Eduardo Quaresma pode ter garantido, na passada segunda-feira, o direito a uma 'nova vida' ao serviço do Sporting, graças à exibição de elevado nível rubricada no triunfo conquistado no tão aguardado Clássico da 14.ª jornada da I Liga, diante do FC Porto, por 2-0.
O central de apenas 21 anos foi o 'jóquer' lançado por Rúben Amorim, face à lesão de última hora contraída pelo capitão, Sebastián Coates, e, não só se mostrou intransponível na defesa, como também útil ao ataque, tendo mesmo assistido para um golo de Viktor Gyokeres, que foi anulado pelo VAR.
Segundo foi possível ao Desporto ao Minuto apurar, esta resposta positiva num teste de grande exigência levou a direção liderada por Frederico Varandas a ponderar oferecer uma segunda oportunidade ao jovem jogador, quando o 'adeus', em janeiro, parecia praticamente certo.
O barreirense somava, até ao momento, apenas 66 minutos disputados na presente temporada, partilhados ao longo de três partidas (contra Arouca, Dumiense e Gil Vicente), mas deixou bem claro que está preparado para ser aposta mais contínua.
Um sinal que surge, de resto, na melhor altura possível, uma vez que o próximo mês de janeiro pode ser sinónimo de uma autêntica 'dor de cabeça' para o conjunto verde e branco, nomeadamente, no que ao centro da defesa diz respeito.
Diomande (praticamente) descartado
Ousmane Diomande ficou, esta quarta-feira, a saber que integra a lista de 53 jogadores pré-convocados pela Costa do Marfim para o Campeonato Africano das Nações (CAN), sendo que muito dificilmente não passará o 'corte final'.
Significa isto que o ex-Mafra será baixa, pelo menos, entre os dias 6 de janeiro (quando está agendado um encontro de cariz particular, com Moçambique) e 22 do mesmo mês (quando se realiza a última jornada da fase de grupos, frente à Guiné Equatorial.
Gonçalo Inácio 'tremido'
A continuidade de Gonçalo Inácio está longe de estar assegurada, especialmente, depois de David Alaba ter sido diagnosticado com uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, pelo que deverá ficar arredado dos relvados até ao final da temporada.
Como é que a infelicidade do austríaco influencia o português? Bem, porque este está, ao que tudo indica, referenciado pelo Real Madrid (juntamente com António Silva, do Benfica) como um dos potenciais substitutos, já no mercado de transferências de inverno.
Ora, sabendo que não poderá contar com Ousmane Diomande e que poderá ver-se privado de Gonçalo Inácio, o Sporting pondera, agora, 'amarrar' Eduardo Quaresma, e, assim, minimizar potenciais problemas, no arranque de 2024.
Leia Também: Eduardo Quaresma disse presente, mas Amorim 'mandou-o' pedalar pelo onze