'Gy(r)o Gy(r)o' é ter mesa nos 'quartos': As notas do Sporting-Tondela

Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres fizeram os golos da partida.

Notícia

© Pedro Rocha / Global Imagens

Ricardo Santos Fernandes
10/01/2024 08:00 ‧ 10/01/2024 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Análise

O Sporting não teve dificuldade em rumar aos quartos de final da Taça de Portugal, após suplantar o Tondela por 4-0, no Estádio de Alvalade, com golos de Pedro Gonçalves (2) e Gyokeres (2-0). Um encontro também pautado pela estreia a titular de Rafael Pontelo.

Numa primeira repleta de oportunidades, e após o Tondela, através de Rui Gomes, levar a bola ao poste foi o leão a sair da jaula e a exibir das garras. Pedro Gonçalves, após uma recarga de Nuno Santos, iluminou o placar pela primeira vez aos 11 minutos, para cinco minutos volvidos, em posição privilegiada, aumentar a contagem para 2-0.

Aqui e acolá, a equipa beirã ia ameaçando a baliza de Franco Israel, mas a pontaria nem sempre foi a melhor. Do outro lado, a avalanche de ocasiões também se multiplicavam e aos 37 minutos Viktor Gyokeres, sem grande oposição, cabeceou para o terceiro tento da partida.

E no início da etapa complementar, o internacional sueco aproveitou um deslize de Mezenga para bisar na partida. O nórdico que acabaria por sair aos 59 minutos, ovacionado pela plateia verde e branca. Os beirões ainda faturaram por Abdoulaye Ba, mas o lance acabaria anulado pelo VAR por fora de jogo. Nota ainda para Paulinho que, apesar das diferentes ocasiões que dispôs, voltou a não ter uma noite feliz no 'tribunal' de Alvalade.

Vamos então às notas de destaque desta partida:

Figura

Pedro Gonçalves, apesar de uma época repleta de altos e baixos, voltou, esta terça-feira, a assinar uma exibição de primeira apanha, rubricando dois golos e chegando aos nove na temporada, a que se juntam seis assistências.

Surpresa

Rui Gomes foi o mais inconformado na equipa do Tondela e na primeira parte teve duas soberanas ocasiões para marcar frente ao Sporting. A primeira oportunidade foi o poste que lhe negou a felicidade e na segunda passou a centímetros do ferro.

Desilusão

Léo Navacchio somou vários erros no decorrer da partida. Se é verdade que também foi uma muralha em diversas ocasiões, o guardião do Tondela tem culpas diretas no lance do segundo golo dos leões e também quase comprometia por vários passes disparatados a companheiros de equipa.

Treinadores

Rúben Amorim teve oportunidade para rodar vários jogadores neste duelo da Taça de Portugal. Promoveu a estreia de Rafael Pontelo e voltou a apostar na titularidade de jogadores como Trincão, Luís Neto, Daniel Bragança e Afonso Moreira. A missão foi cumprida com sucesso e nos primeiros dois jogos de 2024, o leão já faturou, nada mais nada menos, do que nove golos.

Tozé Marreco ainda teve razões para sorrir com os dois sustos promovidos por Rui Gomes à baliza de Franco Israel, mas cedo percebeu que David não ia derrotar Golias e que as possibilidades do Tondela sorrir em Alvalade eram, da teoria à prática, bastante escassas.

Árbitro da partida

Hélder Malheiro não teve muito trabalho em Alvalade e ajuizou bem no capítulo técnico, como no disciplinar.

Leia Também: "Tenho dúvidas de que Eric Dier vá ajudar o Bayern Munique"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rui Silva despediu-se do Real Betis com este emocionante vídeo

La Liga

Rui Silva despediu-se do Real Betis com este emocionante vídeo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Fórmula 1

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas