O FC Porto despediu-se, na noite desta sexta-feira, no ano de 2023 com um triunfo magro na receção ao Desportivo de Chaves (1-0), em jogo da 15.ª jornada da I Liga. Um resultado que deixa, provisoriamente, os dragões colados ao Sporting no segundo lugar.
O internacional português tinha as 'Chaves' daquele que foi o regresso aos triunfos do FC Porto, que na última ronda tinha perdido o Clássico em casa do Sporting.
Filme do jogo:
Para este que foi o último jogo do FC Porto no ano de 2023, Sérgio Conceição decidiu surpreender na equipa inicial. Relativamente ao Clássico em Alvalade, o treinador fez quatro alterações. Fábio Cardoso substitui Pepe, expulso nesse jogo. Por seu turno, Wendell entrou para o lugar de Zaidu, ao passo que André Franco e Toni Martínez, talvez a maior surpresa no onze, ocuparam os lugares de Galeno e Evanilson.
Tal como se esperava antes deste duelo, o FC Porto assumiu as despesas do encontro ante o último classificado da I Liga. O conjunto portista teve muito mais bola do que o adversário, dominou e até se jogou quase sempre no meio-campo do Desp. Chaves. Ainda assim, e tal como em jogos anteriores, as dificuldades em criar oportunidades de golo apareceram. E a prova disso é que a grande ocasião da primeira parte surgiu perto do descanso, muito por culta do trabalho defensivo da equipa transmontana.
A equipa de Moreno esteve sempre muito organizada desde o apito inicial e a defender junto da sua grande área, o que complicou a tarefa aos dragões. Destaque para um lance de maior confusão em cima da meia hora. Rúben Ribeiro, já amarelado, sofreu falta, protestou com o auxiliar e ainda atirou uma bola contra André Franco. Gerou-se de imediato um grande sururu entre os jogadores do FC Porto a pedir a expulsão do jogador transmontano, mas Gustavo Correia serenou a situação.
Os flavienses iam espreitando as saídas para o ataque, mas assustaram apenas uma vez a baliza de Diogo Costa já perto do intervalo. Aos 40 minutos, Kelechi apareceu a cruzar a partir da esquerda e Hector, a meias com Fábio Cardoso, desviou por cima. De seguida, o FC Porto ficou a pedir penálti por uma falta de Sandro Cruz sobre Toni Martínez dentro da área, mas o espanhol foi amarelado por simulação.
Já perto do intervalo, houve a grande oportunidade do FC Porto na primeira parte. João Mário apareceu a cruzar desde a direita do ataque, Pepê apareceu solto na área e rematou na direção da baliza de Rodrigo Moura. Porém, João Correia fez papel de bombeiro e afastou a bola quase em cima da linha de baliza.
A etapa complementar trouxe um FC Porto com a mesma equipa inicial e uma vontade de não perder tempo a abrir o marcador, algo que aconteceu aos 58 minutos. Alan Varela recuperou a bola no meio-campo ofensivo e deixo-a em Pepê. O brasileiro soltou em João Mário e o defesa portista rematou rasteiro e colocado para o fundo das redes.
Em vantagem no encontro, o vice-campeão nacional voltou a estar muito perto de marcar aos 68 minutos e em duas ocasiões. Primeiro, André Franco rematou para uma grande defesa de Rodrigo Moura e, na sequência da jogada anterior, Francisco Conceição aplicou um remate em arco com o pé esquerdo, que sai ligeiramente ao lado da baliza.
A curta vantagem deixava o Desportivo de Chaves ainda a sonhar com o golo do empate e isso esteve perto de acontecer aos 82 minutos. Rúben Ribeiro cruzou na direita e Benny apareceu sem marcação ao segundo poste para cabecear à trave da baliza adversária, num lance que deixou as redes de Diogo Costa a abanar.
E já perto do fim, Diogo Costa teve uma intervenção extraordinária que evitou o empate dos forasteiros. Ao segundo minuto de descontos, Jô Batista disparou um 'míssil' no interior da área. O português aplicou-se e negou aquele que parecia ser um golo certeiro. Ao cair do pano, o lance de maior polémica na partida. O Desportivo de Chaves ficou a pedir penálti por mão de Zé Pedro, mas o árbitro Gustavo Correia mandou seguir perante os protestos veementes dos jogadores flavienses.
Feitas as contas, o FC Porto passa a somar 34 pontos e mantém assim a distância para o Benfica, que está a dois, e coloca pressão no Sporting, que foi apanhado pelos dragões na classificação, e no Sporting de Braga, que jogam no sábado. Já o Desportivo de Chaves vai passar mais uma jornada no último lugar, onde está com 10 pontos.
Momento do jogo: O belo golo de João Mário quebrou a resistência flaviense e salvou uma equipa que voltou a mostrar-se bastante perdulária na finalização.
Equipas iniciais
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, Zé Pedro, Wendell, Alan Varela, Eustáquio, Pepê, André Franco, Toni Martínez e Taremi.
Suplentes: Cláudio Ramos, Grujic, Francisco Conceição, Iván Jaime, Namaso, Romário Baró, Evanilson, João Mendes e Galeno
Desportivo de Chaves: Rodrigo Moura, João Correia, Bruno Rodrigues, Bruno Langa, Sandro Cruz, Hélder Morim, Kelechi, Sanca, Guima, Rúben Ribeiro e Héctor Hernández.
Suplentes: Hugo Souza. Cafú Phete, Benny, João Pedro, Paulo Victor, Steven Vitória, Lameiras, Carraça e Jô Batista.
Antevisão
O FC Porto encerra, na noite desta sexta-feira, as suas prestações no ano civil de 2023 com uma receção ao Desportivo de Chaves, em jogo válido para a 15.ª jornada da I Liga.
Terceiro classificado na prova, com 31 pontos, o clube azul e branco procura retomar o caminho dos triunfos na I Liga após o desaire no Clássico diante do Sporting que deixou a liderança da classificação mais longe. Do outro lado estará o lanterna-vermelha Desportivo de Chaves, com apenas 10 pontos somados em 18 jornadas.
Face à expulsão de Pepe, Fábio Cardoso e Zé Pedro são os únicos disponíveis para a posição de Sérgio Conceição, que disse não esperar um desafio fácil contra o clube da região dos pastéis de Chaves. É que, apesar da última posição na I Liga, o conjunto transmontano tem em mente que não poderá não tentar lutar pela conquista de pontos no Dragão, sob pena de ficar cada vez mais 'enterrado' no calabouço.
O encontro entre o FC Porto e o Desportivo de Chaves, que decorrerá num Estádio do Dragão com lotação esgotada, tem início marcado para as 20h45 desta sexta-feira, contará com arbitragem de Gustavo Correia e poderá acompanhá-lo, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.
Leia Também: VAR do FC Porto-Chaves substituído devido a "problema de saúde"