O Benfica teve de puxar dos galões para golear, este domingo, na receção ao Rio Ave, por 4-1, em jogo a contar para a 17.ª jornada da I Liga, a última da primeira volta.
Os encarnados estiveram a perder desde cedo por conta de um remate certeiro de Guga Rodrigues, mas acabaram por dar a volta ao marcador graças a remates certeiros de Di María, ainda no primeiro tempo, António Silva, Marcos Leonardo, que se estreou com um golo, e João Mário.
Filme do jogo:
Sem mexidas em relação à última partida diante do Sporting de Braga, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, os homens de Roger Schmidt apresentaram uma exibição muito desinspirada na primeira parte. O Rio Ave, por seu turno, entrou pressionante e dominou em vários momentos do jogo. E prova desta boa etapa inicial foram não só as várias defesas de Trubin, como o golo madrugador na Luz.
Depois de uma grande defesa de Jhonatan a remate de Rafa Silva, Guga Rodrigues fez cair um grande balde de água fria para a equipa da casa ao minuto 9. Após um bom trabalho de Fábio Ronaldo dentro da área, a bola acaba por chegar ao jogador vilacondense. Sem oposição, o médio formado no Benfica atira para o fundo das redes de Trubin. O jogador não festejou o remate certeiro.
O golo de Guga Rodrigues animou os homens de Luís Freire, que até podiam ter ampliado a contagem em várias ocasiões, não fossem grandes intervenções de Trubin. Ao minuto 16, Fábio Ronaldo apareceu descaído na esquerda e disparou para intervenção do ucraniano. Mais tarde, aos 24', o camisola 1 dos encarnados evitou novo remate que levava selo de golo. Miguel Nóbrega cruzou para a zona do segundo poste, Boateng ganhou a frente a Morato e atirou de cabeça para uma grande defesa do ucraniano. O ganês acabou por bater com a cabeça no poste e ficou vários minutos a ser assistido.
A equipa da Luz tinha dificuldades em colocar em prática o seu futebol, face à pressão do Rio Ave, mas acabou por conseguir empatar as contas aos 29 minutos. Numa cavalgada de Rafa Silva da esquerda para o meio, o português serviu Di María, que disparou à entrada da área, sem hipóteses para Johnatan. O mesmo guardião brasileiro voou para evitar o que seria um golaço ao minuto 40. O canarinho deu uma sapatada na bola sobre a barra, após tentativa de chapéu de João Mário.
Para o segundo tempo na Luz, o Rio Ave voltou a entrar em 'modo mandão' e esteve à beira de marcar outro golo na Luz em duas ocasiões distintas. Primeiro, e aos 46 minutos, Costinha tirou um excelente cruzamento e Boateng cabeceou ao poste, num lance em que Trubin estava batido. Minutos depois, foi a vez de João Graça, com um remate à meia-volta, acertar também ele no ferro.
O Benfica procurava reagir a este ímpeto do adversário na etapa complementar, e Arthur Cabral tentou a sua sorte com um remate fortíssimo aos 52 minutos que terminou com defesa de Jhonatan. Mais tarde, aos 58 minutos, o Rio Ave sofreu um duro golpe nas suas ambições. Aderllan Santos cortou a bola com o braço e viu o segundo amarelo, acabando por ir para o balneário mais cedo.
A expulsão do veterano central do Rio Ave 'facilitou' a tarefa do Benfica, que até então tinha encontrado muitas dificuldades para conseguir libertar-se da pressão adversária, e os encarnados acabaram por dar a volta ao marcador minutos depois da expulsão. Após muita confusão na área adversária, a bola acaba por chegar a António Silva que atirou uma 'bomba' para o fundo das redes de Jhonatan.
A ganhar pela primeira vez na partida, Roger Schmidt fez uma tripla alteração e promoveu a estreia do reforço de inverno Marcos Leonardo. E depois de Tiago Gouveia, também lançado no mesmo momento que o brasileiro, ter tirado tinta ao poste do Rio Ave, o ex-Santos acabaria mesmo por fazer o gosto ao pé no primeiro jogo de águia ao peito. Aos 80 minutos, 18' depois de ter sido lançado, o brasileiro deu o melhor seguimento a um cruzamento de Aursnes e cabeceou para o golo. Minutos depois, Tiago Gouveia teve nos pés a goleada. Isolado, o jovem extremo rematou colocado para boa defesa de Jonathan.
Já em tempo de descontos, o Benfica descansou com um remate certeiro que selou a goleada. Rafa Silva, na esquerda da área, cruzou de trivela para João Mário, que ao segundo poste, atirou para o fundo das redes do Rio Ave.
Feitas as contas, o Benfica termina a primeira volta do campeonato no segundo lugar com 42 pontos, a apenas um do líder Sporting. Por seu turno, o Rio Ave é 16.º colocado com 15.
Momento do jogo: A expulsão de Aderllan Santos ao minuto 58 foi fundamental para que o Benfica saísse vitorioso do encontro. Praticamente de seguida, António Silva marcou.
Equipas iniciais
Onze do Benfica: Anatoliy Trubin, Fredrik Aursnes, António Silva, Nicolás Otamendi, Morato, Orkun Kokçu, João Neves, Ángel Di María, Rafa Silva, João Mário, Arthur Cabral.
Suplentes: Samuel Soares, Jurásek, Guedes, Chiquinho, Musa, Marcos Leonardo, Tomás Araújo, Tiago Gouveia e Florentino.
Onze do Rio Ave: Jhonathan; Miguel Nóbrega, Aderllan Santos e Josué; Costinha, Amine, Guga e Fábio Ronaldo; Joca, Boateng e João Graça.
Suplentes: Magrão, Patrik, Tanlongo, Vítor Gomes, Ruiz, Ventura, Zé Manuel, Frederico Namora e Aziz.
Antevisão
O campeão nacional Benfica recebe, este domingo, o Rio Ave e procura confirmar aquele que é o bom momento de forma apresentado nas últimas partidas.
Os encarnados parecem ter reencontrado o rumo ao vencer no reduto do Sporting de Braga (1-0), após dois empates, com Moreirense (0-0) e Farense (1-1), e são claros favoritismo frente a uma das duas equipas que ainda não ganharam fora de casa na I Liga esta época, a par do Gil Vicente.
Porém, os vilacondenses podem entrar no Estádio da Luz com outro ar. Além de terem alguns reforços já confirmados, os homens de Luís Freire regressaram às vitórias na última ronda diante do Portimonense.
A partida entre o Benfica e o Rio Ave tem apito inicial agendado para as 18h00 deste domingo, contará com arbitragem de Iancu Vasilica e poderá segui-lo, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.
Leia Também: Guedes deve rumar ao Villarreal no decorrer desta semana