Powered by Betano
Leicester City FC
Leicester
Hoje
12H30
Chelsea FC
Chelsea
1
6.40
X
4.45
2
1.44
AFC Bournemouth
Bournemouth
Hoje
15H00
Brighton & Hove Albion FC
Brighton
1
2.30
X
3.40
2
2.85
Arsenal FC
Arsenal
Hoje
15H00
Nottingham Forest
Nottingham Forest
1
1.32
X
4.80
2
8.75
Aston Villa FC
Aston Villa
Hoje
15H00
Crystal Palace FC
Crystal Palace
1
1.55
X
4.10
2
5.30

João Mário 'magicou' triunfo e FC Porto deixa 2023 'colado' ao Sporting

Após a derrota no Clássico contra o Sporting, FC Porto despede-se deste ano com uma vitória caseira contra o Desportivo de Chaves. João Mário assinou o golo deste triunfo difícil, que deixa os portistas provisoriamente igualados com o Sporting.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
29/12/2023 22:46 ‧ 29/12/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

I liga

O FC Porto despediu-se, na noite desta sexta-feira, no ano de 2023 com um triunfo magro na receção ao Desportivo de Chaves (1-0), em jogo da 15.ª jornada da I Liga. Um resultado que deixa, provisoriamente, os dragões colados ao Sporting no segundo lugar.

 
O internacional português tinha as 'Chaves' daquele que foi o regresso aos triunfos do FC Porto, que na última ronda tinha perdido o Clássico em casa do Sporting.

Filme do jogo:

Para este que foi o último jogo do FC Porto no ano de 2023, Sérgio Conceição decidiu surpreender na equipa inicial. Relativamente ao Clássico em Alvalade, o treinador fez quatro alterações. Fábio Cardoso substitui Pepe, expulso nesse jogo. Por seu turno, Wendell entrou para o lugar de Zaidu, ao passo que André Franco e Toni Martínez, talvez a maior surpresa no onze, ocuparam os lugares de Galeno e Evanilson.

Tal como se esperava antes deste duelo, o FC Porto assumiu as despesas do encontro ante o último classificado da I Liga. O conjunto portista teve muito mais bola do que o adversário, dominou e até se jogou quase sempre no meio-campo do Desp. Chaves. Ainda assim, e tal como em jogos anteriores, as dificuldades em criar oportunidades de golo apareceram. E a prova disso é que a grande ocasião da primeira parte surgiu perto do descanso, muito por culta do trabalho defensivo da equipa transmontana.

A equipa de Moreno esteve sempre muito organizada desde o apito inicial e a defender junto da sua grande área, o que complicou a tarefa aos dragões. Destaque para um lance de maior confusão em cima da meia hora. Rúben Ribeiro, já amarelado, sofreu falta, protestou com o auxiliar e ainda atirou uma bola contra André Franco. Gerou-se de imediato um grande sururu entre os jogadores do FC Porto a pedir a expulsão do jogador transmontano, mas Gustavo Correia serenou a situação.

Os flavienses iam espreitando as saídas para o ataque, mas assustaram apenas uma vez a baliza de Diogo Costa já perto do intervalo. Aos 40 minutos, Kelechi apareceu a cruzar a partir da esquerda e Hector, a meias com Fábio Cardoso, desviou por cima. De seguida, o FC Porto ficou a pedir penálti por uma falta de Sandro Cruz sobre Toni Martínez dentro da área, mas o espanhol foi amarelado por simulação.

Já perto do intervalo, houve a grande oportunidade do FC Porto na primeira parte. João Mário apareceu a cruzar desde a direita do ataque, Pepê apareceu solto na área e rematou na direção da baliza de Rodrigo Moura. Porém, João Correia fez papel de bombeiro e afastou a bola quase em cima da linha de baliza.

A etapa complementar trouxe um FC Porto com a mesma equipa inicial e uma vontade de não perder tempo a abrir o marcador, algo que aconteceu aos 58 minutos. Alan Varela recuperou a bola no meio-campo ofensivo e deixo-a em Pepê. O brasileiro soltou em João Mário e o defesa portista rematou rasteiro e colocado para o fundo das redes.

Em vantagem no encontro, o vice-campeão nacional voltou a estar muito perto de marcar aos 68 minutos e em duas ocasiões. Primeiro, André Franco rematou para uma grande defesa de Rodrigo Moura e, na sequência da jogada anterior, Francisco Conceição aplicou um remate em arco com o pé esquerdo, que sai ligeiramente ao lado da baliza.

A curta vantagem deixava o Desportivo de Chaves ainda a sonhar com o golo do empate e isso esteve perto de acontecer aos 82 minutos. Rúben Ribeiro cruzou na direita e Benny apareceu sem marcação ao segundo poste para cabecear à trave da baliza adversária, num lance que deixou as redes de Diogo Costa a abanar.

E já perto do fim, Diogo Costa teve uma intervenção extraordinária que evitou o empate dos forasteiros. Ao segundo minuto de descontos, Jô Batista disparou um 'míssil' no interior da área. O português aplicou-se e negou aquele que parecia ser um golo certeiro. Ao cair do pano, o lance de maior polémica na partida. O Desportivo de Chaves ficou a pedir penálti por mão de Zé Pedro, mas o árbitro Gustavo Correia mandou seguir perante os protestos veementes dos jogadores flavienses.

Feitas as contas, o FC Porto passa a somar 34 pontos e mantém assim a distância para o Benfica, que está a dois, e coloca pressão no Sporting, que foi apanhado pelos dragões na classificação, e no Sporting de Braga, que jogam no sábado. Já o Desportivo de Chaves vai passar mais uma jornada no último lugar, onde está com 10 pontos.

Momento do jogo: O belo golo de João Mário quebrou a resistência flaviense e salvou uma equipa que voltou a mostrar-se bastante perdulária na finalização.

Equipas iniciais

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, Zé Pedro, Wendell, Alan Varela, Eustáquio, Pepê, André Franco, Toni Martínez e Taremi.

Suplentes: Cláudio Ramos, Grujic, Francisco Conceição, Iván Jaime, Namaso, Romário Baró, Evanilson, João Mendes e Galeno

Desportivo de Chaves: Rodrigo Moura, João Correia, Bruno Rodrigues, Bruno Langa, Sandro Cruz, Hélder Morim, Kelechi, Sanca, Guima, Rúben Ribeiro e Héctor Hernández.

Suplentes: Hugo Souza. Cafú Phete, Benny, João Pedro, Paulo Victor, Steven Vitória, Lameiras, Carraça e Jô Batista.

Antevisão

O FC Porto encerra, na noite desta sexta-feira, as suas prestações no ano civil de 2023 com uma receção ao Desportivo de Chaves, em jogo válido para a 15.ª jornada da I Liga.

Terceiro classificado na prova, com 31 pontos, o clube azul e branco procura retomar o caminho dos triunfos na I Liga após o desaire no Clássico diante do Sporting que deixou a liderança da classificação mais longe.  Do outro lado estará o lanterna-vermelha Desportivo de Chaves, com apenas 10 pontos somados em 18 jornadas.

Face à expulsão de Pepe, Fábio Cardoso e Zé Pedro são os únicos disponíveis para a posição de Sérgio Conceição, que disse não esperar um desafio fácil contra o clube da região dos pastéis de Chaves. É que, apesar da última posição na I Liga, o conjunto transmontano tem em mente que não poderá não tentar lutar pela conquista de pontos no Dragão, sob pena de ficar cada vez mais 'enterrado' no calabouço.

O encontro entre o FC Porto e o Desportivo de Chaves, que decorrerá num Estádio do Dragão com lotação esgotada, tem início marcado para as 20h45 desta sexta-feira, contará com arbitragem de Gustavo Correia e poderá acompanhá-lo, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: VAR do FC Porto-Chaves substituído devido a "problema de saúde"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto e Sérgio Conceição assinalam data especial de Bibota

Fernando Gomes

FC Porto e Sérgio Conceição assinalam data especial de Bibota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Usar gasolina 98 aumenta a performance e autonomia?

Gasolina

Usar gasolina 98 aumenta a performance e autonomia?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas