O FC Porto deu, ao início da noite deste sábado, continuidade à sequência de boas exibições já apresentadas diante de Estoril e Sporting de Braga, e alcançou o terceiro triunfo consecutivo, ao receber e bater o Moreirense, por categóricos 5-0.
Os dragões mantêm-se, desta maneira, na perseguição direta aos mais diretos rivais na luta pelo título, e poderá preparar o jogo da próxima jornada, na ‘casa’ do Farense, com mais tempo, uma vez que não estará na final four da Taça da Liga, a meio da semana.
Nas ‘asas’ de Francisco Conceição
Sem margem para errar, após as vitórias conquistadas por Sporting e Benfica sobre Vizela e Boavista, respetivamente, o FC Porto deparou-se pela frente com um Moreirense bem organizado, com as devidas cautelas, a procurar explorar as transições rápidas para o ataque. No entanto, não podia desejar um início melhor.
Francisco Conceição até nem entrou no jogo da melhor maneira, tendo desperdiçado uma oportunidade soberana, isolado perante Kewin Silva. Ainda assim, não se deixou abalar, e, logo ao oitavo minuto, desferiu um cruzamento largo a partir da ala direita do ataque azul e branco, que Wendell desviou, de primeira, para o fundo das redes.
Em desvantagem no marcador, a equipa dos cónegos esboçou uma ‘tímida’ reação, apoiando-se, sobretudo, na velocidade de Kobamelo Kodisang e na criatividade de Alanzinho, no entanto, tirando um outro remate à entrada da grande área, não conseguiu causar grandes ‘calafrios’ a Diogo Costa.
Os azuis e brancos, por seu lado, foram bem mais incisivos. Aos 30 minutos, Francisco Conceição fletiu da direita para o centro e atirou a centímetros do poste. Aos 40, o avançado emprestado pelo Ajax voltou a surgir em posição perigosa, mas, desta feita, atirou para as mãos do guarda-redes adversário.
Segunda parte trouxe o ‘descalabro’
O Moreirense entrou bem mais ousado para a segunda parte, subindo linhas e pressionando em terrenos mais adiantados. Aliás, instantes após regressar ao intervalo, ficou mesmo perto de repor a igualdade, por intermédio de Kobamelo Kodisang, que rematou cruzado, a rasar o ferro da baliza do FC Porto.
Um lance que teve o condão de ‘despertar’ os dragões, que, aos 61 minutos, marcaram o golo da tranquilidade. Alan Varela recebeu a bola na ala esquerda do ataque e, com um cruzamento ‘teleguiado’, colocou-a na cabeça de Evanilson, que, com um ligeiro toque, atirou para o 16.º golo da temporada.
A vantagem já dava alguma tranquilidade, mas a equipa da casa recusou ‘tirar o pé do acelerador’. Aos 69 minutos, Wenderson Galeno, com um remate cruzado à entrada da grande área, fez o terceiro da noite. Aos 72, Wendell bisou, e, até final, ainda houve tempo para Alan Varela se estrear a marcar de dragão ao peito.
Feitas as contas, com este triunfo, o FC Porto passa a somar 41 pontos ao cabo de 18 jornadas, o que o deixa na terceira posição da I Liga, a cinco pontos do líder, o Sporting, e a quatro do segundo classificado, o Benfica. Além disso, repõe a vantagem de cinco pontos sobre o quarto, o Sporting de Braga.
O Moreirense, por seu lado, permanece com 29 pontos, o que significa que, pese embora mantenha o sexto lugar, corre o risco de ver o Vitória SC, que se encontra imediatamente à frente, aumentar o ‘fosso’ para os sete pontos, caso venha a conquistar um triunfo na receção ao Estrela da Amadora.
Momento do jogo: Sabia-se que o FC Porto não iria ter um jogo fácil, perante a equipa-sensação da edição 2023/24 da I Liga. Ainda assim, o golo ‘madrugador’ de Wendell, logo ao oitavo minuto, deu aos homens de Sérgio Conceição a tranquilidade necessária para partir para uma vitória tranquila.
Onzes
FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, Pepe, Wendell; Stephen Eustáquio, Alan Varela, Galeno, Pepê; Francisco Conceição e Evanilson.
Moreirense: Kewin Silva; Dinis Pinto, Maracás, Marcelo, Pedro Amador; Rúben Ismael, Gonçalo Franco, Kobamelo Kodisang, João Camacho; Pedro Aparício e Alanzinho.
Antevisão
É um FC Porto proibido de voltar a marcar passo aquele que, este sábado, recebe o Moreirense, na sequência das vitórias conquistadas sobre Sporting e Benfica sobre Vizela e Boavista, respetivamente, no arranque da segunda volta do campeonato nacional.
Os dragões moram, neste momento, na terceira posição da I Liga, com 38 pontos conquistados, menos oito do que os leões, que continuam a liderar isolados, menos um do que os encarnados, que são segundos, e apenas mais dois do que o Sporting de Braga, que é quarto.
O Moreirense, por seu lado, vai alimentando a esperança de ainda conseguir alcançar a 'zona europeia' da tabela, dado que chega à 18.ª jornada na sexta posição, a quatro pontos do Vitória SC, que ainda vai receber o Estrela da Amadora.
O FC Porto-Moreirense terá lugar no estádio do Dragão, irá contar com a arbitragem de Luís Godinho, juiz da Associação de Futebol de Évora, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: FC Porto-Portimonense: Dragão arranca 'missão segunda volta'