Galeno vai do desperdício ao estrelato e é herói na vitória com o Arsenal

Azuis e brancos conseguiram anular a formação londrina e esperaram até ao último minuto para marcar o golo da vitória.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
21/02/2024 21:55 ‧ 21/02/2024 por Rodrigo Querido

Desporto

Liga dos Campeões

Foi até ao último suspiro. O FC Porto arrancou, ao cair do pano, uma importante vitória na receção, esta quarta-feira, frente ao Arsenal (1-0), em jogo a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Num encontro sem grandes oportunidades de golo no Estádio do Dragão, o momento que fez explodir o vulcão azul e branco surgiu ao soar do gongo. Galeno inspirou-se e, já depois de ter sido protagonista de uma perdida incrível na primeira parte, anotou o golo que levou à loucura os adeptos portistas.

Filme do jogo:

Em relação à vitória na última jornada da I Liga no Estádio do Dragão contra o Estrela da Amadora, Sérgio Conceição promoveu apenas uma aletração. O brasileiro Wendell entrou para o lugar do lesionado Zaidu. Otávio Ataíde manteve-se na equipa inicial e realizou o seu primeiro jogo na Liga dos Campeões. Dentro deste capítulo, destaque para o facto de Pepe se ter tornado no jogador mais velho de sempre a disputar a fase a eliminar da Liga dos Campeões.

Esperava-se um jogo difícil para a equipa da casa dada a qualidade do adversário, mas o FC Porto conseguiu impor-se diante do Arsenal na primeira parte. Pode até dizer-se que foi um jogo do rato e do rato nos primeiros 45 minutos. Os homens de Sérgio Conceição trouxeram a lição bem estudada e deram a iniciativa de jogo aos londrinos. No entanto, do outro lado estava uma equipa astuta e que conseguiu bloquear todas as tentativas de finalização dos gunners.

O encontro manteve uma toada morna e o FC Porto, com uma defesa mais recuada e à procura de apanhar o adversário desprevenido, foi procurando ferir o Arsenal através de contra-ataques. E foi num destes lances que Galeno falhou de forma inacreditável aquele que seria o primeiro do encontro. Até agora depois do jogo, o brasileiro ainda deve estar a pensar em como falhou o golo de forma cantada em duas ocasiões.

Corria o minuto 21 quando o ex-Sporting de Braga terminou o lance com as mãos na cabeça. Francisco Conceição fez o que melhor sabe e desequilibrou na direita e cruzou para a área. Pepê não conseguiu a emenda e, após um corte de Gabriel, a bola chega a Galeno. Com tudo para marcar, o camisola 13 dos dragões fez o mais difícil e atirou ao poste. Na recarga, atirou para fora.

Na resposta a esta grande ocasião, o Arsenal também esteve perto de marcar ao minuto 34. Bukayo Saka encarou Wendell e cruzou na direção da área, mas o corte do brasileiro raspou na trave da baliza de Diogo Costa. Na sequência do lance, e depois de um pontapé de canto, Saliba ganhou a bola a Wendell e cabeceou a rasar o poste.

Depois de uma primeira parte equilibrada, a mesma toada repetiu-se no arranque do segundo tempo. O Arsenal manteve maior percentagem de posse de bola e o FC Porto voltou a procurar o erro adversário para tentar marcar um golo. Mas coube aos londrinos a primeira grande oportunidade da segunda parte.

Aos 56 minutos, Trossard esteve a segundos de marcar. Declan Rice tirou um cruzamento largo e o belga apareceu sozinho a rematar de primeira, mas a bola saiu ligeiramente por cima. A resposta do FC Porto veio através dos pés de Evanilson aos 67 minutos. Depois de uma enorme arrancada de Pepê pela direita, o brasileiro cruza para o remate do compatriota, que é desviado e saiu por cima.

O encontro mantinha-se amarrado e Sérgio Conceição procurou dar alguma criatividade à zona ofensiva com as entradas em campo de Toni Martínez, Iván Jaime e Gonçalo Borges. À entrada para o minuto 90, o FC Porto teve um livre perigoso à entrada da área, mas dele não saiu qualquer perigo para a baliza defendida por David Raya. Do outro lado, Ben White cabeceou por cima da baliza adversária.

Mas o momento que fez estremecer o Estádio do Dragão aconteceu já na reta final do tempo de compensação. Quando nada o fazia esperar, Galeno, que tinha ficado ligado àquele grande falhanço na primeira parte, sacou um coelho da cartola e marcou um golaço que entregou uma vitória preciosa à equipa azul e branca.

O FC Porto segue assim com uma vantagem para o encontro da segunda mão desta eliminatória, que acontecerá Emirates Stadium, em Londres, no próximo dia 12 de março.

Momento do jogo: Poucas palavras há para descrever o golo de Galeno. Ao cair do pano, o brasileiro marcou um golaço que deixa o FC Porto em vantagem na eliminatória.

Equipas iniciais

Onze do FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Otávio Ataíde , Wendell, Nico González, Alan Varela, Francisco Conceição, Pepê, Galeno e Evanilson.

Suplentes: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Eustáquio, Grujic, Jorge Sánchez, Iván Jaime, Namaso, André Franco, Romário Baró, Toni Martínez, Gonçalo Borges e Zé Pedro.

Onze do Arsenal: David Raya, Ben White, William Saliba, Gabriel Magalhães, Jakub Kiwior, Martin Odegaard, Declan Rice, Kai Havertz, Bukayo Saka, Gabriel Martinelli, Leandro Trossard.

Suplentes: Ramsdale, Hein, Smith Rowe, Nketiah, Cédric Soares, Jorginho, Fábio Vieira, Reiss Nelson, Elneny, Ethan Nwaneri, James Sweet, Ayden Heaven.

Antevisão

Dia de jogo grande no Estádio do Dragão. FC Porto e Arsenal encontram-se, na noite desta quarta-feira, em jogo a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Champions.

Será um encontro difícil para os azuis e brancos que vão tentar aproveitar o fator casa e ganhar vantagem sobre os 'poderosos' ingleses, que já sabem o que é ser eliminados por uma equipa portuguesa.

Na época passada, os gunners foram eliminados nos oitavos de final da Liga Europa pelo Sporting. Os leões cederam uma igualdade (2-2) em Alvalade, mas, depois, empataram (1-1) no estádio Emirates e qualificaram-se nas grandes penalidades (5-3), contrariando todas as expectativas. Poderá, por isso, servir de inspiração para o conjunto azul e branco.

Para seguir em frente na competição, o FC Porto precisa de pontuar no Dragão, onde, em jogos anteriores contra os gunners, somaram uma empate a zero, em 2006/07, e depois venceram por 2-0, em 2008/09, em ambas as ocasiões na fase de grupos, e, na época 2009/10, ganharam por 2-1, como agora no 'arranque' dos oitavos de final.

Por outro lado, o conjunto comandado pelo basco Mikel Arteta está no segundo lugar do seu campeonato, a apenas dois pontos do líder Liverpool, e já sabe o que é eliminar o FC Porto numa ronda a eliminar da Liga dos Campeões.

Em 2009/10, nos oitavos de final da Liga dos Campeões, a mesma fase em que agora vai medir forças com os canhões de Londres, o FC Porto ganhou em casa, por 2-1, mas, depois, foi goleado em Londres por 5-0, a maior goleada sofrida até essa altura com ingleses.

O FC Porto-Arsenal, que vai ser ajuizado pelo neerlandês Serdar Gözübüyük, tem apito inicial agendado para as 20h00 desta quarta-feira e poderá acompanhá-lo, em direto, na página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Eis o onze provável do FC Porto (com baixas de peso) contra o Arsenal

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Publicação natalícia de Salah faz 'estalar' a polémica: "Hipócrita"

Liverpool

Publicação natalícia de Salah faz 'estalar' a polémica: "Hipócrita"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Este pequeno elétrico vem para a Europa já no próximo ano

Firefly

Este pequeno elétrico vem para a Europa já no próximo ano

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas