Franz Beckenbauer morreu, na noite de domingo, aos 78 anos de idade, anunciou a família esta segunda-feira. O estado de saúde da lenda do Bayern Munique e do futebol germânico tinha-se agravado nos últimos meses.
"É com profunda tristeza que anunciamos que o meu marido e o nosso pai, Franz Beckenbauer, morreu pacificamente enquanto dormia ontem, domingo, cercado pela sua família", pode ler-se na nota oficial da família Beckenbauer, que apelou à privacidade neste momento de luto.
Beckenbauer é visto como um dos melhores jogadores de sempre na Alemanha, tendo sido campeão mundial em 1974, como jogador, e em 1990, como selecionador. Ganhou, ainda, duas Bolas de Ouro, em 1972 e 1976.
Beckenbauer na seleção 🇩🇪
— Playmaker (@playmaker_PT) January 8, 2024
12.º + internacional
103 jogos ,14 golos
1.º jogador a chegar às 100 internacionalizações
Presente em 3 Mundiais e 2 Europeus
Campeão Mundo e Europa
Disputou 2 finais Mundial
Treinador entre 1984 e 1990 - campeão e vicecampeão do Mundo pic.twitter.com/iT3TbzNqbU
O antigo defesa e médio alemão também foi um dos impulsionadores do Bayern Munique como potência mundial, vencendo três vezes a Taça dos Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões),
Nos últimos anos, Beckenbauer afastou-se do futebol devido a vários problemas de saúde: infarto ocular, complicações cardíacas e doença de Parkinson.
Reações atrás de reações
Assim que foi conhecida a morte do antigo jogador alemão, vários clubes portugueses como Benfica e FC Porto não tardaram em lamentar a perda de uma das grandes referências do futebol alemão e mundial... e não foram os únicos.
Entre os vários cantos do mundo, a morte de Franz Beckenbauer ganhou destaque em praticamente toda a imprensa internacional. Também Lotar Mathaus lamentou a morte do seu amigo, seguindo-se depois reações como a de Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, e de Infantino, líder máximo da FIFA. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) também não passou ao lado do acontecimento
[Notícia atualizada às 09h14 de terça-feira, dia 9 de janeiro de 2024]
Leia Também: Benfica, FC Porto e 'rivais' alemães homenageiam Franz Beckenbauer
Leia Também: Imprensa internacional chora a morte do 'Kaiser' Beckenbauer