O Sporting não teve dificuldade em rumar aos quartos de final da Taça de Portugal, após suplantar o Tondela por 4-0, no Estádio de Alvalade, com golos de Pedro Gonçalves (2) e Gyokeres (2-0). Um encontro também pautado pela estreia a titular de Rafael Pontelo.
Numa primeira repleta de oportunidades, e após o Tondela, através de Rui Gomes, levar a bola ao poste foi o leão a sair da jaula e a exibir das garras. Pedro Gonçalves, após uma recarga de Nuno Santos, iluminou o placar pela primeira vez aos 11 minutos, para cinco minutos volvidos, em posição privilegiada, aumentar a contagem para 2-0.
Aqui e acolá, a equipa beirã ia ameaçando a baliza de Franco Israel, mas a pontaria nem sempre foi a melhor. Do outro lado, a avalanche de ocasiões também se multiplicavam e aos 37 minutos Viktor Gyokeres, sem grande oposição, cabeceou para o terceiro tento da partida.
E no início da etapa complementar, o internacional sueco aproveitou um deslize de Mezenga para bisar na partida. O nórdico que acabaria por sair aos 59 minutos, ovacionado pela plateia verde e branca. Os beirões ainda faturaram por Abdoulaye Ba, mas o lance acabaria anulado pelo VAR por fora de jogo. Nota ainda para Paulinho que, apesar das diferentes ocasiões que dispôs, voltou a não ter uma noite feliz no 'tribunal' de Alvalade.
Vamos então às notas de destaque desta partida:
Figura
Pedro Gonçalves, apesar de uma época repleta de altos e baixos, voltou, esta terça-feira, a assinar uma exibição de primeira apanha, rubricando dois golos e chegando aos nove na temporada, a que se juntam seis assistências.
Surpresa
Rui Gomes foi o mais inconformado na equipa do Tondela e na primeira parte teve duas soberanas ocasiões para marcar frente ao Sporting. A primeira oportunidade foi o poste que lhe negou a felicidade e na segunda passou a centímetros do ferro.
Desilusão
Léo Navacchio somou vários erros no decorrer da partida. Se é verdade que também foi uma muralha em diversas ocasiões, o guardião do Tondela tem culpas diretas no lance do segundo golo dos leões e também quase comprometia por vários passes disparatados a companheiros de equipa.
Treinadores
Rúben Amorim teve oportunidade para rodar vários jogadores neste duelo da Taça de Portugal. Promoveu a estreia de Rafael Pontelo e voltou a apostar na titularidade de jogadores como Trincão, Luís Neto, Daniel Bragança e Afonso Moreira. A missão foi cumprida com sucesso e nos primeiros dois jogos de 2024, o leão já faturou, nada mais nada menos, do que nove golos.
Tozé Marreco ainda teve razões para sorrir com os dois sustos promovidos por Rui Gomes à baliza de Franco Israel, mas cedo percebeu que David não ia derrotar Golias e que as possibilidades do Tondela sorrir em Alvalade eram, da teoria à prática, bastante escassas.
Árbitro da partida
Hélder Malheiro não teve muito trabalho em Alvalade e ajuizou bem no capítulo técnico, como no disciplinar.
Leia Também: "Tenho dúvidas de que Eric Dier vá ajudar o Bayern Munique"