Uma mão cheia de Galeno: As notas do FC Porto-Shakhtar

O extremo português rubricou um par de golos e um par de assistências diante do conjunto ucraniano.

Notícia

© Getty Images

Ricardo Santos Fernandes
14/12/2023 08:27 ‧ 14/12/2023 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Análise

O FC Porto qualificou-se, esta quarta-feira, no Estádio do Dragão, para os oitavos de final da Liga dos Campeões, após vencer, por 5-3, o Shakhtar Donetsk. Uma passagem que se traduziu num cheque de quase 13 milhões de euros para os azuis e brancos (9,6 pela passagem e 2,8 pelo triunfo).

Numa partida que se traduziu num carrossel de golos, mas sempre com o FC Porto em vantagem, os azuis e brancos adiantaram-se logo aos nove minutos, por Galeno, para pouco depois, aos 30', os ucranianos adiantarem-se por Sikan, num lance bastante polémico.

Ainda antes do intervalo, Galeno, outra vez ele, de fora da área, a aplicar nova chicotada. A etapa complementar começou com Taremi a espreitar o golo. À primeira Riznyk ainda negou os 'foguetes' de alegria ao iraniano, para momentos depois o avançado conseguir mesmo fazer o 3-1. Eustáquio ainda deu alguma esperança ao Shakhtar, introduzindo a bola na própria baliza aos 72 minutos.

Num 'ida e volta' constante, aos 75', o quarentão Pepe dilatou novamente a vantagem azul e branca. Já aos 83 minutos, segundos depois da sua entrada, Francisco Conceição rubricou a mão cheia no marcador. A festa do golo, e é disto que o povo gosta, não parou e aos 88' Eguinaldo ainda maquilhou um pouco o marcador para o Shakhtar e fixou o resultado final em 5-3.

Vamos então às notas de destaque desta partida:

Figura 

Exibição magistral de Galeno. Já tinha marcado dois golos ao Shakhtar, em Hamburgo, e voltou a rubricar um novo par de tentos na noite desta quarta-feira. Balançou as redes por duas vezes e também esteve em mais dois golos dos azuis e brancos.

Surpresa 

Taremi rubricou um dos golos do FC Porto e dispôs ainda de mais duas soberanas ocasiões para arrombar a baliza do Shakhtar. Porém, a felicidade do iraniano foi negada Riznyk.

Desilusão

Valeriy Bondar rubricou uma exibição terrível no eixo da defesa. O homem que devia ter sido uma muralha à retaguarda transformou-se num peluche, facilmente apertado por qualquer rival e desviado das jogadas num ápice.

Treinadores

Sérgio Conceição esteve praticamente irrepreensível. O FC Porto entrou na toada certa e quase sempre esteve no domínio do encontro. As alterações trouxeram ainda maior fulgor ao dragão. E a colocação de Francisco Conceição em campo ainda foi premiada com um golo.

Marino Pusic acabou por ser engolido pela entrada fulgurante do FC Porto no início das duas partes. O Shakhtar nunca atirou a toalha ao chão e lutou sempre, até aos descontos, por marcar o maior número de golos possíveis, mas os erros defensivos acabaram por condenar a formação ucraniana.

Árbitro da partida

István Kovács acabou por ver a sua exibição manchada pelo que fez o árbitro assistente no primeiro golo do conjunto ucraniano. Começa por levantar a bandeirola e momentos depois baixa-a, levando ao engano vários jogadores do FC Porto que travaram o movimento defensivo, permitindo ao Shakhtar conduzir com êxito a redondinha até à baliza de Diogo Costa.

Leia Também: Eis os sete possíveis adversários do FC Porto nos 'oitavos' da Champions

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rui Silva despediu-se do Real Betis com este emocionante vídeo

La Liga

Rui Silva despediu-se do Real Betis com este emocionante vídeo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Fórmula 1

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas