo de Simic colocou tudo em causa e apenas nos descontos o Benfica conseguiu confirmar os números necessários para superar o Salzburgo na tabela classificativa e garantir uma vaga na Liga Europa.
Feitas as contas, Benfica e Salzburgo somaram os mesmos quatro pontos em seis jogos, mas as águias igualaram o critério de desempate do confronto direto e forçaram o dos golos marcados, onde tinham superioridade face aos austríacos.
A vida europeia de Roger Schmidt e companhia prossegue na Liga Europa.
Filme do jogo
Os primeiros minutos do Benfica na Áustria não estavam a correr muito bem, perante alguma falta de capacidade em ter a bola nos pés, mas a primeira grande oportunidade do jogo até esteve nos pés de Rafa Silva. Aos 13 minutos o avançado português apareceu em boa posição para bater Alexander Schlager, mas atirou... por cima da baliza.
Apesar do falhanço escandaloso, o Benfica até soube tirar proveito da situação e começou a ganhar confiança com as incursões ofensivas que ia fazendo e que deixavam, de forma evidente, a defensiva do Salzburgo em aflição.
A equipa de Roger Schmidt ia subindo no terreno e aos 33 minutos chegou ao golo graças à genialidade de Ángel Di María, que através de um canto direto (!) surpreendeu tudo e todos e abriu o marcador na Áustria.
O golo visitante deixou o Salzburgo desconfortável na partida, mas a formação austríaca depressa arrancou uma boa defesa a Trubin. No entanto, continuavam a ser as águias a equipa mais perigosa na hora de atacar e ainda antes do intervalo chegaria o segundo golo do Benfica. Com Di María novamente na jogada, desta vez a assistir, coube a Rafa Silva (45'+1) corrigir o falhanço inicial e apontar o segundo golo da equipa portuguesa, ao mesmo tempo que deixava o Benfica com um pé na Liga Europa.
O primeiro objetivo do Benfica, de marcar dois golos para anular a vitória do Salzburgo na Luz, estava alcançado, mas era preciso segurar o mesmo nos segundos 45 minutos.
Ora, na segunda metade da partida os encarnados entraram melhor e até tiveram uma bela oportunidade para fazer o 3-0, com Rafa a assinar mais um falhanço, já com Musa no lugar de Tengstedt. Pouco depois, e na baliza contrária, Luka Sucic foi mais feliz e reduziu a diferença no marcador, aos 57 minutos, voltando a deixar o Benfica mais longe da vaga da Liga Europa.
O Salzburgo ganhou confiança e passou a ser mais perigoso. Aos 64 minutos Trubin teve de se aplicar perante um remate de Fernando - ex-Sporting, lembra-se dele? -, para depois os austríacos ficarem a pedir um penálti por alegada mão de Musa na sequência de um canto.
O Benfica tentava responder pelo mesmo de sempre: Ángel Di María. Schmidt pedia mais à equipa e fez entrar Gonçalo Guedes para o lugar de Kokçu, mas era pelo argentino que as águias ficavam mais perto de marcar. Aos 70 minutos, Di María fez a diagonal e atirou cruzado... ao poste.
O Salzburgo chegou a fazer o 2-2, por intermédio de Sekou Koita, mas o lance foi prontamente anulado pelo árbitro por fora de jogo, decisão validada pelo VAR. O Benfica respondeu de imediato e Rafa Silva voltou a ficar na cara de Schlager, mas atirou, uma vez mais, à figura do guardião do Salzburgo.
O relógio não abrandava e quando tudo levava a crer que o Benfica ia despedir-se das competições europeias na presente temporada, eis que Roger Schmidt lançou Arthur Cabral. O avançado brasileiro entrou em campo já depois do minuto 90, mas não precisou de muito tempo para marcar, de calcanhar (!) e meter o Benfica na Liga Europa.
O Benfica assegurou, com este resultado, a diferença necessária para ficar com o terceiro lugar do grupo D e vai transitar para a Liga Europa, competição na qual disputará o playoff de acesso aos oitavos de final.
Momento do jogo: O golo de Arthur Cabral, quando tudo parecia resolvido, mudou tudo na vida das duas equipas e do próprio jogador brasileiro. Depois do gesto obsceno aos adeptos, no sábado, a redenção no maior palco do mundo do futebol.
Classificação final grupo D
- Real Sociedad, 12 pontos
- Inter, 12 pontos
- Benfica, 4 pontos
- Salzburgo, 4 pontos
Equipas iniciais
Mit dieser Startelf ins Endspiel um Europa! #SALSLB #UCL
— FC Red Bull Salzburg (@RedBullSalzburg) December 12, 2023
#SALSLB • #UCL pic.twitter.com/iWpjY56C3y
— SL Benfica (@SLBenfica) December 12, 2023
Antevisão
O Benfica visita, esta terça-feira, o RB Salzburgo em jogo da 6.ª e derradeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. As águias apenas somam apenas um ponto e já estão afastadas da fase seguinte há duas rondas, pelo que resta apenas agora lutar por uma vaga no playoff de acesso à Liga Europa.
Depois de ter deixado fugido a vitória frente ao Inter (3-3), o Benfica precisa agora de vencer em Salzburgo por dois golos de diferença, sendo que não contará com o apoio dos adeptos, por conta do novo castigado aplicado pela UEFA, na sequência das tochas lançadas aos apoiantes da Real Sociedad em San Sebastián.
O Salzburgo ganhou por dois golos aquando a visita à Luz e por essa razão a formação de Roger Schmidt precisa de igualar esse mesmo registo para forçar o desempate pelos golos em todos os jogos do grupo.
O pontapé de saída está agendado para as 20h00 e poderá acompanhar todas as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Mau presságio? Jovens águias perdem em Salzburgo e caem da Youth League