O Boavista não ganha na Luz há 25 anos e essa tendência não teve alterações nesta sexta-feira. Depois de uma primeira vitória na jornada inaugural do campeonato, em que os boavisteiros ganharam por 3-2, no Bessa, o Benfica recebeu e venceu a formação da cidade do Porto por 2-0, com um golo de Ángel Di María e outro de Marcos Leonardo.
Roger Schmidt teve uma única surpresa no onze encarnado. No meio-campo, Florentino Luís supriu João Neves, a grande ausência do lado do Benfica. O médio luso esteve no banco de suplentes, devido a problemas físicos. Florentino esteve praticamente lado a lado com Orkun Kokçu no meio-campo. David Neres, regressado de lesão, bem como as contratações Marcos Leonardo e Álvaro Carreras estiveram no banco de suplentes. O brasileiro ainda teve alguns minutos, na segunda parte.
Do lado do Boavista, Ricardo Paiva fez alinhar a equipa praticamente na máxima força, sendo que estava limitado pelas ausências de Chidozie e Bruno, chamados pela Nigéria à CAN. Pedro Malheiro, lateral associado recentemente ao Benfica, falhou o jogo por problemas físicos.
Durante a primeira metade do encontro, o Benfica dispôs de uma série de chances de golo. O Boavista fez apenas um remate, não enquadrado com a baliza. João Gonçalves, guardião do Boavista fez quatro defesas, Di María desferiu quatro remates e esteve ativo na procura do golo.
A primeira oportunidade foi para Rafa Silva, aos sete minutos de jogo. Corria o minuto 12 quando o Benfica dispôs de uma chance soberana para inaugurar o marcador diante do Boavista. Após cruzamento de Morato, da esquerda, João Mário, Rafa e Arthur falharam a emenda à boca da baliza.
Depois, uma série de remates de fora da área, com Orkun Kokçu, aos 19', e Angel Di Maria, pouco depois, com outro remate longínquo, para defesas de Joao Gonçalves. O Boavista ficou confinado ao seu meio-campo, oferecendo a posse da bola e aguentando o resultado até ao intervalo.
Fazer o que ainda não tinha sido feito... em um minuto
A segunda parte começou com um golo anulado ao Benfica. Lance divisivo, de interpretação. Ángel Di María aproveitou o ressalto de um primeiro remate de Rafa Silva, à entrada da área, logo no primeiro minuto da segunda parte. Foi mais rápido do que toda a gente. No entanto, o VAR encontrou uma mão de João Mário na jogada e avisou o árbitro Gustavo Correia. O golo acabou anulado.
Pouco tempo depois, Trubin a segurar o empate com uma grande defesa a remate de Robert Bozenik, na primeira grande oportunidade dos visitantes. Só que Di María estava inconformado e acabou por marcar outro tento, desta vez válido. O argentino pegou na bola desde a direita, cruzou com bastante efeito e a bola acabou por entrar dentro da baliza. Ninguém tocou no esférico.
Já nos descontos, com João Neves, Tomás Araújo e Marcos Leonardo, em campo, o avançado brasileiro que tinha marcado na estreia voltou a balançar as redes. Mais uma vez, Ángel Di María esteve na jogada, assistindo para que o brasileiro fizesse o segundo de águia ao peito. Pouco depois, apito final e mais três pontos para o Benfica, que mantém-se a um ponto do líder Sporting.
Momento do jogo: O golo validado de Ángel Di María, perto dos sessenta minutos, deu alguma tranquilidade ao Benfica e aos seus adeptos. O jogo parecia perigoso para os homens de Roger Schmidt, mas o argentino teve uma maturidade essencial para o triunfo.
+ 🅰 = 𝙈𝙖𝙣 𝙊𝙛 𝙏𝙝𝙚 𝙈𝙖𝙩𝙘𝙝! #SLBBFC #LigaPortugal • @adidas pic.twitter.com/Nr1uaBbyqM
— SL Benfica (@SLBenfica) January 19, 2024
Onzes
Benfica: Trubin, Aursnes, António Silva, Otamendi, Morato, Florentino, Kokcu, Di Maria, João Mário, Rafa e Arthur.
Boavista: João Gonçalves; Luís Santos, Sasso, Rodrigo Abascal e Salvador Agra; Seba Pérez e Makouta; Bruno Lourenço, Reisinho e Tiago Morais; Bozeník.
Antevisão
O Benfica joga com o Boavista ao final da tarde desta sexta-feira, com a reedição da primeira volta do campeonato. Os boavisteiros visitam a casa do Benfica com uma forma completamente diferente do primeiro embate entre ambos - os axedrezados só ganharam uma vez nos últimos dez jogos, exatamente na última jornada.
O Benfica, por sua vez, está na melhor fase da temporada, com sete vitórias seguidas e 12 jogos sem perder. A equipa de Roger Schmidt chega a esta partida, no entanto, com a ressalva de que a última vez que ambas as equipas se defrontaram... acabaram por perder.
Em agosto, na primeira jornada do campeonato, os axedrezados ganharam por 3-2, com Robert Bozenik a ser a figura de destaque. Como ficará o resultado desta segunda volta? Acompanhe o jogo, em direto, com o Desporto ao Minuto.
Leia Também: Gonçalo Guedes em Espanha para finalizar o 'adeus' ao Benfica
Leia Também: Pirotecnia e atraso ao intervalo na Luz valem multa ao Benfica