O Sporting não teve dificuldades em avançar para os quartos de final da Taça de Portugal, após suplantar o Tondela, por 4-0, no Estádio de Alvalade. Os pupilos de Rúben Amorim faturaram por Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres, ambos com um ‘bis’ no menu verde e branco.
Apesar do frio que se fez sentir na capital portuguesa, o jogo começou efervescente e com oportunidades dos dois lados da barricada. Logo aos nove minutos, perda de bola de Rafael Pontelo, que fez a estreia no onze dos leões, com Rui Gomes a fazer a diagonal para o centro e a rematar de pé esquerdo ao poste direito da baliza de Franco Israel. Paulinho, logo de seguida, rematou à malha lateral, para depois sim surgir a festa do golo no bastião leonino.
Aos 11 minutos, cruzamento de Gyökeres junto à linha final, Léo a defender para a frente, na recarga Nuno Santos atirou contra a defensiva beirã, mas depois a bola sobrou para Pote, que não perdoou na hora de rematar à baliza. Cinco minutos volvidos, erro imperdoável de Léo Navacchio, que entregou a bola a Bragança. De primeira, o médio do Sporting colocou em Pote, que ficou em posição privilegiada para aumentar a contagem em Alvalade.
Logo depois, o guardião do Tondela voltou a meter água, após entregar de forma clamorosa a bola a Paulinho, com o avançado português a servir Gyokeres. O sueco por uma ‘mão travessa’ não fez o terceiro. As ocasiões para os verde e brancos sucediam-se em catadupa, mas o acerto no remate final, muitas vezes, por lá não morava. Do lado contrário, e aos 29 minutos, na sequência de um cruzamento de Luís Rocha, Rui Gomes cabeceou ao lado e Pontelo ficou, mais uma vez, pregado ao relvado.
Aos 37 minutos apareceu o ‘canibal’ do costume a fazer os estragos do costume. Nuno Santos levantou para a área e Gyökeres, sem grande oposição, cabeceou para o 3-0 num excelente desenho ofensivo dos leões. Já nos descontos da primeira parte, Paulinho ainda fez balançar as redes mas foi apanhado em posição irregular.
Ao intervalo, Amorim tirou Pote e Pontelo do terreno de jogo, promovendo as entradas de Hjulmand e Matheus Reis. E poucos segundos da etapa complementar tardaram para que Viktor Gyokeres, outra vez ele, aproveitasse um deslize de Mezenga e contornasse Léo Navacchio para o 4-0. O sueco que acabaria por sair aos 59 minutos, ovacionado pela plateia de Alvalade. Aos 64 minutos, golo anulado a Abdoulaye Ba, por fora de jogo, após o lance ser analisado no VAR. Até ao fim, nota ainda para Paulinho que, aos 75 minutos, esteve perto do golo mas o desvio acabou por não ser mortífero. O avançado luso que voltou a não ter uma noite feliz, com vários remates falhados diante da baliza de Léo.
Onze do Sporting: Franco Israel; Esgaio, Rafael Pontelo, Luís Neto, Inácio, Nuno Santos, Daniel Bragança, Pedro Gonçalves, Trincão, Paulinho e Gyokeres.
Onze do Tondela: Leo, Bebeto, Xavier, Hélder Tavares, Rui Gomes, Abdoulaye, Luís Rocha, Cuba, Ricardo Alves, Mezenga, Cícero.
Antevisão: Sporting e Tondela defrontam-se, esta terça-feira, a partir das 18h45, em Alvalade, num duelo relativo aos 'oitavos' da Taça de Portugal.
Recordar que esta é a segunda ocasião em que os dois conjuntos se defrontam na presente época, após o triunfo por 2-1 dos leões para a derradeira jornada de grupos da Taça da Liga.
Relembrar também que nas anteriores rondas, os pupilos de Rúben Amorim suplantaram o Olivais e Moscavidde, por 3-1, e o Dumiense por 8-0.
Por sua vez a equipa beirã, nas anteriores eliminatórias, deixou para trás o Pombal (5-0), o 1.º Dezembro (2-1) e o Torreense.
Leia Também: Atenção, Sporting. Young Boys não 'treme' na pausa de inverno