Num jogo em que o resultado era o menos importante, pois o segundo lugar no Grupo da Liga Europa estava assegurado, a equipa de Rúben Amorim teve 'satisfaz bem' na partida, tanto a nível de futebol praticado, como também no resultado. O Sporting venceu o Sturm Graz por 3-0.
Os leões iniciaram o jogo sem alguns dos habituais titulares - Gonçalo Inácio, Pote, Hidemasa Morita ou Diomande. Daniel Bragança e Luís Neto foram apostas.
O Sporting assumiu a posse de bola, na habitual construção a três promovida por Rúben Amorim. Sturm Graz mais na expectativa.
Nuno Santos teve a primeira oportunidade do jogo, com uma bela defesa de Scherpen. Os visitantes ameaçaram só perto dos 15 minutos, com um remate longínquo do lateral esquerdo. Aos 26', nova boa oportunidade para os austríacos. Cruzamento do lado direito com Kiteishvili a atirar de cabeça para as mãos do atento Franco Israel.
Só que o Sporting meteu mais uma velocidade. Aos 37', nova tentativa do Sporting, desta vez com uma bela arrancada de Trincão pela direita. Faltou a definição. E, finalmente, o primeiro golo. O suspeito do costume, Gyokeres, beneficiou de uma grande assistência de Matheus Reis (livrou-se de dois adversários). O sueco atirou ao poste direito da baliza no minuto seguinte.
Ao intervalo, Amorim promoveu mudanças no Sporting. Entraram Gonçalo Inácio, Morita e Marcus Edwards. Dez minutos depois, entrou Dário Essugo. O médio atuou como ala direito e desempenhou bem o papel.
Os sportinguistas confirmaram a vitória com dois golos de um defesa-central - Gonçalo Inácio, na sequência de duas bolas paradas. Já mostrou 'faro goleador' na seleção, e começa a demonstrá-lo no Sporting. Foi a terceira vitória dos leões em seis jogos na fase de grupos. Mais importante até do que este jogo, foi a mensagem deixada ao FC Porto em vésperas de um Clássico em Alvalade.
Momento do jogo: Numa segunda parte que podia ter sido morna e dar azo a eventuais golos dos austríacos, Gonçalo Inácio fez o 2-0 aos 61 minutos, dando tranquilidade no campo e nas bancadas.
Onzes
Sporting: Franco Israel; Ricardo Esgaio, Coates, Luís Neto, Matheus Reis, Nuno Santos; Daniel Bragança, Hjulmand; Francisco Trincão, Paulinho e Gyokeres.
Sturm Graz: Scherpen; Gazibegovic, Kiteishvili, Affengruber, Schnegg; Lavalée, Stankovic, Horvat, Prass; Sarkaria e Jatta.
Antevisão
A receção do Sporting aos austríacos do Sturm Graz acontece num alinhamento do calendário muito particular. Os leões jogam esta última partida da fase de grupos da Liga Europa já sabendo do seu apuramento para a próxima fase, em segundo lugar. O jogo acontece depois de uma derrota 'dolorosa' no Estádio D. Afonso Henriques, no último fim de semana, e antes do Clássico com o FC Porto, um dos jogos mais importantes da época.
Este contexto leva a crer que o jogo com o Sturm Graz possa ser uma espécie de degrau intermédio, ensaio para o Clássico. Será que Rúben Amorim vai jogar na máxima força ou poupar jogadores tendo em vista esse jogo? Resta esperar para ver.
No último embate entre as duas equipas, o Sporting venceu a custo o Sturm Graz, na Áustria, por 2-1. Foi um resultado gizado na segunda parte, em forma de reviravolta, com Gyokeres e Diomande a inscreverem o seu nome no marcador.
O Sporting já sabe que vai disputar, em fevereiro, um adversário 'caído' da Liga dos Campeões para o play-off de acesso à fase a eliminar da Liga Europa, nos oitavos de final. Acompanhe esta partida em direto, com o Desporto ao Minuto.
Leia Também: FC Porto esgota bilhetes para Clássico contra Sporting... em três horas
Leia Também: Já há árbitros nomeados para Sporting-FC Porto e Sp. Braga-Benfica