O encontro inaugural dos quartos-de-final da Taça de Portugal, entre Santa Clara e FC Porto, foi interrompido e dado como adiado ao fim de apenas 27 minutos, devido às consequências que o mau tempo que se faz sentir em Ponta Delgada teve ao nível do relvado do Estádio de São Miguel.
Desde bem cedo, ficou evidente que seria pouco provável que o encontro prosseguisse até final, dado que, em inúmeras situações, a saturação de água no ‘tapete’ insular impossibilitou que o mesmo decorresse com normalidade, de tal maneira que, aos 20 minutos, o banco azul e branco deixou clara a sua insatisfação.
Apenas sete minutos depois, o árbitro, Gustavo Correia, da Associação de Futebol do Porto, pegou na bola e testou algumas zonas do terreno, e acabou por concluir que não havia condições para que a partida se realizasse como era suposto, pelo que as três equipas regressaram aos balneários.
Na altura da interrupção, o marcador registava um empate sem golos. Vinícius Lopes chegou a marcar, aos 19 minutos, mas o lance foi invalidado, por posição irregular. Na resposta, Evanilson, assistido por Francisco Conceição, atirou a centímetros do poste. Daí em diante deixou de haver condições para jogar.
Os grupos Central e Oriental dos Açores, recorde-se, encontram-se sob aviso amarelo por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido às previsões de "precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada". As previsões apontam para uma melhoria, na quinta-feira.
Resta, agora, que Santa Clara e FC Porto cheguem a acordo quanto à data para a retoma do duelo dos quartos-de-final da Taça de Portugal. Caso esse entendimento não seja possível, os regulamentos obrigam a que o mesmo seja reatado já na quinta-feira, à mesma hora.
Onzes
Santa Clara: Marcos Díaz; Lucas Soares, Sidney Lima, Luís Rocha, Pedro Pacheco, Paulo Henrique; Klismahn, Pedro Ferreira; Bruno Almeida, Vinícius e Rafael Martins.
FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Fábio Cardoso, Wendell; Nico González, Alan Varela, Pepê; Francisco Conceição, Galeno e Evanilson.
Antevisão
A espera chegou ao fim. É já esta quarta-feira, ao início da tarde, que o Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, no arquipélago dos Açores, vai ser palco do encontro de abertura dos quartos-de-final da Taça de Portugal, que colocará, frente a frente, Santa Clara e FC Porto.
Duas equipas que já não medem forças há quase um ano, antes de os insulares terem sido relegados ao segundo escalão do futebol português. Na altura, os azuis e brancos saíram vencedores, no Dragão, por 2-1, graças aos golos de Matheus Uribe e Danny Namaso.
O vencedor deste embate já sabe, de resto, que terá pela frente, na próxima fase da prova-rainha do futebol nacional, o vencedor da partida entre o Vitória SC e o Gil Vicente, que se realiza já na quinta-feira, em Guimarães.
O Santa Clara-FC Porto irá contar com a arbitragem de Gustavo Correia, juiz da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 16h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Santa Clara-FC Porto: Conceição em alerta para evitar nova queda em Taças