A FIFA emitiu, este domingo, um comunicado oficial no qual confirma que Benfica e FC Porto estão entre as 32 equipas que vão participar no Mundial de Clubes em 2025.
O organismo com sede na Suíça, e liderado por Gianni Infantino, deu a conhecer os detalhes sobre esta que será a nova versão do Mundial de Clubes, este ano a decorrer na Arábia Saudita.
A FIFA explica que na base para a definição dos 32 clubes apurados para a prova serão tidos em conta os desempenhos desportivos nas principais competições continentais. O sistema de pontuação varia consoante vitórias e empates em jogos, bem como apuramentos para fases seguintes.
No que diz respeito ao formato, a prova contará com oito grupos de quatro equipas. Os oitavos de final contarão com os dois primeiros classificados de cada grupo e todas as eliminatórias vão decididas num só jogo.
Tal como já escrito, FC Porto e Benfica são duas das 32 equipas que vão estar nesta competição. Ao todo, o continente europeu vai colocar 12 equipas. Manchester City, Real Madrid, Chelsea - todos vencedores da Liga dos Campeões -, Bayern, PSG, Inter, Benfica e FC Porto são as equipas já confirmadas. Quatro outros clubes vão ser anunciados no futuro.
No que diz respeito a outros continente, todos eles com clubes ainda por confirmar, a Ásia (AFC) colocará 4 equipas, tal como África (CAF) e formações oriundas da América do Norte, América Central e Caraíbas (CONCACAF). Por seu turno, a América do Sul (CONMEBOL) colocará seis equipas, restando um lugar para formações da Oceania. A última das 32 vagas será atribuída a um clube do país anfitrião.
Além das equipas europeias acima mencionadas, Al Ahly, Wydad Casablanca, Al Hilal, orientado por Jorge Jesus, Urawa Red Diamonds, Monterrey, Seattle Sounders, Club Léon, Auckland, Palmeiras, Flamengo e Fluminense são equipas que também já têm lugar no Mundial de Clubes de 2025.
Este novo formato da competição irá ter lugar a cada quatro anos e vai ser estreado no Estados Unidos entre os dias 15 de junho a 13 de julho de 2025.