Rafa Silva vai sendo uma das principais figuras do Benfica, pese embora tenha o destino praticamente traçado no final da temporada. Em final de contrato, e longe de um entendimento para a renovação, o avançado português vai 'voando' em campo e revelou-se, uma vez mais, decisivo, na goleada imposta ao Portimonense (4-0), no passado domingo, marcando dois golos e assistindo para outro.
Mais do que isso, Rafa chegou aos duplo dígitos no campeonato, em golos e assistências, pela primeira vez na sua carreira. Atualmente, o camisola 27 das águias já leva 12 golos e 11 assistências nas 23 jornadas desta I Liga, não falhado qualquer uma das rondas.
🇵🇹Rafa Silva é o único jogador da 🇵🇹Liga Betclic 23/24 com duplos dígitos em golos e assistências: 12 golos e 11 assistências.
— Playmaker (@playmaker_PT) February 25, 2024
O extremo das águias lidera o top de assistências da prova, tem vantagem de 2 passes para golos em relação a Pedro Gonçalves. pic.twitter.com/tMuQ9ME7lG
O 'Rafa da Premier League'
Comparando com o que se passa lá fora, podemos verificar que apenas há um jogador das principais Ligas (Inglaterra, França, Itália, Espanha e Alemanha) com o mesmo 'andamento' de Rafa Silva.
Trata-se de Ollie Watkins, goleador de serviço dos ingleses do Aston Villa, que contabiliza um total de 14 golos e 10 assistências num total de 26 jogos, todos eles disputados na condição de titular (tal como Rafa).
À beira dos melhores registos
Ainda com vários jogos no horizonte na presente época, Rafa vai ficando cada vez mais perto de 'pulverizar' as melhores marcas pessoais.
Em 2018/19, chegou aos 21 golos em todas as competições, o máximo numa só época, estando, agora, a apenas quatro de igualar esse registo, uma vez que já acumula 17 remates certeiros.
No que às assistências diz respeito, a tarefa também parece bem encaminhada, uma vez que precisa de apenas três passes para golo para chegar às 17 assistências da época 2021/22.
Ainda 'em branco' na Liga Europa
Curiosamente, os golos e assistências de Rafa parecem estar mais destinados aos jogos do campeonato e da Taça de Portugal. Na Taça da Liga e na Supertaça, não marcou qualquer golo, mas assistiu por uma vez em ambas as competições.
Na Liga dos Campeões, não amealhou qualquer assistência, mas marcou por duas ocasiões. Sobra, assim, a Liga Europa, onde foi titular nos dois jogos com o Toulouse, do playoff de acesso aos oitavos de final, mas não conseguiu 'fazer estragos' (leia-se golos e assistências).
Leia Também: Notas do Benfica-Portimonense: Ataque ninja à 'Grande Muralha do Japão'