Na 18.ª jornada, a última antes da 'final four' da Taça da Liga, o Sporting entra em campo logo na quinta-feira, precisamente por essa razão, visitando o penúltimo classificado e tentando manter ou até aumentar a vantagem para o Benfica, segundo classificado com menos um ponto.
No Estádio da Luz, na sexta-feira, os campeões nacionais, que também vão marcar mais tarde presença em Leiria na Taça da Liga, recebem o Boavista, a única equipa que bateu os 'encarnados' até agora na prova, e logo na primeira jornada, no Bessa, por 3-2.
Já o FC Porto, terceiro a cinco pontos dos 'leões', joga sábado no Dragão com o Moreirense, atual sexto posicionado e equipa que vai mantendo o estatuto de sensação da I Liga.
Frente ao Vizela, apesar de estar atualmente aflito na luta pela manutenção, o Sporting sentiu muitas dificuldades na primeira volta (3-2), com Paulinho a marcar o golo da vitória só aos 90+8 minutos, numa partida muito sofrida para o lado da equipa de Rúben Amorim.
O capitão Coates deverá estar de volta a tempo inteiro, assim como Marcus Edwards, com os 'leões' a tentarem somar a oitava vitoria seguida em todas as provas, quinta na I Liga.
No mesmo dia, o Sporting de Braga, que começa a segunda volta, dá inicio à ronda, no quarto posto em igualdade com o eterno rival Vitória de Guimarães, e já longe das contas do título, visita o campo do Famalicão, sétimo.
Na primeira volta, o Famalicão foi a Braga vencer por 2-1, naquela que uma das duas derrotas da equipa de Artur Jorge em jogos caseiros no campeonato.
O único encontro de sexta-feira coloca o Benfica a tentar 'vingar' a derrota no Bessa, um resultado que deixou marcas no arranque da temporada da equipa de Roger Schmidt.
Na Luz, o Boavista, nono posicionado, vai jogar já sem o técnico Petit no banco, entretanto demitido com o decorrer da época, mas motivado e renascido pelo 4-1 imposto fora ao Vizela na despedida da primeira volta, com o objetivo de travar a oitava vitória seguida das 'águias' em todas as provas.
No sábado, à espera de uma surpresa tanto em Vizela como na Luz, o FC Porto, que ficou fora da fase final da Taça da Liga, vai tentar aproximar-se dos seus principais rivais, perante um Moreirense que perdeu 'gás' nos últimos jogos, embora na última jornada tenha vencido no Estoril, por 3-1.
Na primeira volta, a equipa de Conceição venceu por 2-1.
A ronda fica completa no domingo, com três jogos, o último no Minho entre o Vitória de Guimarães e o Estrela da Amadora.