Benfica deslizou com freios 'AVS' para a final four da Taça da Liga

Di María, João Mário, Tiago Gouveia e um auto-golo de Anthony Correia pintaram o marcador de golos para os encarnados. John Mercado facturou para o conjunto nortenho.

Notícia

© Getty Images

Ricardo Santos Fernandes
21/12/2023 22:08 ‧ 21/12/2023 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Taça da Liga

O Benfica garantiu, esta quinta-feira, a passagem à final four da Taça da Liga, após vencer o AVS, por 4-1, no Estádio da Luz. O empate ou mesmo a derrota pela margem mínima era suficiente para a águia voar para a próxima fase, mas os encarnados não perdoaram e ativaram mesmo os freios ABS.

Roger Schmidt apostou no onze de gala diante do vice-líder da II Liga e cedo a águia começou a querer aplicar o ‘chicote’ sobre o rival. Logo nos primeiros segundos da partida João Mário teve a primeira oportunidade, mas Trigueira respondeu à altura. Aos 14 minutos, dupla ocasião: primeiro Kokçu, de muito longe, a levar a bola à trave, para depois Rafa a atrasar para o remate de Di María a rasar a barra.

Porém, o assédio acabou… em balde de água gelada. Aos 21 minutos, transição rápida do AVS com John Mercado a destacar-se sobre a esquerda e a rematar cruzado, sem hipótese para Trubin. A reação demorou somente 10 minutos e aos 31’, após um ‘carrossel mágico’ de João Neves, que passou por três rivais, o português colocou em Rafa que, posteriormente, serviu Di María para o empate.

Apesar do conjunto visitante não se desmontar, e até ter maior posse de bola, o Benfica voltou a dar um golpe na mesa em cima do intervalo: Aursnes a cruzar tenso, os centrais do AVS a não chegarem e João Mário a aparecer em carrinho a marcar junto ao segundo poste. 

A etapa complementar começou com Nenê a marcarr, na sequência de um cruzamento de Alaba, mas o lance acabou anulado por fora de jogo. Quem viria a marcar, seis minutos depois de entrar, aos 65 minutos, seria Tiago Gouveia com uma chapelada monumental. Logo depois, aos 69’, livre marcado de forma rápida a isolar Guedes sobre a direita, com o avançado a cruzar atrasado para um desvio na própria baliza de Anthony Correia. Guedes que, aos 78 minutos, teve o quinto golo nas botas, mas acabou desarmado por um defesa do AVS após tentar fintar Trigueira. A equipa da II Liga que, por duas ocasiões, ainda esteve perto de reduzir na Luz, mas o resultado acabou mesmo por não se voltar a mexer.

Recordar que o Benfica terminou o Grupo B com seis pontos, mais três do que o Arouca, já o AVS não pontuou nesta fase de grupos. Os pupilos de Roger Schmidt juntam-se ao Estoril-Praia, já apurado para a final four da competição.

Onze do Benfica: Trubin; Aursnes, António Silva, Tomás Araújo, Morato; Neves, Kokçu, Di María, João Mário, Rafa e Tengstedt.

Onze do AVS:  Pedro Trigueira; Léo Alaba, Clayton Sampaio, Anthony Correia e Zé Ricardo; Jonatan Lucca e Luís Silva; Benny, John Mercado e Vasco Lopes; Nenê.

Antevisão: Benfica e AVS defrontam-se, esta quinta-feira, no Estádio da Luz, pela primeira vez na história, a partir das 20h15, para a derradeira jornada do Grupo B da Taça da Liga.

Às águias, o empate basta para se qualificar para a final four. Pode, ainda, perder por um golo de diferença que, ainda assim, se qualifica. Se perder por dois ou mais golos de diferença, é eliminado, sendo o AVS a seguir em frente na competição. O Arouca, também inserido neste grupo, já não tem qualquer hipótese de seguir em frente na competição.

Recordar ainda que o AVS somou os três resultados possíveis nos três jogos realizados nesta edição da prova (no tempo regulamentar), sendo que o vice-líder da II Liga vem de um ciclo de três vitórias consecutivas. Relembrar ainda que na presente época, o Benfica, na condição de anfitrião, ainda não perdeu nas provas nacionais.

Leia Também: Benfica garante: "Superliga Europeia continua a não ser uma prioridade"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Eis a reação de Bruno Fernandes à ida de Rui Silva para o Sporting

Mercado de Transferências

Eis a reação de Bruno Fernandes à ida de Rui Silva para o Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Fórmula 1

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas