O Sporting deu, ao final da tarde desta quinta-feira, um passo potencialmente decisivo na corrida por um lugar nos oitavos-de-final da Liga Europa, graças ao triunfo conquistado no relvado sintético do Stade de Suisse, em Berna, que tanto deu que falar nos últimos dias, perante o Young Boys, por 1-3.
Os remates certeiros de Viktor Gyokeres (quem mais?) e Gonçalo Inácio, juntamente com uma infelicidade de Aurèle Amenda, valeram ao conjunto verde e branco uma vitória que não merece qualquer tipo de contestação, na visita a uma equipa que, recorde-se, ‘caiu’ da fase de grupos da Liga dos Campeões.
‘Amend(o)a amarga’ abriu o apetite
Rúben Amorim avisou, na véspera, que este Young Boys não seria ‘presa’ fácil, dada a intensidade e a pressão que procura colocar no jogo, e os jogadores do Sporting entraram em campo empenhados em desmontar esta ‘armadilha’ o mais rapidamente possível, com um início de jogo ‘a todo o gás’.
Logo aos 26 segundos, Pedro Gonçalves lançou Viktor Gyokeres, mas David von Ballmoos saiu-lhe aos pés para evitar o pior. Os suíços responderam de imediato, primeiro, por intermédio de Lukasz Lakomy, e, depois, por Aurèle Amenda, mas, em ambas as ocasiões, Antonio Adán disse ‘presente’ e manteve o nulo.
Foi então que, aos 32 minutos, surgiu, finalmente, o primeiro golo da tarde. Marcus Edwards cruzou a bola para o coração da grande área, onde apareceu… Aurèle Amenda, a desviá-la para o fundo da própria baliza. Apenas sete minutos depois, nova ‘explosão’ de alegria, e novamente para o mesmo lado.
David von Ballmoos derrubou Marcus Edwards na grande área, e Benoît Bastien não hesitou em apontar para a marca dos onze metros, de onde Viktor Gyokeres (que ia já com um total de três oportunidades desperdiçadas) aproveitou para fazer o gosto ao pé, dando aos verde e brancos uma tranquilidade de pouca dura.
Isto porque, aos 42 minutos, Filip Ugrinic ‘disparou’ para o 1-2, na sequência de um lance de insistência, que o deixou mal tratado, pelo que teve mesmo de ser substituído. Ao cair do pano da primeira parte, Cedric Itten marcou e repôs a igualdade, mas o lance foi imediatamente anulado, uma vez que estava em posição irregular.
Gonçalo Inácio fechou as contas
Tal como tinha acontecido no primeiro tempo, no segundo, o Sporting voltou a entrar ‘ligado ao corrente’, e, meros três minutos após o regresso dos balneários, voltou a fazer das suas, desta feita, pela cabeça de Gonçalo Inácio, na sequência de um pontapé-livre cobrado por Pedro Gonçalves.
Aos 56 minutos, o mesmo Pedro Gonçalves esteve perto de fazer o gosto ao pé, mas viu David von Ballmoos negar-lhe o que parecia um golo feito, a ‘meias’ com o poste. Raphael Wicky mexeu, lançando Silvere Ganvoula, Joel Monteiro e Meschack Elia de uma enfiada, e os suíços ganharam outras ‘armas’ para agitar o jogo.
Os homens da casa ainda chegaram a voltar a ‘assustar’, quando, aos 87 minutos, Darian Males colocou a bola no fundo das redes à guarda de Antonio Adán, mas não valeu. Aos 89, Mohamed Camara viu o segundo cartão amarelo e o respetivo vermelho, ‘matando’ o jogo, de uma vez por todas.
O Sporting colocou-se, desta maneira, em posição privilegiada para carimbar o passaporte para os oitavos-de-final da Liga Europa. Uma tarefa que vai procurar completar, na próxima quinta-feira, a partir das 20h00 (hora de Portugal Continental), desta feita, em ‘casa’, no estádio de Alvalade.
Momento do jogo: A reta final da primeira parte do Young Boys deixou a perceber que, mesmo com uma vantagem de um golo, o resultado estava longe de estar seguro. Motivo pelo qual o cabeceamento certeiro de Gonçalo Inácio, logo aos 48 minutos, adquiriu uma reforçada importância para o Sporting.
Onzes
Young Boys: David von Ballmoos; Lewin Blum, Ali Camara, Aurèle Amenda, Jaouen Hadjam; Sandro Lauper, Lukasz Lakomy, Filip Ugrinic; Joel Mvuka, Ebrima Colley e Cedric Itten.
Sporting: Antonio Adán; Ricardo Esgaio, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Matheus Reis, Nuno Santos; Morten Hjulmand, Daniel Bragança; Marcus Edwards, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres.
Antevisão
O Sporting vai dar, ao final da tarde desta quinta-feira, o 'tiro de partida' para o início da 'caça' por um lugar nos oitavos de final da Liga Europa, no Stade de Suisse, em Berna, recinto que será palco do encontro da primeira mão dos playoffs, no qual terá pela frente o Young Boys.
Depois de se terem ficado pelo segundo lugar do Grupo D, atrás da Atalanta (e à frente de Sturm Graz e RKS Raków), os leões terão de lutar para estar na próxima fase da segunda maios competição continental de clubes.
Um 'combate' que, de resto, será totalmente diferente daqueles que a equipa de Rúben Amorim já teve, esta temporada, especialmente, devido ao facto de ter lugar num relvado sintético, que obrigará a outro tipo de resposta.
O Young Boys-Sporting vai ser ajuizado pelo árbitro francês Benoît Bastien, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 17h45 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Young Boys-Sporting: Garras do leão colocadas à prova... no sintético