Sporting contorna 'indigestão' e assiste ao Clássico "descansadinho"

Leia a crónica da vitória do Sporting sobre o Farense.

Notícia

© Mário Vasa / Global Imagens

David Silva
03/03/2024 20:00 ‧ 03/03/2024 por David Silva

Desporto

I Liga

"Queremos é ganhar o nosso jogo, para depois irmos todos jantar descansadinhos a pensar no que puder acontecer", disse Rúben Amorim na antevisão ao Sporting-Farense, deste domingo. A verdade é que os leões cumpriram com o plano, apesar de alguma dificuldade do Farense em 'engolir' a derrota. Os leões venceram por 3-2, apesar do jogo ter estado empatado no segunda parte.

Face às ausências de António Adán e Gonçalo Inácio, o treinador do Sporting teve de fazer algumas alterações no onze inicial. Apresentou Franco Israel na baliza, além de uma defesa composta por Diomandé, Jeremiah St. Juste e Matheus Reis. 

Houve uma primeira parte frenética, com várias oportunidades para os leões, mas também alguns calafrios ocasionais que o Farense causava na defensiva de Alvalade. O Sporting era mais perigoso do lado direito do ataque, com o Farense a não conseguir a articulação entre os setores. O Sporting cortava desde a raiz os esboços de ataque do Farense.

Corria o minuto 11' quando o Sporting adiantou-se no marcador, para gáudio do Estádio de Alvalade. Depois de um cruzamento vindo da direita, a bola foi rechaçada para a entrada da área, onde estava o capitão Daniel Bragança, que atirou uma 'bomba' para o fundo das redes de pé direito. É o seu quinto tento nesta época. 

Muitos golos e bolas nos postes, para gáudio dos adeptos

O Sporting manteve o pé no acelerador, com duas bolas nos ferros em dois minutos. Primeiro foi St. Juste, de cabeça, na sequência de uma bola parada. Pouco depois, um defesa do Farense atirou à barra da própria baliza, num corte arriscado. 

O primeiro remate do Farense chegou por intermédio de Mohamed Belloumi, que teve uma jogada interessante da direita para o meio, rematando do 'meio da rua'. No entanto,Israel agarrou facilmente a bola (mais à frente, a história seria diferente).  

Entretanto, o Sporting ampliou a vantagem, aos 29'. Viktor Gyokeres 'picou o ponto' à passagem da meia-hora de jogo, numa bela jogada de envolvimento pela esquerda do ataque. Pote abriu, cruzou para o meio da área e Gyokeres antecipou-se bem, a desviar para dentro da baliza de Ricardo Velho. 32 golos do 'rei sueco'. 

Ainda os adeptos do Sporting festejavam o golo de Gyokeres, quando o Farense desenhou um dos golos do ano, aos 31 minutos. Depois de várias tabelinhas entre as linhas do Sporting, Mohamed Belloumi atirou forte e colocado para o fundo da baliza, sem hipótese para Franco Israel. Belloumi já tinha marcado ao Sp. Braga. 

Segunda parte começa com 'calafrio' criado por ex-FC Porto

Depois do descanso, os homens de José Mota surgiram com energia renovada. Um, em particular, esteve em evidência - Zé Luís, antigo avançado do FC Porto que chegou a Faro no verão. Zé Luís acertou na barra no início da segunda parte, após passe de Belloumi, e marcou logo de seguida. No primeiro canto do Farense na segunda metade, os algarvios chegaram ao empate com Zé Luís a saltar mais alto do toda a gente, fugindo às marcações.

Para aliviar o 'desespero' de Rúben Amorim, o Sporting viria a partir para a frente de novo, após apenas três minutos. Boa jogada do lado direito, com Trincão a combinar com Esgaio. O lateral cruzou rasteiro e Pote só teve de encostar, no sítio certo. 

O Sporting manteve o controlo do jogo e somou os três pontos, subindo à liderança do campeonato à condição, pois o FC Porto e o Benfica defrontam-se logo a seguir ao apito final, no Estádio do Dragão. O Farense fica no mesmo 11.º lugar, com 26 pontos.

Onzes

Sporting: Israel, Esgaio, St. Juste, Matheus Reis, Diomande, Nuno Santos, Daniel Bragança, Hjulmand, Pote, Edwards e Gyokeres. 

Farense: Ricardo Velho, Caseres, Muscat, Elves Baldé, Talys, Isidoro, Pastor, Falcão, Gonçalo, Belloumi, Zé Luís.

Antevisão

O Sporting recebe o Farense a partir das 18 horas, em jogo a contar para a I Liga portuguesa, neste domingo. É o primeiro dos três grandes a entrar em campo, duas horas e meia antes do FC Porto defrontar o Benfica no Estádio do Dragão, às 20h30. 

O Farense está numa má fase de resultados, sem qualquer vitória nos últimos cinco jogos. Por outro lado, o Sporting não perdeu nesse período. Adán, Gonçalo Inácio e Trincão. 

O Farense está em nono lugar, com menos 30 pontos do que o Sporting, com 26. No jogo da primeira volta, o Sporting venceu os oponentes algarvios por 2-4. Acompanhe este jogo, mais logo, em direto, com o Desporto ao Minuto. 

Leia Também: Benfica bate Sporting em dérbi 'louco' e isola-se na corrida ao título

 

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga dos Campeões

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os portugueses que vão 'a jogo' nas 24 Horas de Daytona

24h Daytona

Os portugueses que vão 'a jogo' nas 24 Horas de Daytona

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas