A Federação Croata de Futebol anunciou, no decorrer desta quinta-feira, que Robert Jarni deixou de ser selecionador dos sub-17 croatas e tudo por culpa do... Real Betis.
A formação espanhola vai medir frente ao Dínamo Zagreb na eliminatória da Liga Conferência Europa. Jarni representou a equipa de Sevilha enquanto futebolista e deixou elogios aos hispânicos. Palavras que terminaram com o despedimento.
"O Betis é o meu clube. Passei três anos maravilhosos lá, mas não joguei no Dínamo. Não sei quem poderia culpar-me por isso. Ao mesmo tempo, sou adepto do Hadjuk (eterno rival do Dínamo)", frisou Robert Jarni, em declarações ao jornal Večernji list.
A entrevista chegou aos ouvidos da Federação Croata de Futebol, que decidiu avançar com o despedimento do selecionador sub-17.
"Por decisão unânime do Comité Executivo da Federação Croata de Futebol, Robert Jarni foi dispensado das suas funções como selecionador nacional sub-17 da Croácia, após declarações inadequadas nos meios de comunicação social. O conselho executivo do HNS apoia o direito de todos os indivíduos, incluindo todos os jogadores de futebol - incluindo os jogadores da seleção nacional - de apoiar qualquer clube que queiram, mesmo contra clubes croatas na Europa, embora tal pensamento não seja considerado desejável", pode ler-se no comunicado do organismo.
"No entanto, a HNS tem uma posição muito clara de que se aplicam padrões mais elevados a todos os selecionadores croatas e que é inadequado, indesejável e inadmissível que uma pessoa à frente de uma seleção croata apoie abertamente contra qualquer clube croata numa competição europeia. Promover a unidade no seio da família do futebol croata é uma condição sem a qual nenhuma seleção croata pode ser gerida com sucesso", prosseguem.
"Os selecionadores das seleções croatas têm a tarefa clara de promover a união, a cooperação, o respeito e a confiança mútua entre todos os clubes croatas, pelo que a HNS considera este tipo de decisão a única correta para proteger a unidade da família do futebol croata", termina a nota.
Jednoglasnom odlukom Izvršnog odbora Hrvatskog nogometnog saveza, Robert Jarni razriješen je dužnosti izbornika hrvatske U-17 reprezentacije nakon neprimjerenih izjava u medijima.
— HNS (@HNS_CFF) February 15, 2024
Izvršni odbor HNS-a podržava pravo svakog pojedinca, pa tako i svakog nogometaša - uključujući… pic.twitter.com/kUVlrEvVp0
Leia Também: Depois da sogra, António Oliveira usa 'trunfo' do pai: "Ser treinador..."