Nas 12 vezes que arrancaram com desaires por mais de um golo, os bracarenses 'caíram' sempre, sendo que, desta vez, a derrota foi, ainda por cima, em casa, na 'pedreira', onde, na última quinta-feira, o Qarabag se impôs por inusitados 4-2.
Desta forma, o 'onze' de Artur Jorge precisa de fazer algo inédito no clube, sendo que, após derrotas em casa por mais do que um golo, o que aconteceu cinco vezes, o Sporting de Braga só por uma vez não perdeu também o embate da segunda mão.
Em 2011/12, igualmente no acesso aos 'oitavos' da Liga Europa, então os 16 avos, os 'arsenalistas' começaram com um desaire por 2-0 na receção ao Besiktas e, depois, em Istambul, lograram vencer, mas apenas por 1-0, com um tento do brasileiro Lima.
Nas outras duas vezes que cedeu por dois golos no seu recinto a abrir uma eliminatória, ambas por 0-2, o Sporting de Braga perdeu por 1-0 face aos ingleses do West Bromwich (1978/79) e por 3-1 com os italianos da Roma (2020/21).
Em reduto alheio, e independentemente do enquadramento, também não abundam as vitórias fora por mais de um golo: são 10, nove por dois golos, o que agora conduziria a eliminatória para prolongamento, e apenas uma por três, já na presente temporada.
Na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Braga venceu em casa o Backa Topola por 3-0 e, na segunda mão, na Sérvia, ganhou por 4-1, em 15 de agosto de 2023, com golos de Pizzi, Bruma, Álvaro Djaló e Al Musrati, todos nos primeiros 20 minutos.
Este é o único resultado, entre os 89 jogos fora dos 'arsenalistas' nas provas do 'velho continente', que valeria na quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa nos 90 minutos.
O Sporting de Braga procura uma sexta presença nos oitavos de final da segunda prova da hierarquia da UEFA, na 25.ª presença nas taças europeias. Em 2006/07 e 2007/08, ainda na Taça UEFA, e em 2010/11, 2015/16 e 2021/22, na Liga Europa, os 'arsenalistas' atingiram o top 16.
O jogo entre o Qarabag e o Sporting de Braga, da segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa em futebol, realiza-se na quinta-feira, pelas 17:45 (em Lisboa), no Tofiq Bahramov Republican Stadium, em Baku.
Leia Também: "Não existe nada acima de representar Portugal, nem mesmo o dinheiro"