O Sporting recebeu e esmagou, na tarde deste domingo, o Sp. Braga (5-0), em jogo da 21.ª jornada da I Liga. Os leões conseguiram, assim, vingar-se da eliminação na meia-final da Taça da Liga, há menos de um mês, ao mesmo tempo que voltaram à liderança do campeonato (ainda que o Benfica a possa recuperar, porque terá um jogo a mais disputado).
A vitória folgada dos leões cedo começou a ser construída e apenas na segunda parte os minhotos conseguiram incomodar verdadeiramente Adán, mas sem efeitos práticos. Os leões somaram, assim, o 11.º triunfo caseiro nesta edição da I Liga, confirmando que só sabem ganhar em Alvalade.
De resto, o Sporting não perde em Alvalade para o campeonato há um ano, uma vez que o último desaire remonta a 12 de fevereiro de 2023 contra o FC Porto.
7.ª vitória consecutiva do Sporting na Liga 🇵🇹: melhor registo da época pic.twitter.com/O5sdjFAKS8
— Playmaker (@playmaker_PT) February 11, 2024
Filme do jogo
O Sporting entrou a todo o vapor na partida frente aos minhotos e não precisou de muito tempo para desfazer o nulo. Aos nove minutos, e após asneira de Victor Gómez, surgiu o primeiro golo da tarde e com direito a lei.. do ex. Francisco Trincão, que fora formado pelo Sp. Braga, apanhou a bola em zona privilegiada e atirou a contar, assinando um belo que, porém, não festejou por respeito ao antigo clube.
O Sp. Braga acusou o golo sofrido e pouco depois viria a sofrer novo revés (18'). Eduardo Quaresma arrancou a partir da defesa, galgou vários metros com a bola, soltou a mesma para Trincão, que desmarcou Pote. O camisola 8 dos leões caiu na grande área, sem falta, e Quaresma, que não deixou de acompanhar o lance, surgiu na hora certa para tirar dois adversários da frente e bater Matheus Magalhães, estreando-se a marcar pela equipa principal do Sporting e dilatar a vantagem frente aos minhotos.
Os leões de Amorim ficaram 'donos e senhores' da partida a partir desse momento e chegaram ao intervalo em vantagem e com o controlo total das operações. O Sp. Braga, por seu turno, não conseguia causar perigo e parecia ter perdido o foco na viagem do Minho para Lisboa.
A segunda parte manteve a toda da primeira, mas com o Sporting a ser menos enérgico nas transições ofensivas. Com a vantagem de dois golos, a formação leonina foi convidando o adversário a subir no terreno para explorar a velocidade de Gyokeres na costas da defesa.
O primeiro sinal de perigo do Sp. Braga em Alvalade apenas aconteceu aos 62 minutos, depois de uma hora de jogo, na sequência de um canto a partir da esquerda. Álvaro Djaló apareceu de cabeça e arrancou uma defesa de recurso a Adán.
A falta do terceiro golo pareceu abalar, na reta final do encontro, o Sporting, que foi dando sinais de insegurança na defesa, nomeadamente através de Adán.
Aos 69 minutos, Djaló provocou novo susto em Alvalade, depois de surgir isolado na cara do guarda-redes espanhol.
O Sporting respondeu de pronto e logo em dose dupla. Francisco Trincão cruzou, aos 71 minutos, para um pequeno toque letal de Vikor Gyokeres. Dois minutos depois foi Daniel Bragança (73') quem apareceu na cara de Matheus Magalhães para marcar, dar contornos de goleada ao marcador e deixar Alvalade ao rubro.
O Sp. Braga foi ao tapete após este duplo duro golpe e ainda permitiu um quinto golo, que confirmou a noite de desastre fora de casa. Nuno Santos (85') apareceu no coração da grande área para fechar o marcador com chave de ouro: uma trivela.
O Sporting até ficou à beira do sexto golo, mas o marcador ficou mesmo fechado com a meia dezena de golos e os leões festejaram mais um triunfo, voltando à liderança da I Liga, uma semana depois de não ter entrado em campo, devido à falta de policiamento em Famalicão.
Feitas as contas, o Sporting soma 52 pontos, mais um do que o Benfica, que daqui a meia hora entra em campo no reduto do Vitória SC, em Guimarães. Ainda assim, mesmo que as águias voltem a assumir a liderança, esta será provisória, uma vez que os leões continuam com um jogo a menos.
O Sp. Braga, por seu turno, prossegue com os mesmos 40 pontos e pode ver o quarto lugar ameaçado, precisamente pelos... vitorianos. Caso para dizer que leões e minhotos vão estar de olhos postos no D. Afonso Henriques.
Momento do jogo: O segundo golo da tarde, apontado por Quaresma, deixou a vitória encaminhada para o Sporting.
Equipas iniciais
Os Leões titulares no jogo de hoje! #SCPSCB pic.twitter.com/WYwRkC6834
— Sporting CP (@SportingCP) February 11, 2024
| 11 INICIAL - LINE UP
— SC Braga (@SCBragaOficial) February 11, 2024
Já há XI em Alvalade! 🦁️#LigaPortugalBetclic | #SCPSCB pic.twitter.com/kl6wnVSpWy
Antevisão
O Sporting recebe, na tarde deste domingo, o Sp. Braga naquele que é o 'jogo cartaz' desta 21.ª jornada da I Liga.
Os leões encontram-se numa fase positiva no campeonato, com seis triunfos consecutivos, e procuram 'vingar-se' da formação minhota, que recentemente os afastou nas meias-finais da Taça da Liga.
No jogo da primeira volta, refira-se, registou-se um empate em Braga, mas em Alvalade, no que esta temporada diz respeito, o Sporting só sabe ganhar.
O pontapé de saída da partida entre Sporting e Sp. Braga está agendado para as 18h00 com António Nobre a ser o árbitro nomeado em Desporto ao Minuto.
Leia Também: Eis o 'onze' que Rúben Amorim deve alinhar contra o Sp. Braga
Leia Também: Ricardo Horta mais 10. Eis o possível 'onze' de Artur Jorge em Alvalade