Artur Jorge quer Sporting de Braga a fazer segunda volta melhor

O Sporting de Braga tem que fazer uma segunda volta melhor para poder encurtar distâncias para os primeiros lugares da I Liga de futebol, notou hoje o treinador Artur Jorge, na antevisão à deslocação a casa do Famalicão.

Notícia

© Lusa

Lusa
17/01/2024 18:45 ‧ 17/01/2024 por Lusa

Desporto

Sp. Braga

No regresso ao campeonato após a eliminação da Taça de Portugal diante do Benfica (3-2), na última quarta-feira, os minhotos averbaram nova derrota, agora no Dragão, diante do FC Porto (2-0), que se seguiu ao empate caseiro com o Vitória de Guimarães (1-1), na jornada anterior, aumentando para três jogos consecutivos sem vencer para o campeonato.

Artur Jorge considerou que "estar três jogos sem ganhar é muito tempo" para o Sporting de Braga e assumiu "o momento menos feliz" que a equipa vive.

Mas, frisou: "há que perceber o contexto - temos 15 dias em que defrontámos fora o Benfica, FC Porto, Sporting [joga com os 'leões' na terça-feira, para a Taça da Liga, em Leiria], Famalicão e Vitória de Guimarães em casa, jogámos contra as quatro equipas que estão no top-5 da Liga".

O técnico lembrou que esta é a mesma equipa que conseguiu o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões e, esta época, já demonstrou qualidade em vários jogos.

"Vamos ter calma, porque, nos últimos 20 anos, o FC Porto ganhou 15 ao Braga no campeonato, em casa, três empates e duas derrotas. Não fizemos nada de extraordinário, nada fora do contexto dos registos anteriores", notou.

Sobre a distância de 10 pontos para o líder Sporting, Artur Jorge disse que há ainda uma segunda volta inteira "para fazer melhor" e "encurtar distâncias".

"Teremos obrigatoriamente que fazer melhor na segunda volta. O meu objetivo é pôr o Braga na luta pelos primeiros lugares. Já estivemos a uma distância grande, já encurtámos e agora voltámos a deixar que os adversários fugissem. Vamos ter que fazer muito para encurtar as distâncias", reforçou.

Artur Jorge quer ver o Sporting de Braga a melhorar o registo defensivo na segunda volta, mas recusa individualizar os problemas.

"Vou sempre olhar para o coletivo, não para os jogadores individualmente. Na primeira volta, sofremos mais golos do que queríamos, temos que corrigir esse momento", disse.

Sobre a falta de energia que identificou no jogo com os 'dragões', tal como o capitão Ricardo Horta, o treinador assumiu que a equipa não fez um bom jogo no reduto do FC Porto, mas lembrou que, "quatro dias antes", fez "um belíssimo jogo" na Luz, diante do Benfica.

"Não estivemos de todo bem no Dragão, não fizemos o que queríamos, mas, em termos estatísticos, dominámos todos os parâmetros importantes. Não concedemos uma oportunidade de golo em jogo jogado, sofremos um golo em lance de bola parada e um penálti em momentos determinantes", lembrou.

O jogo com os famalicenses foi antecipado por causa da participação da equipa de Artur Jorge na 'final four' da Taça da Liga, na qual defronta o Sporting, na terça-feira, em Leiria.

"Vai ser um jogo difícil para nós, vamos ter pela frente uma boa equipa, com boas individualidades, que acaba de quebrar um ciclo menos positivo com a vitória no Casa Pia, é uma equipa que considero muito, antevejo dificuldades, mas vamos determinados para podermos voltar às vitórias e, para isso, precisamos de ser uma equipa muito competente", disse.

O Famalicão venceu em Braga na primeira jornada (2-1), mas, para Artur Jorge, esta é já uma equipa diferente, elogiando-lhe as "dinâmicas interessantes na forma como defende" e "a capacidade em chegar à frente".

Sem Niakaté e Banza, a disputarem a CAN2023 por Mali e Congo, respetivamente, o treinador não deve contar ainda com Al Musrati e Bruma, lesionados.

Sporting de Braga, quarto classificado, com 33 pontos, e Famalicão, sétimo, com 22, defrontam-se a partir das 18:45 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Famalicão, jogo que será arbitrado por Manuel Oliveira, da associação de futebol do Porto.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jéssica Silva após perda de visão: "Este olho falha como as notas de mil"

Futebol feminino

Jéssica Silva após perda de visão: "Este olho falha como as notas de mil"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2662
2Benfica2559
3FC Porto2653
4Sp. Braga2653
5Santa Clara2643
6Vitória SC2641
7Casa Pia2636
8Estoril2636
9Famalicão2634
10Moreirense2631
11Rio Ave2629
12Arouca2629
13C.D. Nacional2629
14Gil Vicente2523
15AVS2623
16Estrela2623
17Farense2617
18Boavista2615
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira falha Grande Prémio das Américas

MotoGP

Miguel Oliveira falha Grande Prémio das Américas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas