Powered by Betano
Southampton FC
Southampton
24
novembro
14H00
Liverpool FC
Liverpool
1
10.50
X
5.70
2
1.24
Ipswich Town FC
Ipswich Town
Hoje
16H30
Manchester United FC
Man United
1
5.00
X
4.00
2
1.57
Newcastle United FC
Newcastle United
Amanhã
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.50
2
6.40
AC Sparta Praga
Sparta Praga
26
novembro
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.00
X
3.90
2
1.60

As notas do FC Porto-Rio Ave: Polícia foi a jogo em duelo de centímetros

Azuis e brancos bem tentaram quebrar o nulo na receção ao conjunto vilacondense, mas os golos nada quiseram com a equipa orientada por Sérgio Conceição.

Notícia

© Rodrigo Antunes/Reuters

Rodrigo Querido
04/02/2024 07:53 ‧ 04/02/2024 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

É caso para dizer que o FC Porto não venceu no Estádio do Dragão por uma questão de centímetros. Na receção de sábado ao Rio Ave, os azuis e brancos não saíram do nulo com o conjunto vilacondense e muito por culpa da boa prestação defensiva do adversário.

Numa 20.ª jornada da I Liga marcada pela falta de policiamento em Famalicão, e que também quase colocou em risco este encontro no Dragão, foi a grande segurança da equipa de Vila do Conde que impediu que o FC Porto saísse com os três pontos.

A criatividade da equipa de Sérgio Conceição esteve lá logo desde o primeiro minuto do encontro. À semelhança de partidas anteriores, o conjunto da Invicta entrou a pressionar alto e a provocar o erro do adversário. Prova disso foi a grande penalidade que foi revertida por António Nobre após um lance entre Evanilson e Miguel Nóbrega.

Os visitantes abdicaram da iniciativa de jogo e foram pacientes para alcançar os seus intentos nesta viagem até ao terreno de um dos candidatos ao título. Num jogo de sentido único, a diferença esteve na linha de fora de jogo. É que o FC Porto até marcou em duas ocasiões, mas a festa portista foi travada por centímetros.

Os vice-campeões nacionais abriram o marcador em cima do décimo minuto de jogo, mas festejaram por pouco tempo. Numa grande jogada coletiva, Francisco Conceição cruzou para o cabeceamento de Nico González, travado por Jhonatan. Na recarga, Galeno atirou para o fundo das redes, mas o golo acabaria anulado por quatro centímetros.

Minutos volvidos, o vídeoárbitro voltou a ação no Dragão, desta feita para travar a euforia de Evanilson, a viver um excelente momento de forma. À passagem do minuto 40, o astro brasileiro colocou a bola no fundo das redes de Jhonatan, mas o lance acabaria invalidado por culpa do avançado canarinho estar 14 minutos fora de jogo.

Para o que restava do encontro, o Rio Ave ergueu uma autêntica muralha defensiva. O FC Porto reentrou no duelo muito nervoso e até algo impaciente. Os remates sucederam-se, mas sem grande critério na hora de finalizar. Jhonatan também se exibiu a bom nível nas redes do Rio Ave e segurou o nulo no Dragão.

Mas vamos às notas desta partida:

Figura

Se o Rio Ave saí com um ponto da visita ao FC Porto muito deve agradecer ao guarda-redes Jhonatan. Acabou por ser o bastião daquela que foi a estratégia delineada pelo conjunto de Vila do Conde para esta partida. Os vilacondenses abdicaram da iniciativa de jogo e apostaram na segurança defensiva para arrancar o empate no Dragão.

Surpresa

Francisco Conceição foi o agitador de serviço do ataque do FC Porto. O Rio Ave fez de tudo para travar o criativo portista, mas teve enormes dificuldades. Instalou, por vezes, o caos na defesa contrária. Usou da criatividade para tentar quebrar o muro vilacondense, mas não foi eficaz nesse capítulo.

Desilusão

Fábio Ronaldo foi o jogador menos no Rio Ave. Mostrou muitas dificuldades no capítulo defensivo, apesar de estar a jogar numa posição que nem era a sua. Foi alvo fácil para os homens do ataque do FC Porto.

Treinadores

Sérgio Conceição

Tivessem existido golos e estaríamos aqui a dizer que o FC Porto tinha goleado o Rio Ave. Foram 16 ocasiões de golo, 23 pontapés de canto e uma posse de bola acima dos 70 por cento. Os homens de Sérgio Conceição fizeram de tudo para conquistar os três pontos, mas sem conseguir o seu intento. O adversário foi anulado de forma clara e fortemente dominado pelo FC Porto.

Luís Freire

É discutível se a opção de abdicar da iniciativa de jogo foi a certa para este encontro, mas o resultado final diz que, pelo menos, o Rio Ave acertou em parte nesta aposta. No entanto, e em outros jogos contra equipas mais fortes, o conjunto de Vila do Conde mostrou outros argumentos que não apresentou no Dragão. Sai desta partida sem remates à baliza do FC Porto e apenas três tentativas para fora. É preciso mais e melhor se quiserem sair da zona baixa da tabela classificativa.

Arbitragem

António Nobre esteve bem na análise naqueles que foram os três grande casos da partida: os dois golos anulados e a grande penalidade revertida. Ainda assim, o critério disciplinar foi pouco unânime de parte a parte. O uso frequente do apito levou a que o tempo útil de jogo fosse menor do que certamente os dois treinadores desejavam. Esteve bem na expulsão de Boateng. Não teve impacto no resultado final, mas exige-se mais a um árbitro experiente.

Leia Também: FC Porto 'pisou' linha do fora de jogo. Sporting e Benfica podem escapar

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Filha de Pinto da Costa agradece "centenas de mensagens e chamadas"

Pinto da Costa

Filha de Pinto da Costa agradece "centenas de mensagens e chamadas"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Fórmula 1

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas